quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Quem gosta mais de sexo (3) - Os porquês


Esse é a terceira postagem da série Quem Gosta Mais de Sexo? e que tem como objetivo esclarecer os porquês dos resultados das pesquisas apresentadas na segunda parte.

Apesar da minha desconfiança com relação a dados estatísticos, eu acredito que não seja mentira o fato das mulheres colocarem coisas como chocolate, compras, atividades culturais e novelas como sendo mais prazerosas e importantes que o sexo. Apesar de algumas pessoas mais radicais considerarem que aqueles dados são a prova de que as mulheres não gostam de sexo, eu me atrevo a contrariá-las com um conjunto de fatores que colocam essa ideia em xeque. Vou comentar cada um desses fatores e vou dar a minha conclusão.

1. Fatores Evolutivos
O biólogo Richard Dawkins lançou em 1976 um dos seus livros mais notáveis chamado O Gene Egoísta. Uma das coisas apontadas neste livro era que os homens lá nos primórdios (durante o Paleolítico e parte do Neolítico) tinham que espalhar os seus genes pelo mundo, cobrindo o maior número possível de fêmeas - enquanto que para as mulheres cabia uma postura mais passiva e seletiva. As mulheres não faziam sexo naquela época necessariamente por prazer, faziam sexo porque recebiam em troca a proteção do homem - e ter proteção nos primórdios era uma garantia de sobrevivência. Adicione a isso o fato de que os homens caçavam, defendiam a prole e providenciavam um abrigo. Por isso, a estabilidade é um sonho feminino desde a Idade da Pedra. E o que traz conforto, proteção e estabilidade hoje em dia? O dinheiro! E as coisas hoje em dia não são muito diferentes nesse aspecto, pois enquanto as mulheres buscam a estabilidade, os homens buscam safadeza. Por esse motivo existem tantas marias-chuteiras, marias-gasolinas, marias-pandeiros, etc.

Imagine ficar assim pra sempre
O que agrava o problema da safadeza no caso dos seres humanos é que as mulheres não têm cio, ou seja: elas ficam permanentemente atraentes para os homens - sendo essa uma das razões que torna os homens tão obcecados por sexo. Se as mulheres estão sempre atraentes, então o homem não consegue distinguir o período fértil e acaba querendo sexo toda hora.
E para piorar, as mulheres não precisam sentir prazer e muito menos orgasmo para engravidarem. Numa época onde não existia a civilização, nem direitos civis e muito menos a Lei Maria da Penha, o estupro era algo comum. Isso por uma razão muito simples: os homens tinham mais força física e forçavam as mulheres a fazer sexo com eles. Se ainda hoje vemos isso, imagine então naquela época.
Por isso tudo, a seleção natural não teve como descartar totalmente através da transmissão de genes as mulheres que gostavam menos de sexo. Apesar disso, as mulheres que gostavam de sexo copulavam muito mais que as que não gostavam - a prova disso é a existência da lubrificação vaginal como resposta do corpo feminino aos estímulos que preparavam a mulher para a penetração. Por essa razão genética é que a maioria das pessoas hoje em dia gosta de sexo: pois quem não gostava muito da coisa, tinha menos chances de deixar descendentes.
Foi na Revolução Neolítica que surgiu o patriarcalismo

Item desnecessário nos primórdios
As mulheres - até precisamente a sedentarização da nossa espécie na Revolução Neolítica - tinham uma gravidez atrás da outra de forma que a menstruação era um fenômeno raro. E as mulheres que menstruavam mais frequentemente (que faziam pouco sexo) normalmente eram alvo fácil dos predadores que sentiam o cheiro do sangue a quilômetros de distância. Então a atividade sexual nos primórdios era muito alta, até porque a mortalidade infantil também era extraordinariamente elevada devido a inexistência de cuidados médicos e de higiene.

A conclusão aqui é que todos os seres humanos - tanto homens quanto mulheres - que nasceram depois da Revolução Neolítica, são descendentes de pessoas que gostavam muito de sexo: o que explica os mais de 7 bilhões de habitantes no planeta. O problema é que no caso das mulheres, houve muito sexo forçado, estupro e sexo apenas para manter o homem por perto. Os resquícios disso é que cerca de 3% da população mundial é assexuada, na sua maioria, mulheres.

"As mulheres não gostam de homens: as mulheres gostam do que os homens têm para oferecê-las - já os homens não estão preocupados com o que as mulheres tem para oferecer, mas com as mulheres em si. Que é o mesmo que acontece com os gays masculinos, já que nenhum gay se interessa pelas coisas que um homem possui, mas sim pelo homem em si. As mulheres usam frequentemente o sexo como arma para conseguir algo dos homens, seja uma promoção, dinheiro, status, prestígio ou mesmo para conquistá-lo." (anônimo)


2. Fatores Hormonais
Essa deve ser ninfomaníaca
As mulheres têm 20 vezes menos testosterona que os homens, fato. E a testosterona é o hormônio que desperta a libido, faz crescer pelos, aumenta a massa muscular, etc. O estrogênio e a progesterona não são hormônios que despertam a libido. Os hormônios femininos estão mais ligados a uma segunda fase da resposta sexual, a da excitação. Por isso que os homens precisam de sexo com mais frequência que as mulheres.

