terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Século XX: o século da tirania


O século 20 (1901 d.C. - 2000 d.C.) ficou conhecido por ter sido um século repleto de ditaduras, autoritarismos, totalitarismos e tiranias. Muitas dessas ditaduras surgiram pela disputa ideológica e política entre a esquerda e a direita. Esta ambição de ideais custou milhões de vidas e nos levou a guerras estúpidas e sem sentido. Se há alguma dúvida com relação a isso, basta ver quem foram alguns dos principais ditadores do século XX:

Josef Stalin


Vladimir Lenin


Adolf Hitler


Benito Mussolini


Mao Tsé-Tung


Fulgencio Batista


Fidel Castro


Saddam Hussein


Augusto Pinochet


Juan Carlos Onganía


Juan María Bordaberry


Castelo Branco


Slobodan Milošević


Muammar Kadafi

A lição que ficou com tudo isso foi uma só: a de que as ditaduras não tornam o mundo melhor. A democracia – apesar dos seus problemas – ainda é o melhor sistema político que dispomos para evitar genocídios e injustiças.

2 comentários:

  1. o que a foto do sr. Castelo Branco faz no meio destes facinoras , faz favor de pensar na sua falta de visao das realidades ja vividas portanto mensuraveis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que hesitei em mencionar o ex-presidente Castelo Branco na lista devido a tolerância que ele teve no início do regime - mas por ele ter sido o primeiro de uma ditadura e por ter sido o militar "eleito" para aplicar o golpe, então teve que aparecer aqui. Porém, concordo contigo: o Sr. Castelo Branco, como chefe de Estado, não teve nenhuma semelhança de caráter com os demais dessa lista.

      Excluir