segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Refutando o "Vai ler a biblia!"


Eu confesso que adoro debater sobre religião com cristãos, porém, a discussão nem sempre termina de forma cordial. E mesmo nas vezes em que a conversa acaba civilizadamente, vez por outra ela é encerrada com um sonoro "Vai ler a Bíblia" vinda por parte dos cristãos. Essa expressão "Vai ler a Bíblia" funciona, na verdade, como um ad hominem eufemístico que ressalta a minha "burrice" com relação a assuntos bíblicos. Mandar-me ler a Bíblia soa, notavelmente, como um complexo do pombo enxadrista, uma vez que esse "argumento" dá ao interlocutor um subterfúgio para que ele saia ileso pela tangente no debate. O "Vai ler a Bíblia" é um mero sofisma que serve de pretexto para tentar dar sustentação a uma argumentação fraca ou inexistente. Mas eu vou além, pois quero usar esta postagem para refutar definitivamente essa 'tática' que só escancara a ignorância de quem a usa num debate.

É pra isso que serve a Bíblia?

Existem quatro motivos pelos quais ler a Bíblia não é algo necessário para debater sobre religião. Vou citar esses motivos a seguir:

Primeiro: A Bíblia é um livro de mitologia
No Novo Testamento, as palavras de Jesus foram distorcidas por causa dos erros de tradução e pelos remendos mal feitos no Concílio de Niceia. O cristianismo, para quem não sabe, foi montado através de um rocambolesco sincretismo religioso com cópias descaradas da mitologia persa e suméria. O próprio judaísmo foi uma cópia descarada do zoroastrismo. O Concílio de Niceia, como acabei de citar, serviu, basicamente, para usar a religião como meio político de manipulação das massas e, dessa forma, criou esse 'Frankenstein religioso' que é o atual cristianismo. Para quem duvida, este vídeo aqui PROVA que a Bíblia veio do politeísmo sumério. Preste atenção na Epopeia de Gilgamesh e no Enuma Elish e note as coincidências.


Segundo: Deus não se comunica através de livros
Não é necessário um livro para que Deus se comunique com as pessoas. Basta imaginar alguém que tenha nascido cego, surdo e mudo e assim viveu por décadas antes de morrer. Como uma pessoa nesse estado, que viveu anos e anos na escuridão e no silêncio absolutos, poderia ter a percepção da existência de Deus se ela nunca leu ou ouviu versículos bíblicos? Se há mesmo um deus que interfere na realidade objetiva, este deus fala de modo particular com cada um. Não é necessário um livro antigo escrito por humanos passíveis de erro para tal. É ridículo que num mundo com milhões de analfabetos, Deus se comunique justamente através de um livro velho escrito há cerca de dois mil anos.


Terceiro: Livros não provam nada
A Bíblia não prova coisa alguma, porque livros não provam nada. O que prova alguma coisa são as evidências e os fatos. Da mesma forma que o Alcorão ou o Bhagavad Gita não provam nada, a Bíblia também não prova coisa nenhuma. Eu vejo a Bíblia mais como um guia espiritual – e não como uma "verdade suprema". Além disso, a Bíblia foi escrita por homens, e não por Deus.


Quarto: Exegese e hermenêutica são falácias
Ler a Bíblia não torna ninguém mais sábio ou moralmente superior. Eu até tentei ler a Bíblia inteira quando era mais jovem, mas desisti logo no primeiro livro. Tem tantos absurdos no Gênesis, que é impossível levar aquela historinha infantil a sério. É preciso intepretar tudo que seja errado, violento ou antiquado e levar ao pé da letra somente as cosias boas. Ou seja: é necessária uma interpretação seletiva que não faz o menor sentido. Na verdade, todo o Velho Testamento é repleto de monstruosidades, como pude constatar posteriormente. Então, esse livro "Sagrado" de sagrado não tem nada.


Portanto, chega de usar esse argumento ridículo mandando os outros lerem a Bíblia.