Abaixo, seguem alguns links que provam que ter mais testosterona influencia numa maior libido.
A testosterona e o desejo da mulher
Desejo feminino, origem masculina
Hormônio masculino melhora desempenho sexual de mulheres
Mulheres peludas têm mais prazer com sexo

Quem disse que é simples levar uma mulher ao orgasmo?

3. Fatores Fisiológicos
O sexo visando a reprodução não é tão prazeroso para as mulheres quanto é para os homens. Porém, o sexo que visa a reprodução tornou-se indispensável para os homens. Isso porque, simplesmente, os homens que não gostavam da penetração não deixaram descendentes para contar a história.
A penetração foi e ainda é considerada sagrada e, pior ainda: ela ainda é vista como sendo o único e verdadeiro jeito de se fazer sexo.
Para piorar a situação das mulheres, ainda temos uma batelada de problemas como: vaginismo, frigidez, anorgasmia, dispareunia, vulvodinia, falta de lubrificação, falta de desejo, corrimentos suspeitos, risco de gravidez, risco de pegar doenças, preocupações com os próprios odores e fluidos... Enquanto que os homens só tem basicamente três preocupações: medo de broxar, o tamanho do próprio pinto e a ejaculação precoce.
Agora alie isso ao os seguintes fatos:
  • 35% das mulheres não sentem nenhuma vontade de ter relações sexuais (ProSex)
  • 30% delas não sentem orgasmo na penetração (ProSex e Hite)
  • Muitos medicamentos reduzem a libido feminina (anticoncepcionais e antidepressivos)
  • As mulheres precisam de mais estímulos que os homens para se excitarem
Todos esses problemas citados aqui compõem o primeiro golpe duro na libido das mulheres. Os demais golpes na libido feminina serão apresentados na sequência dos outros fatores.

Contrapondo-se a isso, os homens tem uma tara natural por sexo que chega a assustar. Basta ler na primeira parte dessa série (link aqui) que mostra como o sexo é vital fisiologicamente para os homens.
Isso causa um desarranjo entre homens e mulheres, dando a impressão que só eles pensam naquilo e elas, não.
Dados em:
A vida sexual do brasileiro (dados do ProSex)
Orgasmo feminino (Entrevista com a Drª Carmita Abdo)
Relatório Hite


4. Fatores sociais
A sexualidade da mulher foi reprimida durante milênios. Essa repressão tem origem lá na Revolução Neolítica, pois com a criação da propriedade privada, o homem precisou ter certeza que o seu herdeiro era filho genuíno dele. E como ter essa certeza? Casando com uma mulher virgem! E junte isso à visão medieval de que o sexo é feio, sujo, pecaminoso, depravado e lixo que teremos como consequência mulheres que desconhecem o próprio corpo, mulheres que nunca tiveram um orgasmo, mulheres com os músculos circunvaginais e pubococcígeos atrofiados e um monte de paranoias no inconsciente feminino.
Acredito que essa questão é mais cultural, afinal, os homens desde pequenos são criados de maneira diferente das mulheres. Os garotos são ensinados desde pequenos a serem mulherengos, a se orgulharem do próprio falo, a falarem de sexo e são levados pelos pais para transarem com prostitutas. Enquanto isso as garotas são educadas para serem santas, para terem vergonha da sua genitália e para enxergarem a virgindade como sendo uma medalha de honra.
A sexualidade da mulher foi tão ferozmente reprimida, que chegou-se ao absurdo de extirparem o clitóris em tribos africanas e a queimarem as mulheres ainda vivas por exercerem livremente a sua sexualidade (vide o Martelo das Bruxas).
A organização social, as normas culturais e morais, a conjuntura histórica e a expectativa dos papéis sexuais construíram um modelo padrão que aprisionou as mulheres, mutilando-as até psicologicamente com ideias erradas sobre a sexualidade humana. Todos esses fatos deram o segundo golpe duro na libido feminina.

Evolução feminina
Nos dias atuais, com as conquistas sociais femininas, muitas mulheres estão dando prioridade a coisas que durante muito tempo foram negadas a elas, tais como o trabalho, a liberdade, o poder de compra e o poder político. Neste contexto, a liberdade sexual é apenas uma das coisas novas adquiridas pelas mulheres - o que explica o fato do sexo não ser necessariamente mais importante que fazer compras, por exemplo.
Mais informações em:
A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado (pdf)
Malleus Maleficarum - O Martelo das Feiticeiras (pdf)


