domingo, 8 de abril de 2012

Terraformação



"Não creio que a raça humana possa sobreviver aos próximos 1000 anos, a menos que nos espalhemos pelo espaço." 
(Stephen Hawking)

O que a frase do renomado astrônomo Stephen Hawking quer dizer acima é que se a espécie humana quiser continuar existindo por milhares de anos, não teremos escolha a não ser viajarmos pelo espaço. É o destino inevitável da nossa espécie imigrar rumo ao espaço sideral, uma vez que a Terra não nos fornecerá recursos para sempre e também pelo fato de que o Sol um dia vai morrer.

O grande problema é que ainda não descobrimos nenhum planeta semelhante ao nosso para onde possamos ir. E mesmo que encontrássemos planetas idênticos à Terra, é provável que nesses planetas já existam várias formas de vida - e nós não podemos destruir a vida de outros planetas para poder colonizá-lo: teremos que começar o processo de colonização do zero. É aí que entra a terraformação.

Para quem nunca ouviu falar, a terraformação é um processo pelo qual um planeta rochoso é submetido para que ele fique semelhante à Terra. Isso implica em chegarmos em um planeta inabitável, estéril e sem vida e torná-lo apto para o surgimento e desenvolvimento da vida.
O game para PC Spore, em sua fase espacial, trata sobre a terraformação de uma forma bem didática, por isso vou utilizá-la a seguir como exemplo.

Terraformação nos planetas do Spore

Segundo o jogo, existem basicamente quatro níveis de terraformação para um planeta:

T0 - Um planeta estéril, inadequado para existência de seres vivos.
T1 - Um planeta em condições iniciais para a existência da vida, podendo conter um pequeno nicho ecológico de espécies complexas.
T2 - Um planeta com boas condições para o desenvolvimento da vida, moderadamente habitado por diversas espécies.
T3 - Um planeta idêntico à Terra, sendo um verdadeiro oásis verdejante, cheio de água e repleto de incontáveis formas de vida complexa.

Quando for iniciado um processo de terraformação real, certamente atravessaremos todos esses estágios de terraformação até tornarmos o planeta um local adequado para suportar a vida como conhecemos. O problema é que isso pode demorar milhares, talvez até mesmo milhões de anos, sem falar nos gastos exorbitantes para realizar esse feito.

Etapas da terraformação de Marte

Etapas da Terraformação
Cada planeta levará uma série de etapas específicas dependendo da sua estrutura, do seu clima e de diversos outros fatores. Para simplificar o aprendizado, vamos tomar como exemplo o planeta Marte para entender que etapas seriam necessárias para terraformar um planeta desse tipo:

1 - Criar um campo magnético
Marte não possui um campo magnético interno como a Terra, o que torna a sua magnetosfera extremamente tênue. Sem uma magnetosfera eficaz, o planeta não possui proteção contra os ventos solares e nem contra as ejeções de massa coronal do Sol. A consequência disso é que a atmosfera do planeta é literalmente arrancada pelos fortes ventos solares.

2 - Causar um efeito estufa
Marte é um planeta extremamente frio. A temperatura média do planeta vermelho é de -36º C no verão. Para resolver esse problema seria necessário encher a atmosfera de gases como o dióxido de carbono ou o metano para evitar que radiações como a infravermelha escapem de volta para o espaço. Isso aumentaria a temperatura média do planeta e derreteria o gelo dos polos, permitindo a existência de água.

3 - Inundar o planeta
A água é um ingrediente indispensável à vida, por isso é elementar construir vários canais de irrigação para que o gelo derretido dos polos possa percorrer toda a superfície do planeta. Se a água de Marte for pouca, precisaremos então transportar água para lá ou criar algum processo químico em larga escala que ajude a gerar água no planeta.

4 - Criar uma camada de ozônio
Marte não tem a camada protetora de ozônio que temos na Terra, por isso a superfície do planeta é literalmente fritada pelos raios ultravioletas do Sol. Aqui seria necessário criar essa camada naturalmente através de processos químicos, uma vez que processos artificiais podem gastar muito mais tempo e dinheiro.

