sábado, 22 de outubro de 2011

Telenovelas Brasileiras

Alma Gêmea (2005), de Walcyr Carrasco

Confesso que nunca fui muito fã de novelas, tanto é que a última novela que acompanhei foi Alma Gêmea em 2005/2006, na Globo. E tirando Alma Gêmea, a última novela que me lembro de ter assistido foi o Rei do Gado em 1996/1997. De fato, nesses últimos anos, a TV brasileira esteve infestada de novelas ruins e sempre falando dos mesmos temas.
Para dar mais dinâmica ao assunto, vou listar abaixo as novelas que assisti e gostei, por ordem cronológica. E, no final, vou avaliar as que mais me agradaram de acordo com alguns critérios.

Que Rei sou Eu - Globo -1989


O Salvador da Pátria - Globo - 1989


Rainha da Sucata - Globo - 1990


Tieta do Agreste - Globo - 1989/1990


Pantanal - Manchete - 1990


A História de Ana Raio e Zé Trovão - Manchete - 1990/1991


Vamp - Globo -1991/1992


Pedra Sobre Pedra - Globo - 1992


Renascer - Globo - 1993


Éramos Seis - SBT - 1994


A Viagem - Globo - 1994



A Próxima Vítima - Globo - 1995






O Rei do Gado - Globo - 1996/1997


A mais divertida
Talvez, de todas essas novelas, a que eu tenha curtido mais tenha sido mesmo Vamp. Quando Vamp passou pela primeira vez, em 1991, eu devia ter uns 7 anos de idade. E, nessa época, eu adorava aquele tema envolvendo vampiros e coisas sobrenaturais, sem falar no clima de mistério e suspense. Apesar dos efeitos toscos da época, poucas novelas tinham um enredo tão bacana misturando a dose certa de humor e mistério. Sem dúvida, a novela de Natasha, Conde Vladimir Polanski e de seu exército de vampiros foi a que mais me divertiu.

A melhor abertura
Lembro-me que a abertura de Tieta causou algum alvoroço entre os mais conservadores da época - tudo porque aparecia o corpo nu da atriz Isadora Ribeiro. Na abertura da novela Pedra sobre Pedra também aparece uma mulher despida mesclando com elementos da natureza. Levando em consideração a ousadia e a criatividade, a abertura da novela Pedra sobre Pedra foi a mais digna de um troféu. Pena que hoje em dia a censura na mídia não permita mais aberturas ousadas como aquela. E uma outra abertura digna menção honrosa foi a da História de Ana Raio e Zé Trovão.

Melhor trilha sonora
Além do dançante tema de abertura com Sidney Magal (Me chama que eu vou), a novela Rainha da Sucata teve em sua trilha sonora nada mais que: Djavan, Roupa Nova, Marina Lima, Milton Nascimento, Gal Costa, Legião Urbana, Paralamas do Sucesso, Adriana Calcanhoto, entre outros. Essa não dá para encarar. Muito embora a trilha sonora de A Viagem também tenha sido bastante representativa.

Melhor novela
Baseado no que eu vi e também na opinião de muitas pessoas que assistiram a novela, Pantanal foi o folhetim televisivo com o melhor enredo. A maior prova disso foi que Pantanal conseguiu bater a até então imbatível TV Globo em audiência. Claro que eu estou avaliando apenas as novelas que eu assisti, porque a novela Roque Santeiro, por exemplo, é considerada por muitos como sendo a melhor novela brasileira de todos os tempos.

2 comentários:

  1. Olá Wellington. Só para constar quero dizer que, apesar de ver poucas, eu gosto de novelas estilo cidade pequena, prefeitura, clube, e um bando de fofoqueiras. E por isso elejo Roque Santeiro como minha novela favorita. Aprecio também A Indomada, mas não posso deixar de falar a respeito de A Próxima Vítima com sua teia de assassinatos e suspense crescente. E a viagem também achei legal.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eh, A Próxima Vítima foi mesmo uma novela bastante envolvente. Já Roque Santeiro, eu não acompanhei por ser criança demais na época e por ter perdido a reprise. Nem me lembro dessa A Indomada, mas fica aí o registro.
      Atualmente, não tenho acompanhado nenhuma novela, perdi o interesse.

      Valeu mais uma vez pelo comentário.
      Abraço.

      Excluir