A insegurança é inimiga da libido
5. Fatores psicológicos
As mulheres são cheias de neuras e receios com relação ao sexo: têm medo de engravidar, medo de contrair doenças, medo de experimentar coisas novas, medo de se entregar, medo do que o parceiro vai pensar dela, medo de sentir dor, medo de ser chamada de vagabunda, medo de acharem que ela é "fácil", medo de ser violentada, vergonha do próprio corpo, stress, rotina, depressão, baixa autoestima. E além de todas essas inseguranças, têm ainda:
  • Desconhecimento do próprio corpo.
  • Depilação em dia (tem homem fresco que reclama se ela não se depila).
  • Dependendo da família, tem que mentir pro pai e pra mãe que vai dormir fora de casa.
  • Mulher precisa de tempo, afinidade, respeito, romance, etc.
  • Problemas do dia-a-dia, de saúde e profissionais que massacram a libido.
  • Questões religiosas que colocam a culpa na mulher que sente prazer e valoriza o sexo apenas como meio procriativo.
  • Após a gravidez, cuidar dos filhos vira uma prioridade
  • Culpa e tristeza após o sexo.
  • Traumas por conta de abusos sexuais

Esses fatores psicológicos nos mostram o terceiro golpe duro na libido feminina.
Mais informações em:
Grande quantidade de mulheres acha que está “gorda demais para fazer sexo”
Muitas mulheres sofrem de “tristeza” pós-sexo


"Analisamos suas atitudes durante todo o dia e os agrados que vocês nos fazem contam como se fosse pontos que nos deixam, digamos, felizes. Felicidade essa que se reflete na cama. Mulheres com enxaqueca sempre reclamam que seus parceiros não lhes estimulam durante o dia e a noite querem sexo, 'Não foi gentil o dia todo e agora quer me comer? Vai sonhando.' A mente de vocês pára durante o sexo, para nossa parar é um trabalho mais árduo. Mente tranquila = orgasmo mais fácil." (anônima)


6. Fatores machistas
Por fim, e não menos importante, ainda temos mais um fator para agravar: os homens; ou melhor, os homens ruins de cama.
No post-resposta ao artigo do site Casal Sem Vergonha, eu critiquei esse aspecto porque nem sempre a culpa é do homem. Mas os homens, sem dúvida, têm uma parcela de culpa gigantesca nessa história. O mundo está cheio de  homens estúpidos, grosseiros, insensíveis, violentos, ignorantes que arrancam a roupa da mulher do nada e já tentam colocar o pinto pra dentro de qualquer jeito. Esse tipo de homem é invariavelmente egoísta e não está buscando a satisfação da parceira. O sexo entre iguais é um jogo de troca de palavras, carícias e de toques que dão prazer a ambos. Mas no caso do cara ruim de cama, ele usa o corpo da mulher unicamente como objeto para chegar ao próprio orgasmo. É bom que se saiba que homens e mulheres percorrem caminhos diferentes para chegar ao clímax. O das mulheres é mais complicado e talvez isso iluda muitas pessoas, levando à conclusão de que as mulheres não curtem muito a coisa.
Não é à toa que muitas mulheres que antes se consideravam frígidas descobrem um novo mundo quando aquele amante mais cuidadoso mostra a ela o caminho para a felicidade debaixo dos lençóis.
Este, portanto, foi o quarto e último dos golpes duros contra a libido feminina.

Conclusão
Os dados estatísticos apresentados na segunda parte dessa série são um reflexo de todos esses golpes duros que a sexualidade feminina recebeu e ainda recebe até hoje.
Antes dos homens baterem no peito dizendo que eles gostam muito mais de sexo que as mulheres, primeiro olhem o contexto geral e procurem entender o que as mulheres sentem.

A seguir, deixarei os links dos demais capítulos que continuam essa série:
Quem gosta mais de sexo (1) - Introdução
Quem gosta mais de sexo (2) - Dados Estatísticos
Quem gosta mais de sexo (3) - Os porquês
Quem gosta mais de sexo (4) - Resolvendo conflitos

2 comentários:

  1. Eu sei que não tem nada a ver, mas lendo isso fico um pouco triste pois tenho dificuldade de interação social. Acho que sou autista, ou sei lá. Eu acho que já fui tão zoado (fraco, frouxo, nerd, ingênuo) e subjulgado que perdi a confiança nas pessoas. Eu não consigo mais me entregar de alma para as pessoas, eu fico sempre na defensiva, porque muitos já me decepcionaram, me humilharam. Eu me afasto agora das pessoas. Acho que eu liguei o foda-se. Já que eu não consigo superar, foda-se. É trise ver um pivete de 12 anos saindo com meninas e eu não conseguindo nada por causa dessa dificuldade. Que merda. Pior que eu sempre tratei todos com respeito e sempre fui um cara legal. Sempre me importei com as pessoas, sempre quis o bem delas. Mesmo assim, não dá... O que falta? Parece que babacas têm mais sucesso (em tudo, felicidade, carreira, etc), mesmo sendo falsos e só estando aí com eles mesmos. E também odeio essas festas onde o babaca beija a menina e depois fica falando que ela é puta. Como você pode beijar alguém, que era para ser um ato de amor, e depois ficar falando mal? Onde foi o amor? Não existe amor aí. E existem meninas que fazem isso também. Que coisa podre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua Resposta está aqui:
      http://www.mulheresnasuamao.com.br/2015/01/elogio-mulheres-poemas-frases-mensagens.html

      Excluir