sábado, 5 de novembro de 2011

Reforma na Educação



Que o ensino fundamental e médio no Brasil não é dos melhores, isso todo mundo já está careca de saber. A questão é: por onde começamos a melhorar?
Tenho visto nos últimos dez anos um verdadeiro boom de faculdades surgindo para todos os lados pelo país e programas governamentais apoiando isenções nas mensalidades dessas instituições. Mas daí surge um problema fundamental: estudantes universitários com a educação básica precária. O problema do Brasil não está no ensino superior, mas, sim, no ensino básico. De que adianta abrir milhares de vagas em universidades, se os estudantes que pretendem preenchê-las ingressam na faculdade sem uma formação básica adequada? Como alguém pode cursar medicina sem nem saber o que é uma síntese protéica? Não se resolve o problema da educação no país nivelando as coisas por baixo.

Uma reforma da educação no Brasil deve englobar, principalmente, o ensino fundamental e médio, que são os que mais carecem de estrutura, investimentos e professores qualificados. Existem muitas escolas que não possuem nenhuma biblioteca sequer, nenhum laboratório, nenhum computador, nenhum salão multimídia e, às vezes, não possuem nem mesmo carteiras e bancas para os alunos. Sem falar também na falta de material escolar, de segurança, de professores e de salas de aula.

Além de uma melhora qualitativa no ensino básico, é preciso também uma mudança quantitativa. Precisamos incluir novas disciplinas e ter escola em tempo integral. E nada de integrar todo o tempo dos alunos apenas com as velhas disciplinas eletivas de sempre (português, matemática, história, etc.), é preciso trazer outras atividades que façam a criança ver a escola como um lugar prazeroso e estimulante - e não como uma prisão.

Abaixo seguem sugestões de disciplinas que deveriam integrar o currículo do ensino médio e fundamental:


Primeiros socorros
Ensino: fundamental/médio
É importantíssimo que as crianças saibam como proceder desde cedo em casos de emergência. Uma aula de primeiros-socorros pode ajudar a salvar a vida de amigos, familiares, estranhos e até a própria vida. Se as noções básicas de primeiros-socorros fossem dadas desde cedo, muitas mortes desnecessárias poderiam ser evitadas.



Educação Artística (música, teatro, artesanato, pintura, dança, etc.)
Ensino: fundamental/médio
A música já é um componente obrigatório, mas seria necessário expandir para outra áreas que ajudam na criatividade, no desempenho e no aprendizado dos alunos - além de ser uma forma educativa de entretenimento. Essas disciplinas deveriam ser escolhidas pelos alunos para não obrigar ninguém a fazer algo que não se identifique.


Educação Ambiental
Ensino: fundamental/médio
Essa disciplina já é ensinada em muitas escolas, mas seria necessário abordá-la de uma forma menos enfadonha e mais prática. Todos sabem que é errado jogar lixo no chão, mas quantas pessoas aprenderam a plantar uma árvore, por exemplo? Quantas pessoas já viram de perto animais silvestres sofrendo pelo desmatamento? Quantas pessoas já foram num hospital para ver a quantidade de pacientes com doenças respiratórias por causa da poluição?



Cidadania/Direitos humanos
Ensino: fundamental
Outra disciplina que já é amplamente abordada em muitas escolas do país, mas que precisaria ser obrigatória. Compreender os direitos e deveres de cada cidadão é um item obrigatório no ensino básico. É daqui de onde saem as noções de ética e de civilidade. Considero um verdadeiro absurdo um cidadão não saber nem mesmo o que é o direito consuetudinário.


Legislação
Ensino: médio
É inconcebível que um cidadão não conheça os seus direitos e nem as leis do país que reside. Aqui vemos desde a legislação básica até as noções de direito civil, constituição e legislação trabalhista. Esse item precisa ser obrigatório, até porque nem mesmo no ensino superior ele é obrigatório.


Economia
Ensino: médio
Outra disciplina importantíssima. Aqui os alunos aprenderiam tudo sobre investimentos, ações, aplicações, finanças, câmbio, como lidar com a burocracia, a política dos juros, etc. Isso é um conhecimento indispensável para a vida de todas as pessoas, isso porque vivemos sob um capitalismo bancário e é a economia que rege todas as nossas atividades profissionais.



Política
Ensino: médio
Disciplina obrigatória para que ninguém cresça confundindo política com politicalha. Nesta disciplina, aprende-se desde a política no nosso dia-a-dia até as diversas metodologias de políticas públicas e como o parlamento e o congresso funcionam, por exemplo. Com o ensino dessa disciplina, o povo terá mais educação política e votará de forma mais consciente.


Astronomia
Ensino: médio
A astronomia não é uma ciência que estuda apenas as estrelas e planetas. A astronomia lida com as respostas para as questões fundamentais, como: quem somos, de onde viemos e para onde vamos? Além disso, física e química são compreendidos na sua essência quando se estuda astronomia e a mecânica celeste.




Garanto que com essas mudanças o Brasil tornar-se-ia uma nação muito mais forte e com cidadãos muito melhor formados e cientes dos seus direitos. Esse seria o primeiro passo para transformarmos o Brasil num país respeitado no mundo inteiro.

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