sexta-feira, 15 de março de 2013

Os 10 especiais mais marcantes dos jogos de luta


Como faz bastante tempo que eu não publico nenhuma postagem sobre games aqui no blog, resolvi então matar um pouco da saudade sobre o tema criando mais uma toplist. Desta vez, vou listar em ordem crescente os golpes especiais mais fantásticos e inesquecíveis dos jogos de luta.

Os golpes especiais, ou ultra golpes, são aqueles ataques que costumam causar mais dano nos adversários que os golpes convencionais. Geralmente os games dão uma ênfase a este tipo de golpe parando o tempo por um instante e mudando as cores da tela quando ele é executado. E se o golpe especial nocautear o adversário, quase sempre vemos um verdadeiro show pirotécnico na tela.
Então vamos começar logo essa lista pelo décimo lugar:

10º - Ciclone dos infernos

Dono do golpe: Goenitz
Game: The King of Fighters 96

Quem jogou o fabuloso KoF '96 até o fim certamente deve ter ficado traumatizado com o chefão final deste game. Este chefão era, nada mais, nada menos, que o megaputaqueparivelmente apelão Goenitz. Sério: a SNK juntou tudo que tinha de mais apelão em um personagem e jogou neste chefe. Os desenvolvedores realmente perderam a noção do bom senso na hora de criar os seus golpes absurdos que bloqueavam ataques e ao mesmo tempo arrancavam um life insano. O resultado é que este boss é possivelmente o mais difícil da série KoF. E como se não bastasse toda essa loucura em nome dos deuses da apelação, ainda o deram dois especiais completamente sacanas, sendo que um deles era indefensável e podia ser usado a qualquer momento e de forma ilimitada. Sentiu o drama?



9º - Toguro 100% Attack

Dono do golpe: Toguro Ototo
Game: Yu Yu Hakusho 2

No único jogo decente do anime Yu Yu Hakusho para SNES tivemos um personagem que entrou para o hall da fama dos vilões carismáticos: o Toguro Ototo. Uma característica bem particular deste personagem era a sua habilidade em aumentar a sua força e a sua massa muscular através de porcentagens friamente calculadas. Neste game nós enfrentávamos o Toguro com 30%, 80% e 100% da sua força. O problema aqui pegava quando ele enchia a barra de especial e soltava o seu golpe de misericórdia nos 100%, onde ele atravessava toda a tela como um tanque de guerra desgovernado. Mesmo quando bloqueado, este golpe tirava quase a metade do seu "sangue".



8º - Ultimate Atomic Buster 
(Super Pilão Giratório)

Dono do golpe: Zangief
Game: Street Fighter 4

Tá certo que o Zangief pode ser lento, pesadão, não solta hadoukens e não ataca de longe... Mas, em compensação, ele possui um dos golpes mais temíveis de todos os tempos: o especial do Super Pilão Giratório! Tudo bem que o golpe só funciona quando estamos muito próximos ao adversário, mas a quantidade de life que ele arranca e o fato dele ser indefensável o tornam um especial absolutamente apelativo. O difícil mesmo é aplicá-lo, pois é necessário dar um 720° no direcional e apertar os três botões de socos simultaneamente.



7º - Metsu Shoryuken

Dono do golpe: Ryu
Game: Street Fighter 4

Você deve estar se perguntando o que este ultra golpe está fazendo nesta lista, já que ele não é tão forte e nem tão apelão. A razão do Metsu Shoryuken está aqui é simples: a elegância, a beleza e a intensidade com a qual o Ryu o aplica. Vamos assistir o vídeo abaixo para entender melhor:


Pode parecer frescura, mas este golpe tem todo um contexto: primeiro a tela fica toda branca, depois a música para e, por fim, ouve-se o som dos ossos sendo esmigalhados pelos três poderosos socos. Outro fato marcante é que o queixo do adversário costuma ficar deformado na hora do segundo soco, o que rendeu algumas paródias engraçadas ao golpe, espia aí:








Agora vai me dizer que este o Metsu Shoryuken não é digno de aparecer nesta top ten?



6º - Oomiwa (Supreme Divinity)/Orochi's Light

Dono do golpe: Orochi
Game: The King of Fighters 97

Do alto da minha experiência com os games da série KoF, eu confesso que o Orochi é um dos bosses menos difíceis da saga. Para um suposto deus (como é revelado na história), Orochi deixa mesmo a desejar. Porém, este ser apocalíptico possui um especial terrivelmente apelão que toma a tela inteira, ofusca tudo e arranca pelo menos uns 70% do seu hp. Apesar deste golpe ser defensável, se ele for aplicado enquanto você estiver no ar, bye-bye, amiguinho: Orochi vai te mandar pro colo do capeta.




5º - Max Brutal God Project


Dono do golpe: Igniz
Game: The King of Fighters 2001

Este é sem dúvida o especial mais absurdo de toda a série KoF. O boss-deus Igniz ficou conhecido por ser um dos mais difíceis de toda a série devido aos seus superpoderes e a sua capacidade inexplicável de ler a mente do jogador, adivinhando quais golpes seriam aplicados antes mesmo deles serem executados. Por tudo isso, acho muita sem-noçãozice de alguns jogadores tentar estudar seus movimentos, pois com essa tática mequetrefe, em menos de dez segundos você estará nocauteado no chão. O negócio aqui é apelar para trapaças e atacar com força total, pois só assim dá para equilibrar os nossos poderes. Mas pior que tudo isso é o seu mega-ultra-super-apelão especial, que arranca um life desgraçado e ainda te deixa traumatizado com o seu sadomasoquismo pirotécnico repleto de efeitos especiais.



