sexta-feira, 27 de julho de 2012

Retrato musical brasileiro

Desde o início do século 21 que eu tenho notado que a música brasileira tem perdido gradativamente a sua identidade. Aquela 'brasileirice' da nossa MPB parece estar ficando cada vez mais descaracterizada, sincretizada e vulgar. Parece que a música nacional de boa qualidade, com cultura e ritmo, ficou perdida no passado.

As músicas a seguir traduzem um pouco da nossa cultura em forma de letras, acordes e ritmos. Muitas delas fizeram bastante sucesso fora do Brasil e foram até parodiadas, no bom sentido. Escuta só:












É por essas e outras que eu acho que a nossa música atual é um verdadeiro insulto ao nosso passado, abrindo raras exceções, claro.

5 comentários:

  1. Grande seleção, diversificada, uma mostra da genialidade e diversidade musical brasileira. Além de me orgulhar por ter testemunhado esse período, me entristeço muito pela atual realidade.. Caracas, como será que se explica isso, qual a razão de ter-nos tornado tão medíocres musicalmente?
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que dá uma tese de doutorado procurar explicar o que aconteceu com a nossa música. Penso que além de faltar uma identidade, não há mais aquele espírito nacionalista e de militância que tivemos no passado. Estranhamente, muitas das nossas melhores canções surgiram durante a ditadura e a turbulência econômica do fim dos anos 80.

      Obrigado pela participação.

      Excluir
    2. Eu havia pensado nisso.. Períodos de luta e sofrimento acabam se revelando muito produtivas para a arte.. Hummm.. será? rss
      Bjos

      Excluir
  2. Tenho predileção pelas músicas brasileiras dos anos 60 e 70, e algumas dos anos 80 - "rock nacional". Da década de 90 para cá poucas me chamaram a atenção, com algumas exceções fugazes,como o experimentalismo dos Tribalistas.

    O que se escuta hoje é uma MPB pasteurizada, standartizada, de rápida digestão. Uma espécie de fast food musical, mas de difícil digestão para quem, como nós, fomos acostumados a mais finas iguarias.

    Creio que a educação musical é determinante na formação dos gostos. Quem cresceu ouvindo Tchan dificilmente gostará de um Joelho de Porco ou Secos & Molhados por exemplo. Há boas exceções.

    Eu mesmo gosto de músicas da época da minha avó, como as do Cyro Monteiro e Altemar Dutra. Alguém definiu isso como "Saudades de mim mesmo". Bem sacado.

    Não espero mais me surpreender com nossa MPB; não tenho paciência para ouvir rádio, e quando o faço, sintonizo nas emissoras que tocam o que eu já gosto. Um dia serei anacrônico, mas isso é uma coisa quase impossível de se escapar. Faz parte das idades.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sinto que a música brasileira, de um modo geral, ficou mais comercial e mais apelativa. Creio que não precisaríamos chegar ao fundo do poço com tanta música de baixo nível tocando por aí.
      É necessário um novo movimento para que busquemos uma redenção musical. Do contrário, imagino que a tendência é a coisa estagnar.

      E quando escuto as músicas do tempo do meu pai, com gênios como Nelson Gonçalves, Orlando Silva, Dorival Caymmi e Noel Rosa, chego a sentir vergonha do que a música brasileira se tornou hoje.

      Abraço.

      Excluir