quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

A misoginia é um crime contra a humanidade


A misoginia, para quem nunca ouviu falar, é um tipo de comportamento antissocial que difunde o ódio e a violência contra as mulheres. É desnecessário dizer que esse ódio irracional e antihumanista é totalmente contrário a todas as condutas éticas adotadas pelos direitos humanos. Grande parte da violência que é direcionada contra às mulheres existe justamente por causa da misoginia. Daí que vemos feminicídios, estupros em massa, violência doméstica, repressão sexual, entre outras aberrações construídas ao longo de séculos por sociedades machistas, patriarcais e misóginas.

A misoginia no mundo atual
É simplesmente revoltante e inaceitável que em pleno século XXI homens e mulheres ainda sejam tratados de forma tão desigual dentro da sociedade. Apesar dos avanços das políticas igualitárias, dos direitos humanos e das lutas dos movimentos feministas, hoje em dia ainda temos muito machismo e misoginia que colocam as mulheres como sendo "inferiores" em relação aos homens. Infelizmente, ainda há muitas pessoas (quase sempre homens) de mente perturbada que ousam culpar as mulheres por toda a desgraça do mundo. Por conta dessa visão equivocada e doentia da realidade, muitos misóginos criam grupos de ódio na internet incitando violência contra o sexo feminino. Um caso que me causou muita revolta foi o site Homem de Bem, onde o seu autor excreta ódio gratuito contra mulheres, homossexuais e ateus. Se você não tiver estômago, nem entre nesse site repugnante, porque apenas algum criminoso ou psicopata seria capaz de escrever tantas barbaridades.

Mulher paquistanesa atacada com ácida no rosto por dizer 'não' a um homem

'Brincadeirinha' ou misoginia?
Ao contrário do que já me acusaram, eu nunca afirmei que mulheres são superiores aos homens ou que homens são superiores às mulheres. Ideias de superioridade são sempre burras e desastrosas. O que eu defendo é a igualdade de direitos. Quem diz que já atingimos a igualdade entre os sexos é porque nunca sentiu na pele as restrições machistas que ainda existem, tais como as constantes ameaças de violência sexual, os abusos e a violência doméstica, a relativização das dores femininas, a educação repressora (muitas vezes com respaldo religioso). Enfim, não me surpreende nem um pouco, por conta de tudo isso, que algumas feministas mais radicais vociferem com ideologias que beirem a misandria. Mas como esperar sutileza daquelas que nunca tiveram voz e nem vez?
O que me dói nisso tudo é que nem nos tempos das cavernas (Paleolítico) as mulheres eram tratadas desse jeito. Estamos atrás até dos trogloditas da pré-história nesse sentido. 

Já passou do tempo desse machismo acabar

Vítimas ou culpadas?
Este post foi escrito com a intenção de destruir de vez qualquer argumento misógino e estúpido que sirva para culpar as mulheres pelas mazelas sociais do planeta. Portanto, vamos refletir sobre o seguinte:

1-Quantas mulheres foram ditadoras?
Compare a quantidade de mulheres ditadoras, genocidas e tiranas que governaram o mundo com a quantidade de homens ditadores. Praticamente 100% dos ditadores foram homens (se não todos). Os maiores assassinos da história foram homens. As mulheres é que foram as maiores vítimas.

2-Quantas mulheres defendem o 'masculinicídio'?
O masculinicídio seria o assassinato e extermínio exclusivo dos homens (sexo masculino). Tirando uma ou outra louca, como a Solanas, não se vê mulheres fomentando discurso de extermínio contra os homens. Mas o contrário, o feminicídio (assassinato de mulheres), é difundido impunemente por diversos sites e páginas de redes sociais.

3-Quantas mulheres escreveram livros "sagrados"?
Não é novidade para ninguém que acompanha este blog que a Bíblia é um livro abarrotado de atrocidades, genocídio, violência, preconceito, sexismo, homofobia, contradições e monstruosidades sem fim. E tanto a Bíblia quanto outros livros religiosos como o Alcorão foram escritos por homens. Mulheres nunca escreveram livro religioso algum que estabelecesse de forma sagrada o sexismo e a submissão de algum gênero.

