sábado, 10 de setembro de 2011

Somos o topo da evolução da vida na Terra?



O fato de dominarmos o mundo nos leva a crer que somos os melhores, os mais evoluídos e os mais bem adaptados seres da face da Terra. Esse pensamento é bastante traiçoeiro, porque ele nos leva a crer, equivocadamente, que somos o auge da evolução e que estamos no topo de toda a vida do planeta.

Eis os verdeiros donos da Terra: as bactérias
Primeiramente, é bom que se diga que os verdadeiros senhores deste mundo não são os seres humanos, mas, sim, os seres unicelulares. As bactérias e vírus estão por todos os lados e em todos os lugares: dentro do nosso corpo, no ar, no solo, na água, nos alimentos... Foram as bactérias que primeiro surgiram no planeta e são elas que dão as ordens por aqui. Basta um aglomerado de bactérias hostis atacar o nosso corpo que elas logo se tornam uma praga, se espalhando, contagiando e podendo matar milhões de pessoas. Basta ver o que a gripe espanhola e a peste bubônica fizeram com a nossa espécie há tempos atrás.

Será que ganharíamos uma queda de braço contra uma formiga?

Nós temos uma vantagem com relação aos demais animais da Terra: temos o cérebro mais desenvolvido. Isso - aliado ao nosso polegar opositor e a nossa postura ereta - foi que nos permitiu chegar até onde chegamos. Mas comparando as nossas habilidades com os demais animais da natureza, chegamos a ser patéticos. Não temos a força física de um gorila; não temos os dentes afiados de um leão; não temos a velocidade de um leopardo; não saltamos tão alto quanto uma pulga; não enxergamos tão bem quanto uma águia; não nadamos tão bem quanto um peixe; não escutamos tão bem quanto um cachorro; não temos o olfato poderoso de um tubarão; não temos a camuflagem de um camaleão... Eu poderia citar mais milhares de exemplos que comprovam que nós não somos os seres mais evoluídos, fisicamente falando. Nós somos seres muito bem adaptados ao nosso meio, mas não somos melhores que os outros animais. Quem duraria mais no fundo do oceano: um peixe abissal ou um homem? O peixe abissal, lógico, porque nosso corpo não suportaria a pressão das profundezas do oceano e nem conseguiríamos respirar. Isso só mostra que o nosso maior trunfo é o cérebro.
Arraias e tubarões têm um sentido extra que nós não temos

Outra coisa interessante é que nós temos apenas cinco sentidos. Para nós, parece o suficiente, mas existem outros animais que têm mais sensações ou sentidos diferentes dos nossos. As abelhas, por exemplo, conseguem enxergar a radiação ultravioleta que é refletida pelo pólen das flores. Isso a auxilia na sua coleta. Nós, humanos, não enxergamos naturalmente essa radiação.
Alguns tubarões e arrais têm o sentido elétrico, que é a capacidade de captar minúsculos campos elétricos que emanam dos peixes vivos. Algumas baleias usam o sonar, morcegos usam a ecolocalização e muitas aves têm uma espécie de bússola embutida para se guiarem durante as épocas de imigração.

Isso tudo mostra o quanto nós, seres humanos, somos limitados. Como é que nós podemos nos considerar o auge da evolução da vida, se somos tão débeis a nível sensorial? Não existe espécie mais evoluída, existe espécie mais adaptada ao seu meio. Temos que entender que somos apenas mais uma espécie de animal vivendo na Terra e que devemos compartilhar o mundo de forma democrática com os demais seres vivos.

Fontes:
Espantosos sentidos no mundo animal
Mundo animal: visão diferenciada das abelhas

2 comentários:

  1. Pode até ser que sejamos menos limitados em relação à nossa natureza. Porém, somos a ÚNICA espécie do planeta a conseguir driblar praticamente todas as limitações que nosso corpo físico frágil nos impôs. Nascemos sem asa... porém, nós demos um jeito e conseguimos voar! Nascemos sem bússola... porém, criamos uma! Nascemos sem a camada de gordura protetora que os animais dos polos possuem para sobreviver naquele ambiente, mas isso não nos impediu de poder viver lá do mesmo jeito ao criar roupas específicas para o frio de lá. Não temos visão de raio x, mas isso não nos impediu de criar máquinas que nos permitam enxergar o interior de nosso organismo. Não podemos viver no fundo do oceano como um peixe abissal, mas isso não nos impediu de conseguir chegar lá com submarinos. Enfim, quase tudo que foi mencionado acima, nós conseguimos fazer, só que não naturalmente. E é exatamente isso que nos faz evoluídos em relação a outras espécies. Os outros animais nascem e morrem do jeito que são, com suas vantagens e limitações. Já os humanos, não aceitamos nossas limitações e demos um jeito de superá-las. E é isso que nos torna especiais. ;) Acho um absurdo quem diz que nós não somos a espécie mais evoluída do planeta só porque não temos a presa igual do leão ou porque não enxergamos raios ultra violetas. Quem precisa de força física quando se tem as armas que criamos? Quem precisa enxergar raios ultra violetas se temos dispositivos criados por nós que fazem isso? Sem contar que apesar dos pesares, temos uma coisa que é exclusiva da nossa espécie. Algo que batizamos de ética. Mas enfim, em termos de comparação com a natureza humana e a natureza animal (excluindo nosso cérebro) a matéria foi legal. Realmente tem animais que tem capacidades naturais que superam as nossas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O grande diferencial qualitativo da nossa espécie é o cérebro em conjunto com polegar opositor. Sem isso, seríamos tão inúteis que provavelmente a nossa espécie teria se extinguido ainda no pleistoceno. Mas que somos fracotes e fisicamente limitados, isso nós somos!
      Obrigado por sua participação.

      Excluir