4º - Maximum Thunderbolt

Dono do golpe: Dark Storm
Game: Mugen


Ok, eu sei que o Mugen não é um game oficial lançado por uma empresa e que não passa de um aplicativo para PC que simula jogos de luta. Mas e daí? Também conhecido como Ryu Negão, Dark Storm é um personagem absurdamente poderoso presente no Mugen e que possui golpes totalmente surrealistas. Além da sua capacidade bizarra de criar clones de si mesmo durante a luta, Storm tem um especial onde ele faz cair uma saraivada de raios do céu, como se estivesse liberando 1 trilhão de volts em cima do oponente. Pior que isso: ele pode fazer com que os seus clones apliquem junto com ele este temível especial, tirando ainda mais life. Durma com uma apelação dessa!



3º - Ultimate Psycho Crusher

Dono do golpe: M. Bison
Game: Street Fighter Alpha 3

Muita gente deve está se contorcendo por ver o M.Bison nessa lista, isso porque ele é um dos chefões mais sem moral dos games de luta. Eu concordo que o Bison não é um chefão lá muito poderoso, e talvez, por isso mesmo, os desenvolvedores do game SFA3 tenham tentado equilibrar as coisas dando a ele um especial completamente monstruoso. Eu já vi muitos especiais exagerados, mas este cá conseguiu superar tudo que já foi visto em matéria de exagero e extravagância. O cara simplesmente atravessa a tela inteira com um Psycho Crusher devastador de fazer inveja a qualquer foguete da Nasa e, como se não fosse o bastante, ainda mutila algo em torno de 80% da sua barra de life. O detalhe aqui é que este especial só pode ser executado pela CPU quando enfrentamos Bison no fim do game. Já no final do modo World Tour, Bison pode usar este especial quantas vezes quiser. É ou não é uma senhora apelação? Saca o vídeo dele abaixo para você ver só:




2º - Shun Goku Satsu 
(Wrath of the Raging Demon)

Dono do golpe: Akuma e outros imitões
Game: Todos em que o Akuma estiver presente

Senhoras e senhores, eu vos apresento um dos golpes mais lendários da história dos games de luta: o Shun Goku Satsu (SGS), também conhecido como "Apaga Luz" ou "Tela Branca do Akuma". Meu, na moral: imagine um golpe indefensável, que arranca um life descomunal e que termina de forma épica com aquele "ten" (天) ofuscante ao fundo. Isto, sim, é uma verdadeira obra de arte! Antes de aplicar este golpe, as palavras finais que o Akuma pronuncia são "Isshun Sengeki" (一瞬 千 撃), algo como "mil golpes em um instante". Saca só o terror:






Por ser extremamente épico, este golpe recebeu várias paródias engraçadas por aí, saca só abaixo:






Talvez alguém pergunte o que é que ocorre enquanto a luz está "apagada" (ou seria acesa?). Eu não sei exatamente o que se passa, mas provavelmente a vítima do SGS deve levar uma bela saraivada de golpes. Conta a história do Street Fighter que este golpe foi proibido pelo seu criador (e mestre do Akuma), o Goutetsu, pelo fato dele destruir a alma do oponente. Porém, este golpe proibido acabou sendo assimilado por Akuma, que usou-o para matar o seu próprio mestre. Pois é, não é à toa que Akuma significa "demônio", em japonês.


1º - Za Warudo


Dono do golpe: Dio Brando
Game: Jojo's Bizarre Adventure

Só existe um especial mais famoso e imponente que o Shun Goku Satsu neste universo e ele se chama ZA WARUDO!

Antes de falar sobre o milagre, vamos primeiro falar do santo: Dio Brando é um vilão do anime/mangá Jojo's Bizarre Adventure que ganhou fama intergaláctica justamente pelo seu famigerado golpe especial que é engraçado, exagerado e apelão ao mesmo tempo. O nome verdadeiro do seu golpe é "The World", que é pronunciado "Za Warudo" por causa do sotaque japonês do dublador. E o Za Warudo consiste em congelar o tempo invertendo as cores da tela, atacar o oponente com facas e cair com um rolo compressor em cima dele. E enquanto está em cima do rolo compressor, Dio grita "WRYYYYYYYYYYYYYYYY". Isso, sem dúvida, provou ser extremamente hilário e bizarro para aqueles que não estão familiarizados com as esquisitices da série Jojo. Outra frase popularizada pelo golpe foi a "Muda!" (que significa "inútil" ou "fútil" traduzido do japonês) que Dio pronuncia enquanto ataca o oponente com socos.
Este especial começou a ficar popular através de várias animações de bonecos-palitos que imitavam o golpe pela internet. Daí que virou um viral e acabou ganhando uma fama nunca antes vista.
Abaixo, alguns vídeos que descrevem por eles mesmos o espírito do Za Warudo!






A seguir, algumas paródias do Za Warudo:






Será que faltou algum golpe especial nesta lista?

3 comentários:

  1. O Kongou Kokuretsu Zan do Gouki/Akuma pode matar em 1 hit e é melhor que o Shun Goku Satsu/Raging Demon se pegar certinho e com Taunt. Olha isso https://www.youtube.com/watch?v=Lrx-lc3quxI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante, eu não conhecia esse Kongou Kokuretsu Zan. Pelo visto ele é mais eficiente que o Shun Goku Satsu, mas também parece não ser tão conhecido. O Shun Goku Satsu aparece em praticamente todos os jogos onde o Akuma está presente, além de ter sido plagiado por vários lutadores. Se for disputar em matéria de fama, o Shun Goku Satsu ainda segue na frente.

      Excluir
    2. Kongou Kokuretsu Zan apareceu em street fighter 3 new generation se não me engano

      Excluir