11 comentários:

  1. Ler a Bíblia não faz ninguém melhor. É só vermos orgulho que impera entre os protestantes. Além do mais, a Bíblia sem a Tradição oral tem muitas partes incompreensível. Na Igreja Católica, desaconselha-se a leitura antes de ter certos conhecimentos. Não é proibido, mas será uma completa perda de tempo. O principal é a vivência da Fé. Se colocarmos uma criança numa faculdade, ela vai ficar boiando. Precisa-se de muitos pressupostos para entender a fundo suas palavras. Não é um livro histórico, apesar de haver alguns fatos históricos. Há também muitas lendas e alegorias. A maioria das histórias quer mais apontar para um fundo moral e doutrinário do que propriamente relatar algum fato. E começar a ler pelo Gênesis é a pior coisa. Normalmente, se começa pelos Evangelhos e cartas de Paulo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exatamente por isso que mandar "ler a Bíblia" é um argumento que não serve para outra coisa a não ser alimentar o complexo do pombo enxadrista de alguns crentes. Apenas alguns pontos específicos da Bíblia possuem sabedoria e merecem ser respeitados. Fora isso, haja exegese e hermenêutica para interpretar tantos fatos contraditórios. Isso sem falar daqueles que interpretam a Bíblia à sua própria maneira, o que geralmente é desastroso.
      Honestamente, eu confio mais na bula de um remédio do que na bíblia.

      Obrigado pela participação. Abraço.

      Excluir
  2. Nós católicos inclusive dizemos que a Bíblia não é uma bula de remédio. Isto de mandar ler a Bíblia é coisa de protestante. O Antigo Testamento foi escrito por hebreus e para os hebreus. O Novo Testamento foi escrito por cristãos para os cristãos, e assumiu-se também o Antigo Testamento. Qualquer uma das religiões milenares funciona da seguinte forma: primeiro há uma conversão à religião, onde os hábitos e a mentalidade são moldados, depois vêm as leituras, as quais dão respaldo ao comportamento pregado. A conversão não vem pela leitura da Bíblia, e sim pelos exemplos de vida e pregações. Jesus não mandou ninguém ler a Bíblia. As ordens dele eram para pregar o Evangelho e amar uns aos outros como Ele nos amou. Aliás, a Bíblia era quase inacessível há uns 500 anos, antes da invenção da imprensa. Eram livros enormes e caríssimos escritos à mão, e muitas comunidades nem tinham todos os livros. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha aí que bacana: você sim é um exemplo de cristão consciente. Engraçado que a maioria das pessoas que usam esse argumento de mandar ler a Bíblia quase sempre são evangélicos que nunca leram a Bíblia toda.

      Obrigado pela participação. Abraço.

      Excluir
  3. "Engraçado é que os que leram a bíblia toda e discordam da mesma é porque tem algum problema psicológico ou moral oculto que para ter a certeza que estão certo discorda de alguma lei que possa puni-los por suas falhas. Não é correto julgar uma historia de fé milenar por uma idiocracia atual que se auto confessam não existir um Deus que seja capaz de lhe julgar por suas imoralidades morais ou intelectuais"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não foi apenas Nietzsche que discordou da bíblia ao lê-la inteira: Richard Dawkins, Stephen Hawking, Albert Einstein e Christopher Hitchens também discordaram da moral antiquada da bíblia. E nem por isso eles possuem qualquer problema moral ou psicológico. Um livro machista, homofóbico, xenofóbico e que apoia a escravidão (principalmente no VT) não deveria servir de guia moral para ninguém no século 21.

      Excluir
    2. wellington fernando...vc deu um soco ou um tapa no alessandro santos? seu comentário foi bem inteligente. O ser humano tem esta necessidade de fé para tentar ser uma pessoa autodeclarada "normal" . Um dia a bíblia será vista pela maioria das pessoas como um livro de mitologia.

      Excluir
    3. Isso aí eu deixo para ele escolher. Se as pessoas parassem de pensar com a cabeça dos outros, certamente teríamos mais cientistas e menos fanáticos religiosos. Por isso eu sou um defensor incansável do livre pensamento e da divulgação científica. A bíblia é um livro que foi muito útil para a época em que foi escrita, mas para o século 21, um livro de ciência valoriza muito mais o nosso intelecto.

      Excluir
  4. seus argumentos não dizem nada, como alguém pode julgar algo que não conhece?? impossível. Entendo seus questionamentos, são racionais. Mas não dizem nada. Como eu poderia discordar de vc se não lesse todo o seu texto??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas que coincidência, seu comentário também não diz nada.

      Excluir
  5. A minha opinião é que a bíblia é um conjunto de BESTEIRAS.

    ResponderExcluir