domingo, 8 de dezembro de 2013

A ciência é amoral

Vez por outra, eu vejo algumas pessoas pela internet usando aquele argumento pífio de que a ciência é "malvada", "imoral" e que "quer manipular as pessoas". Para os desavisados de plantão que se utilizam desses e de outros argumentos levianos contra a ciência, é bom que fique claro que a ciência não é uma doutrina ideológica. A ciência é uma ferramenta que dispomos para descobrir como a natureza funciona. A ciência não diz o que é certo ou errado e nem fala coisa alguma sobre moralidade. Não existe ciência "moral" ou "imoral", porque a ciência é indiferente a esses conceitos, sendo, portanto, amoral. Então, por favor, preste atenção antes de sair dizendo por aí que "a ciência destrói moralmente as pessoas" ou que ela é uma "invenção do capeta". Tenha o mínimo de decência e bom senso para não passar vergonha ao fazer afirmações que não condizem com a metodologia científica.
Vou deixar abaixo um vídeo do vlogueiro Clarion de Laffalot que explica de forma mais detalhada e didática sobre esse falso conflito criado entre ciência e moralidade:




Outra coisa irritante é essa história de que há uma "ditadura científica" contra os valores religiosos. Muita gente fala isso como se a ciência provasse a inexistência de Deus. A ciência não tem nada a dizer sobre Deus ou sobre as religiões, muito pelo contrário: o que o bom cientista defende é que ausência de evidências não é a prova da inexistência. O que pode acontecer é que alguém use o conhecimento científico como forma de fundamentar melhor suas convicções pessoais, sejam elas contra ou a favor da existência de algum deus. A ciência não está aí para convencer ninguém de que Deus não existe: a ciência serve para nos trazer novas concepções para que cada um reformule as suas crenças pessoais.
Abaixo, segue um vídeo reflexivo sobre esse assunto protagonizado pelo vlogueiro Gerson Varges:




É por isso que alfabetização científica é tão importante: porque ela vacina as pessoas contra o vírus da ignorância.

3 comentários:

  1. como toda ação humana, a ciencia nao pode ficar fora da moralidade, pois, também nesse campo, deve haver a preocupação com o que deve ou nao ser feito, por isso, existiu o codigo de nuremberg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Errado. Você está confundindo moral com ética. A ciência não possui moral: ela possui parâmetros éticos estabelecidos pelo sistema legislativo de uma determinada sociedade. As limitações éticas não são criadas pela ciência. A ciência é apenas uma ferramenta para estender o conhecimento humano sobre a realidade tangível que nos cerca.

      Excluir
  2. algumas çiênçias, tal qual a pçicologia "evolucionista" (q não é psicologia e nem evolucionista) procuram tornar certos comportamentos imorais, o estupro por exemplo, em moralmente aceitos, ou pelo menos, justificáveis

    sic

    a ciência pode ser moralizante sim, é o caso da pseudo-ciência: ps(eudo)cologia da evolussaum

    ResponderExcluir