quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

A direita e o conservadorismo

Reacionários prontos para atacar

Apesar do conservadorismo ser uma linha de pensamento teoricamente independente das ideologias da direita/esquerda política, quase sempre o reacionarismo está ligado à direita dos neoliberais econômicos. Os liberais conservadores – mais conhecidos como reaças – parecem estar todos unidos através de um cordão umbilical ideológico que visa criar uma espécie de eugenia social. Para um reacionário, pobres e minorias não são nada além de "reclamões" que estão querendo "atrasar" o país com ideias "esquerdopatas". Sinceramente, o discurso da direita é muito individualista e pouco humanista. Não acho possível vivermos em paz num mundo onde uns nascem com tudo e outros nascem com nada. Em um mundo desigual, a meritocracia simplesmente não tem como ser aplicada, pois ela acaba sendo justa com os injustos e injusta com os justos. E esse ciclo vicioso do sistema se mantém porque manda nele quem tem mais dinheiro. Enfim, eu tenho repulsa por essa direita que quer enriquecer empobrecendo os outros. Mas focando no conservadorismo, creio que essa ideologia seja uma variante do nazifascismo. Se opor a minorias e querer massacrar economicamente determinados grupos é algo que me causa um déjà vu muito preocupante. Por isso, se você é liberal econômico, procure pelo menos ser um 'liberal libertário' que respeita as liberdades individuais e os grupos socialmente reprimidos. Acho que a direita deveria se livrar desse estigma de ser autoritária e reacionária.

Se você duvida que a maioria dos reacionários sejam de direita, vou deixar abaixo alguns nomes dos principais ícones da Direita Conservadora brasileira:

Boris Casoy
Danilo Gentili
Diogo Mainardi
Graça Salgueiro
Jair Bolsonaro
Leandro Narloch
Lobão
Luiz Felipe Pondé
Marco Feliciano
Marisa Lobo
Olavo de Carvalho
Padre Paulo Ricardo
Paulo Eduardo Martins
Rachel Sheherazade
Reinaldo Azevedo
Rodrigo Constantino
Silas Malafaia

Durma com o barulho dessa gente!


Uai, não gostou?

Então vaza, reaça! Rarará!

4 comentários:

  1. Bem meu caro antes de tudo... seu blog é sensacional, a lucidez com que debate assuntos de relevância e complexos é admirável, o que dizer sobre a direita política conservadora brasileira, as palavras dos senhores que a defendem já dizem tudo, é a síndrome da não superação da Guerra fria, eu estaria sendo hipócrita em dizer que sou de esquerda ou direita, pois ainda tenho muito a aprender sore política em geral, mas creio que tenho uma queda natural para a esquerda, contudo não sou socialista e muito menos comunista, creio que talvez seja Social Democrata, ou melhor DEFENDA, A SOCIAL DEMOCRACIA.

    Bem legal a imagem dos ''reacionários'', como você bem colocou, a direita política brasileira tem de superar o velho chavão de ser facista ou ditatorial, mas fica bem difícil quando vejo gente se referir aos militares como '''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''heróis de 64''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''' acho que esqueci mais umas 300 aspas a direita e 56748 a esquerda mas tudo bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas considerações, ribeiro.
      A direita brasileira é por demais caricata e a única coisa que gritam em coro contra a esquerda é: "Fora corruptos!" - como se não houvesse também corrupção na ala direita.
      Eu também não me vejo como socialista, mas sim como social democrata e simpatizante do keynesianismo. A direita precisa amadurecer um pouco mais antes de xingar todo mundo de comunista ou de corrupto. Há possibilidades diversas de ideologia na política.
      Abraço.

      Excluir
  2. Ah... a direita conservadora/liberal reacionária brasileira, sobram para seus defensores antagonizar o socialismo e mostrar seus ideais como uma maravilha adorável, porém muitos desses seus defensores me aparentam ter muito medo de uma foice e de um martelo, não, não me refiro ao comunismo e sim o medo de fazer algo útil e trabalhar.
    Ainda tenho sérias dúvidas quanto ao meu posicionamento político, talvez eu tenha uma leve simpatia por algumas ideias de direita mas me identifique mais com a esquerda, ou centro esquerda.
    É necessário portanto perceber que os conceitos de direita e esquerda carregam consigo uma fabulosa História de pré-conceitos e depurtações ideológicas, acompanhados de muitas falácias ditas pelos seus ditos defensores, alguns ainda pensam que estamos no século passado, não gosto muito dessa classificação, é preferível dividir sem generalizar tudo e todos, talvez seja melhor classificar entre: conservadores, liberais, progressistas ,etc, mas alguns desses conceitos são independentes da divisão política tradicional.

