domingo, 25 de março de 2012

A importância do respeito às diferenças


No dia 22 de março de 2012 a Polícia Federal prendeu dois jovens em Curitiba que faziam apologia a crimes graves na internet, além de incitar o ódio a negros, mulheres, nordestinos, homossexuais, judeus, entre outros. Mais de 70.000 pessoas denunciaram o site desses criminosos no Safenet e obtiveram uma vitória significativa contra toda essa ideologia massivamente renegada pela sociedade.
Isso é uma prova de que as pessoas estão perdendo o medo de denunciar e de reprovar atitudes que se opõem à dignidade humana. E essa é uma conquista maravilhosa que todos nós estamos alcançando, porque discursos de ódio e fomentadores de preconceitos são um óbice ao desenvolvimento e ao bem estar humano.

Não há mais espaço no século XXI e além para preconceitos, perseguições, racismo e outras barbaridades do gênero. Isso porque tudo que gera divisões, rixas e segregação acaba causando direta ou indiretamente violência, sofrimento, humilhação e, em último caso, guerras.
Uma guerra de grandes proporções no nosso século teria uma consequência devastadora, posto em vista a potência aterradora das armas de destruição em massa. As bombas que explodiram no Japão, na Segunda Guerra, são um exemplo do quão perigoso é para todos nós uma guerra global hoje em dia. Por essa razão, devemos buscar sempre a igualdade de direitos e respeitar as diferenças. É por essa razão que a ONU tem conseguido evitar conflitos durante tanto tempo, já que essa organização funciona fazendo uma política de tolerância e respeito às diferenças.

Intolerância e indiferenças levam à guerra

Na Alemanha Nazista, discursos de superioridade e de limpeza étnica causaram um dos confrontos mais sangrentos da nossa história. Foram milhões de mortes e mais outros milhões de feridos, mutilados e desesperados pela perda de entes queridos. A grande lição que isso tudo deixou foi justamente de que tais discursos carregados de preconceito são uma desgraça para a nossa espécie. Ainda bem que as pessoas aprenderam com essas mazelas da nossa história e estamos ganhando cada vez mais senso de igualdade e de respeito mútuo. Isso é uma vitória para todos nós, mas ainda há muito por ser feito para que nunca mais ninguém precise sofrer por causa do desrespeito à vida humana.

No vídeo abaixo, o astrônomo Carl Sagan explica porque é imprescindível que todos nós tomemos como preocupação o risco de uma guerra nuclear, daí a importância do respeito mútuo entre os povos e suas diferenças.


Fontes externas:
Blogueiro racista e homofóbico é preso pela PF
PF apreende dois por apologia à violência

2 comentários:

  1. Denunciar dá trabalho, muitas vezes ignoramos situações por comodismo, certos de que outros farão, para não nos aborrecermos mais com esse povinho mundo cão. Mas não devemos, amigo!
    Parabéns a todos que dispõe do seu tempo cada dia mais precioso, para fazer desse um mundo melhor!
    Respeito é bom e todos merecemos dar e receber!
    Mais que isso, EXIGIMOS!
    Beijos meus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, as pessoas que se esforçam para fazer um mundo melhor merecem um troféu. Sei que denunciar custa tempo e aborrecimento, mas é uma alternativa muito mais sensata que o silêncio da covardia.

      Namastê.

      Excluir