4-Quantas mulheres matam por homofobia?
A homofobia e o machismo são quase sinônimos, pois um ajuda a alimentar o outro. E aí eu pergunto: quantas mulheres saem por aí em bandos espancando e matando gays e lésbicas? Praticamente 100% dos crimes com motivação homofóbica vêm de homens.

5-Quantas mulheres interferem na liberdade de ir e vir dos homens?
Você já viu algum homem ser ameaçado de estupro por uma mulher por andar sem camisa? Não? Pois é, mas tem mulher que é ameaçada de violência sexual todos os dias independente da roupa que use para andar nas ruas. E ainda há quem culpe as mulheres por isso, vai entender...

6-Quantas mulheres foram responsáveis por estupros em massa?
A limpeza étnica, tão praticada em guerras ao longo da história, foi comandada exclusivamente por homens. Mulheres não promoveram estupros em massa, não criaram campos de concentração e não castraram em massa os homens de outras etnias. A ordem para essas barbaridades sempre saíram de um alto comando liderado por algum homem.

7-Quantas mulheres criam páginas misândricas por ouvirem um 'não' de um homem?
Pois é, a maioria das páginas misóginas da web são de homens mal amados e que não sabem lidar com um simples 'não'. Se não deu certo com uma, há outras milhões de mulheres no planeta que podem dizer 'sim'. Sem falar que os homens precisam aprender que muitas vezes o problema está neles e não nas mulheres. Nunca confundam amor com pena. Nenhuma mulher é obrigada a ficar com um homem por pena. Se quer ser amado, procure desenvolver suas qualidades e minimizar os seus defeitos. O amor é um sentimento de entrega, e nunca de imposição.


Malala: pelo direito das mulheres terem direitos

Isso tudo citado acima é só para ficar em alguns pontos básicos, pois há muitas outras discrepâncias por aí. Quem transformou o mundo nessa porcaria não foram as mulheres, foram os homens: porque são os homens que comandam as regras das sociedades patriarcais. Culpar as mulheres pelos problemas do mundo e pela nossa história sangrenta é completamente absurdo: é um insulto à justiça. O discurso que alimenta a misoginia é sórdido, mentiroso e omite toda a violência machista praticada ao longo da história. É por isso que o respeito às mulheres é um imperativo: uma obrigação de todos os homens. Nós, homens, temos que deixar de ser machistas, falocêntricos, arrogantes e aprender a escutar o que as mulheres têm a dizer. E o mais importante: atender às reivindicações delas como forma de justiça e também para honrar o nosso senso de empatia por todos os seres humanos.  

"O que me preocupa não é o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética... O que me preocupa é o silêncio dos bons."
(Martin Luther King)


“A dominação do homem pelo homem começou com a dominação da mulher pelo homem" 
(Karl Marx)

PS 1: Se algum analfabeto funcional vier dizer que estou afirmando que as mulheres são santas, fique sabendo que as mulheres podem ser tão canalhas quanto os homens. O que este post tenta mostrar é que a misoginia não possui nenhuma coerência lógica além de ser criminosa. O potencial para ser 'mau' é igual para ambos os gêneros. Apesar disso, entre admirar as mulheres e os homens, eu prefiro admirar as mulheres, porque não foram elas que causaram as maiores desgraças da nossa história – além de terem sido injustiçadas e repreendidas por milênios. Ou será que algum ingênuo acha que são as mulheres que mandam no mundo?

PS 2: Para os que acham que o feminismo é um tipo de machismo invertido ou um tipo de revanchismo, por favor, olhem este tumblr e tirem as suas próprias conclusões.


Não gostou? Então...

11 comentários:

  1. Ótimo post amigo Wellington.

    As pessoas, tanto homens como mulheres de todas as esferas sociais, deveriam analisar melhor o que dizem a respeito da posição da mulher em seu meio. Vivemos em uma sociedade machista ainda sim, onde a lei do mais forte prevalece, em contrapartida vemos algumas mulheres que acabam pegando valores masculinos para obter vantagens e até mesmo crescer socialmente, o que gera as abominações atuais das feministas extremistas.

