quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

A importância da alfabetização política


Se ligarmos a televisão em qualquer canal da tevê aberta, não importa o dia ou a hora, nós praticamente nunca vemos programas que abordem políticas públicas. O que reina na tevê brasileira atualmente é, basicamente, a tríade: 'novela - programas de auditório - futebol'. E mesmo em espaços mais "intelectuais" da grande mídia, como em algumas reportagens e debates, os temas raramente abordam política. Só vemos política na tevê quando estoura algum escândalo ou em propagandas partidárias obrigatórias. Aliás, as discussões políticas na mídia se limitam muito a questões envolvendo políticas partidárias – só que a política não se limita a partidos.

Alienação política dá nisso
Pois bem: por conta dessa alienação involuntária induzida pelos meios de comunicação é que temos pessoas despolitizadas, que acham a política algo desprezível e que não sabem votar na época de eleição. Ao contrário do que alguns espalham por aí, política é algo que pode e deve ser debatido, sempre! Essa conversa de que "política não se discute" é uma desculpa para alienar as pessoas e mantê-las dominadas e distraídas pelo sistema. Precisamos jogar fora essas ideias estúpidas sobre a política e passar a enxergá-la como uma necessidade social, afinal, o ser humano é um ser político. Praticamente todas as relações entre seres humanos são políticas, logo, é indispensável discutir sobre essas nossas relações, sejam elas privadas ou públicas. É a nossa vida e o nosso bem-estar que estão em jogo nessa discussão.

O bom da política é que pelo fato dela não ser uma ciência exata, ela abre espaço para debates, troca de ideias, abordagens filosóficas, evoluções dialéticas, enfim: a política nos torna mais inteligentes porque nos faz pensar, refletir, ler, pesquisar e aprender. E para você ter uma opinião mais fundamentada, imparcial e ampla sobre a política, você precisa procurar ler o máximo possível para não se tornar um fanático ou um extremista cego. Os liberais, por exemplo, devem ler Marx – e os marxistas, por sua vez, devem ler Adam Smith para fundamentarem melhor as suas opiniões e saber refutar quando os autores 'opositores' forem citados num debate.

Isso NÃO  é política, é politicalha!

O entrave à politização das massas
JAMAIS faça isso!
O grande empecilho à nossa alfabetização política é que não interessa aos políticos corruptos e aos oligarcas do poder econômico que o povo ganhe consciência política. Por isso que geralmente a política é mostrada por aí como sendo algo chato e asqueroso. E a mídia tende a reforçar essa visão ainda mais usando a desculpa da "demanda" para mostrar apenas "aquilo que o povo quer ver" e, assim, não debater sobre política nos meios de comunicação, alegando que "o povo não gosta de política". O retorno e o lucro que se obtém com futebol e novelas realmente é maior do que o obtido com programação política, e isso alimenta ainda mais o ciclo vicioso que mantém o povo alienado e despolitizado. Desse modo, o povo é mantido manipulado por ter uma péssima educação básica, por não ser estimulado a debater sobre política e por viver excessivamente apegado a coisas fúteis. Se esse ciclo não é quebrado, apenas os mais ricos se beneficiam dentro do sistema.

Voto NÃO é brincadeira!

Habilitação política
Quem viveu nos Anos de Chumbo da ditadura militar sabe perfeitamente sobre a importância e a conquista que o voto e as eleições diretas representam para os brasileiros. Mas as gerações que não participaram das Diretas Já e que não conheceram a Lei da Anistia talvez não tenham plena consciência dessa importância. Talvez, por isso, muita gente anule o voto, venda o voto ou faça tantos votos de protesto. O problema do voto é que ele não é encarado com a devida seriedade por grande parte dos eleitores. É por isso que eu sou a favor de uma Carteira de Habilitação Eleitoral. Essa 'Carteira Eleitoral' seria similar a uma Carteira de Motorista, pois exigiria conhecimento e formação política de quem quisesse votar. Todos que quisessem se tornar eleitores deveriam fazer um cursinho preparatório para, se aprovados, receber a carteira e o título de eleitor. É absolutamente perigoso dar o direito ao voto para pessoas que não sabem da existência dos Três Poderes, que não sabe o que faz um senador ou que não sabe o que é uma democracia. O voto de analfabetos políticos é um prato cheio para demagogos e corruptos. Por isso, também, que eu sou a favor do voto facultativo, mas isso é assunto para outro post. O que quero que fique claro aqui é a importância de se difundir a alfabetização política. Enquanto não houver uma consciência maior com relação à política, escolher nossos representantes vai continuar se limitando a ter certos "favores" em troca do voto.

0 comentários:

Postar um comentário