    Ambas, direita e esquerda devem se adaptar ao cenário atual, os ditos direitas devem no mínimo: parar de generalizar as ideias de esquerda e apoiar malucos como Comte, ''O CAPITALISMO É O ÚLTIMO ESTÁGIO DO DESENVOLVIMENTO HUMANO'',....sei... o capitalismo imperialista do séculos 18 e 19... SQN, CESSAR ESSE APOIO CEGO AO CAPITALISMO CORPORATOCRATA E SE PREOCUPAR UM POUCO MAIS COM AS MINORIAS, entender que nem todos nascem em berço de ouro e com excelentes oportunidades de vida, ampliar o conceito de ''todos temos ideias diferentes'', e finalmente enxergar o mal do extremo-conservadorismo. Os ditos esquerdas devem entender que não tem como aplicar o comunismo no mundo de hoje, deixar um pouco de mão essa utopia marxista que SEMPRE termina com ditadores no comando e corpos de inocentes em valas, aceitar os benefícios do sistema capitalista e ver que nem todos os seus valorizadores são Rockfellers da vida. Por fim entenderem uma coisa básica: URSSS SE FOI.

    Claro que nem todos de direita ou de esquerda tem uma mentalidade tão atrasada defendendo ideias retrógradas, ambos os lados tem de se conciliar e aprender a viver democraticamente, a conjuntura política deve ser ponderativa entre lados opostos, ou então cada vez mais nascerão destropatas e esquerdopatas que poluirão a mente já nefasta do brasileiro e dos povos subdesenvolvidos em geral.
    O post foi bom como sempre mas eu gostaria de destacar dois pontos; o tio Olavo e o conservadorismo.

    COSERVADORISMO
    tal ideologia não é coisa de facistóides e malucos alienados de extrema direita, sim, eu sei que existem fanáticos nesse meio mas também há os bem intencionados, conservadorismo vem de conservar, conservar valores e costumes em oposição a banalidade e uniformização cultural, em resumo o ideal É de TRADICIONALIDADE, SIM EU SEI QUE TEM SEUS DEFEITOS MAS GENERALIZAR É RUIM, nem todos são extremos conservadores ou como eu digo ''os conservas que querem ficar em conserva''.

    O TIO OLAVO
    Esse ser representa um potencial perigo para qualquer mente pensante na face do cosmos, eu particularmente não conhecia o ''mestre'' Olavo, quando me falaram dele logo pesquisei por seus livros e vi alguns de seus vídeos no youtube, e ........ bem, nem preciso dizer o resultado, antes mesmo de assistir alguns outros vídeos que desmascaram tal senhor eu conclui que o que ele defende são teorias conspiracionistas level majestic 12 e illuminati, seus supostos argumentos se resumem em falácias bem escondidas com uma retórica forte, seres como ele que fazem mal a imagem da já desgastada direita brasileira, posts como os seus que desmascaram tal senhor são muito bem vindos, o mais triste de tudo é ter de perceber que um rélis moleque de 14 anos como eu foi capaz de perceber as mentiras desse profisÔ, e marmanjos de 30 e 40 anos babam ao ouvir ele falar.
    Perdão pelo looooooongo comentário, para finalizar uma pergunta final: quem é o tio que aparece na foto no fim do post?
    PERDÃO 2 por qualquer erro de ortografia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Emanuell, seu comentário foi de uma lucidez poucas vezes vista nos comentários aqui do blog. Parabéns por sua maturidade política, apesar da sua pouca idade. Estou sem tempo para comentar mais profundamente sobre as suas palavras, mas desde já agradeço a sua participação.
      Quanto ao tio, nem lembro mais quem é e nem onde achei o meme. Provavelmente veio do Facebook.
      Obrigado mais uma vez e um grande abraço.

      Excluir