sábado, 29 de dezembro de 2012

Culinária pernambucana

Se algum dia você viajar para Pernambuco e se perguntar o que deve comer por lá, lembre-se das sugestões de cardápio que vou deixar a seguir caso queira conhecer um pouco do tempero dessa terra:

Arrumadinho

Buchada

Sururu

Sarapatel

Guaiamum

Tapioca

Queijo manteiga com mel de engenho

Cartola

Munguzá

Bolo pé-de-moleque e bolo de rolo

Bolo Souza Leão


Cavaquinho

Raspa-raspa

Alfenim

Nego-bom

6 comentários:

  1. Caraca! Babei!Quer dizer, dos salgados, encaro um Guaiamum, prazeirozamente! De resto, encaro não! rss Alguns temperos típicos do nordeste me são desagradáveis, como o cuminho, o coentro e o dendê! Também não como farinha de mandioca, farofa,carne seca, de sol, nem os feijões além de carioca e preto.. Definitivamente, a cozinha nordestina não me atrai! A combinação de pratos pesados e o clima quentíssimo, é infeliz! Mas tem os peixes, os frutos do mar, esses eu gosto!
    Agora, dos doces, meu bom...., que venham todos, em porções generosas! rss

    Beijos meus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, aqui o tempero é mesmo muito FORTE! rs) Por isso mesmo eu não me acostumo com a comida de outras regiões do país, porque o negócio é meio... sem sal, sabe?

      Bah, que combinação infeliz que nada! rs) O negócio é depois do almoção regional tomar um belo sorvete de cupuaçu e afogar as mágoas nas águas refrescantes da praia do Pina! Rarará!

      Agora os doces só são ruins para os diabéticos, fora isso, é só cair de boca! rss

      Inté.

      Excluir
  2. O nordeste tem uma culinária pródiga em doces, principalmente nas regiões açucareiras como Pernambuco.

    O Guaiamum é uma das muitas espécies de caranguejo que também encontramos na amazônia; o sururú nós chamamos aqui de mexilhão.

    O raspa raspa lembrou minha infância, hoje é raro encontrarmos por essas bandas aqueles carrinhos, as enormes pedras de gelo e uma infinidade de garrafas com líquidos coloridos e misteriosos. Isso me fez lembrar também do cascalho, que voces chamam de cavaquim, vendido em folhas, ainda mais raro nos dias de hoje.

    Já a tapioca...Bem, certamente essa é uma iguaria originária daqui, que os baianos queriam patentear como deles, assim como fizeram com a lambada...rss...e nessa configuração "sulista", não faz o menor sucesso por essas bandas, já que comemos na forma original, só com manteiga, sem qualquer tipo de recheio modernoso. Há outro tipo que chamamos de beijú, uma espécie de "pão índio" assado em folhas de bananeira.

    Estou criando coragem para esperimentar a buchada, tenho a impressão de ser uma delícia!

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, eudyrj, a culinária do nosso país é riquíssima. E o que a torna mais saborosa são justamente essas misturas de pratos regionais.

      Ah, sim, a buchada é quase o nosso cartão-postal culinário! rs) É praticamente obrigatória!

      Abraço.

      Excluir
  3. só digo que comi muito bem em Pernambuco na última vez que lá estive, no final de novembro, trabalhando em Olinda, Recife, Caruaru e Porto de Galinhas... deu até fome esse post

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rê_Ayla!

      Olha aí, você é uma criatura abençoada pelos deuses da culinária por ter provado do nosso tempero 'arretado'! rss) Brincadeiras à parte, a cozinha pernambucana tem um tempero e um cheiro que levanta até defunto! rss

      Abraços e obrigado pelo prestígio! ;)

      Excluir