segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

A Constelação de Orion


Uma das constelações mais facilmente distinguíveis e observadas do céu noturno é a famigerada Constelação de Orion. Segundo a mitologia grega, Órion foi um gigante caçador a serviço da deusa Ártemis. E a forma da constelação lembrava esse gigante, fato esse que originou o seu nome.

Orion: o Caçador

O formato indefectível da constelação
Orion é a minha constelação favorita, pois ela é observável de praticamente qualquer lugar, mesmo quando há poluição luminosa. Além disso, por ser facilmente visível a olho nu, costumo me orientar através dela para achar outras constelações próximas. Outra peculiaridade dessa constelação é que ela é mais facilmente visível aqui do Brasil durante o verão, pois nessa época ela cruza todo o céu desde o cair da noite até o amanhecer. E a vantagem de ser vista durante o verão é que durante essa época do ano temos menos nuvens no céu, o que facilita consideravelmente a sua observação.
Essa constelação também tem três estrelas paralelas, conhecidas como Cinturão de Orion, ou as Três Marias. Porém, o grande destaque de Orion não está na sua forma ou na sua fácil visibilidade, mas, principalmente, porque em sua direção fica o berçário estelar da Nebulosa de Orion.

A Nebulosa de Orion

A Nebulosa de Orion, também conhecida por M42 ou NGC 1976, é uma grande nuvem onde há constante formação de novas estrelas. O termo berçário estelar vem justamente do fato de muitas estrelas nascerem nessa região do espaço. A beleza dessa nebulosa é simplesmente indescritível.

A constelação traçada
Orion e seus astros (clique para ampliar)
Orion foi uma constelação tão cercada de misticismo durante a história, que serviu de inspiração para a construção das pirâmides de Gizé e também foi associada a vinda de um messias no cristianismo. Isso sem falar, claro, na mitologia grega e nos mitos envolvendo alienígenas vindos de lá.

Semelhança entre a posição das pirâmides com a constelação



Ligações externas:
Constelação de Orion - UFMG
Órion, o Caçador, flagrado na festa da Floresta Negra
Nebulosa de Orion
Órion (mitologia)

Um comentário:

  1. ccbrfcvfgvbcfbvvfvbcbdccbcbcrdcbf dcrdcrfdvcdfbc vccbcvcdrvcdrbccccd rgrtfgrfgrf

    ResponderExcluir