quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Para que liberar a maconha?

Desenho feito por supostos ETs numa plantação de trigo

Pode parecer um absurdo total à primeira vista alguém ser a favor da liberação de mais uma droga, no caso, a maconha. Mas pense bem: quem você acha que está ganhando deixando as coisas como estão?


Para o narcotráfico funcionar, são necessárias quatros peças fundamentais: o fornecedor, o varejista, o financiador e o corrupto. Se uma dessas peças envolvidas não funcionar, o tráfico emperra. Os fornecedores são aqueles que fazem o plantio e produzem as drogas. As drogas só são produzidas porque existe uma demanda, e essa demanda vem justamente do financiador, que é o usuário que consome a droga. Para fazer a ligação entre o fornecedor e o financiador, surge a figura do varejista, que é o traficante que vende a droga para o usuário. Mas para tudo isso funcionar, ainda é necessário o corrupto, que geralmente é algum representante do Estado que ganha dinheiro do tráfico para permitir a entrada da droga no país. Os corruptos são representados pelos policiais corruptos, pelos falsos pastores que financiam o tráfico só para "salvar" os dependentes na sua igreja e também pelos políticos que participam do transporte da droga (o helicóptero da família do senador Zezé Perrella apreendido com mais de 400 kg de pasta-base de cocaína é um exemplo disso).

Até os ETs curtem a erva
Não adianta tentar combater o tráfico, porque o sistema está totalmente corrompido e o personagem base do tráfico, que é o financiador (usuário) está disposto a pagar o que for necessário para ter a sua droga, seja ela legal ou não. O único jeito de quebrar esse ciclo é através da legalização de algumas drogas, no caso deste post, a maconha. Com a droga legalizada, o pilar central que sustenta o tráfico – que é o usuário – passará a comprar a droga legalmente. Isso vai desmantelar todo o tráfico, porque o traficante não vai ter para quem vender, o fornecedor não vai ter para quem distribuir e os corruptos vão ficar de bolsos vazios. E sem tráfico, toda a violência gerada por ele desaparece. O narcotráfico, nesse caso, simplesmente quebra. Foi por isso que a maconha foi legalizada no Uruguai. Os reacionários, seja por ignorância ou por fascismo, acabam indo contra a legalização e defendem, assim, os traficantes, os corruptos e os fornecedores. E ainda há pessoas como a conservadora Rachel Sheherazade que dizem barbaridades como a do vídeo abaixo em rede nacional:


Não é nenhuma surpresa para mim ver Rachel Sheherazade proferir asneiras reacionárias na televisão. Em outros posts também tive a oportunidade de desconstruir alguns de seus argumentos paleolíticos e religiosos. Como formadora de opinião, ela prova ser uma grande desinformadora. Se alguém acha que a educação ou a repressão resolvem o problema das drogas, como sugere a Sheherazade, então por que esse modelo nunca funcionou em nenhum lugar do mundo?

Santa ignorância, hein, Sheherazade?

É claro que a liberação da maconha deve ser acompanhada de uma regulamentação forte e rigorosa, pois estamos lidando com uma droga psicoativa. Clínicas de reabilitação e campanhas de orientação devem ser criadas juntamente com a legalização. Apesar de existirem vários benefícios em descriminalizar a maconha, a redução do tráfico ainda é a sua maior vantagem. Com isso, outras drogas também deixarão de ser consumidas, porque a maconha quase sempre é a primeira droga que os usuários compram das mãos dos traficantes. E é justamente o traficante que apresenta as drogas mais pesadas aos usuários de maconha. Com o fim do contato entre o usuário de maconha e o traficante, o tráfico como um todo vai enfraquecer.
Reprimir o tráfico com violência e proibição só serve para gerar mais violência e mais tráfico. Então, antes de entoar o coro dos conservadores, faça a análise dos prós e contras para fundamentar da forma mais racional possível a sua opinião.

0 comentários:

Postar um comentário