5 - Levar bactérias e algas
Mesmo com temperaturas adequadas e água, o planeta ainda precisará de uma atmosfera rica em oxigênio para que possa suportar a vida. Para isso, precisaremos levar até Marte cianobactérias, que produzem oxigênio, e algas para criarem trocas gasosas com o meio ambiente.

7 - Levar plantas
Para que o planeta se torne autosustentável e também para reduzir a amplitude térmica, é necessário incluir diversas espécies de vegetais. Árvores de vários tipos servirão para aumentar a umidade relativa, enriquecer o solo com matéria orgânica e também para permitir o passo seguinte: receber a vida animal.

8 - Levar animais
Primeiramente, devem-se levar pequenas colônias, em seguida animais herbívoros e depois carnívoros para equilibrar a cadeia alimentar e gerar uma espécie de explosão cambriana artificial.

Com relação aos dois últimos itens acima, é preciso muito cuidado ao recriar a cadeia alimentar, pois os animais e vegetais que forem levados para Marte farão parte da cadeia alimentar e da matéria orgânica que será ingerida pelas pessoas que forem morar lá. É necessário salientar que nós nos alimentamos exclusivamente de plantas e animais existentes apenas no nosso planeta, por isso, precisaremos ficar atentos às possíveis mutações genéticas nas espécies exportadas para lá.
Outro problema é com relação ao efeito prolongado da baixa gravidade marciana nos animais. Muitas espécies morreriam porque a gravidade diferente da Terra afeta a formação de embriões e causa descalcificação dos ossos. A seleção natural em Marte poderia inviabilizar certas espécies de mamíferos por lá.

Concepção artística de um planeta terraformado

Mesmo que Marte fique idêntico à Terra, ainda teremos dois problemas que não poderemos resolver através da terraformação. O primeiro deles é a já citada gravidade. A gravidade de Marte é cerca de 1/3 da existente na Terra. Em gravidades baixas, os músculos atrofiam e os ossos ficam frágeis. A menos que criem um meio de imitar a gravidade terrestre, modificações genéticas na nossa espécie serão necessárias para que as gerações seguintes possam viver sem problemas nessas condições.
O segundo problema é a pressão atmosférica, que mesmo com o planeta terraformado, será diferente da Terra. Nesse caso será necessário que todos os viajantes que forem para lá fiquem em câmaras de descompressão antes de saírem ao ar livre.

Como seria Marte terraformado no nível T1

O que é necessário para terraformar um planeta?
Muito provavelmente precisaremos da ajuda de robôs autônomos dotados de inteligência artificial para realizar mudanças tão drásticas em um planeta. Uma missão tripulada para coordenar a terraformação em Marte, apesar de perigosa, é possível - mas para terraformarmos planetas extrassolares, dependeremos exclusivamente das máquinas.
Além dos robôs e das máquinas de controle climático, precisaremos de muito tempo e muito dinheiro. Um processo complexo como a terraformação de um planeta do tamanho de Marte pode não duraria menos que 500 anos. A própria Terra levou centenas de milhões de anos para que surgisse o primeiro ser vivo, o que mostra que esse processo é extremamente demorado.

Será que viveremos em planetas artificiais?

Existe outra opção além da terraformação?
Sim, os descendentes da espécie humana poderão ainda se tornar nômades. Nossos descendentes poderão viver em naves gigantescas que vagariam indefinidamente pelo espaço. Nesse caso seria provável que as mentes dos viajantes fossem mantidas em alguma realidade simulada por computadores para que ninguém enlouquecesse de tédio dentro de uma nave interestelar à deriva na escuridão implacável do espaço sideral.
Apesar de improvável, pode ser possível também que num futuro distante a nossa espécie crie um planeta totalmente artificial que orbite ao redor de estrelas semelhantes ao Sol. Ou talvez exista um meio de gerar energia artificialmente sem dependermos das estrelas, o que permitiria que nós vivêssemos no vácuo do espaço mesmo após a morte térmica do universo.

Exemplo de planeta artificial


Ligações externas:
Colonização de Marte
Nasa encontra gelo em Marte
Terraformação no game Spore

0 comentários:

Postar um comentário