    Mais uma vez parabéns pela colocação nesta grande rede de dados chamada internet, o qual temos de cavar algo de bom para ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Unknown.
      Sim, a coisa é mais ou menos por aí. A proposta deste post foi de despertar uma reflexão nas pessoas sobre a forma como as mulheres são vistas. Ainda há muito chão a ser percorrido no caminho rumo à igualdade entre homens e mulheres.
      Obrigado pelo prestígio e pela sua participação.
      Namastê!

      Excluir
  2. excelente o post Wellington é até dificil acreditar q um homem tenha conseguido ter tanta empatia com as mulheres e as injustiças a q somos submetidas, parabens , vc me deu alguma esperança nos homens, espero q apareçam muitos outros iguais a vc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sara.
      Agradeço pela sua participação e pelas suas palavras. Há outros homens que também têm uma visão semelhante a minha, como é o caso do colunista Alex Castro, do PdH. Aprendi muita coisa com ele sobre a igualdade de gêneros. E nem mesmo nós, que reconhecemos a nocividade do machismo, estamos livres de cometer atos machistas involuntariamente por termos sido criados num mundo que ainda é fortemente sexista. Precisamos nos policiar sempre para respeitar todos os seres humanos igualmente. A luta pela igualdade entre homens e mulheres nada mais é que uma obrigação de todos que exige uma luta diária contra tudo que aprendemos de errado.
      Sobre a misoginia, ela é uma violação grave dos direitos humanos que precisa ser combatida com unhas e dentes em todos os lugares. Não podemos permitir que mais e mais mulheres sejam vítimas de violência. A violência não merece nenhuma chance.

      Namastê!

      Excluir
  3. Seu post é coerente, todavia citou apenas as atrocidades dos homens na vida social, em detrimento ao que eles construiram para a sociedade. Não dá nem para compararmos!

    A mulher moderna perdeu o valor social. Antes servia para educar e construir uma familia. Hoje não serve para mais nada, senão ainda incutir desejo sexual. Mas em breve esse status perderá o glamour, pois a tecnologia e a estética aplicada aos homens se desenvolvem a passos largos.

    As mulheres são fúteis por natureza. Antes estavam reprimidas, hoje possuem liberdade para agir e demonstrar o que realmente são. Prefiro o machismo ao feminismo. Antes éramos centralizados em bons costumes e bons valores.

    Você não sabia que a violência é afrodisíaca para a mulher? Essa não é apenas minha opinião, mas de muitos e muitos. E cada dia cresce mais o número de adeptos. Veja o mundo realista e saberá do que estou falando. Não precisamos ser misóginos para entendermos a decadência da mulher.






    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já ouvi muito essa conversa, mas depois que conheci melhor o feminismo, mudei de opinião. Leia Simone de Beauvoir e Betty Friedan e reveja os seus conceitos.

      Excluir
  4. Ah com certeza, desde a época das cavernas os homens exploram as mulheres... Elas saiam enfrentar dinossauros, ursos e leões a pauladas enquanto os homens ficavam entocados com a árdua tarefa de cuidar dos bebês...
    Depois com o domínio da agricultura as mulheres pegavam em arados, construíam diques e carregavam pedras enquanto os homem ficavam em casa penteando os cabelos.
    Também nas guerras medievais a mulheres iam na frente da tropa, lutando com espadas, lanças e escudos, enquanto os homens ficavam em casas e castelos recebendo poesias...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca disse que ser homem era um mar de rosas. O que quero dizer é que essa pseudo superioridade masculina não justifica coisas horrendas como a misoginia. Aliás, nada justifica a misoginia.

      Excluir
  5. Já li muito femimimismo pela internet,por isso não li esse artigo porque já conheço o discurso de cór e salteado. Porém,não pude deixar de ler a parte do "masculinicídio",que mostra como as mulheres (principalmente as feministas) são boas e quanto os homens são maus.
    Se acham que Valerie Solanas foi a única feminista que pregava morte homens,acho que deveriam se lembrar de Mario Matsunaga,e como seu assassinato gerou regozijo entre as feministas.
    Aqui estão uns links para lhes refrescar a memória.

    http://omarxismocultural.blogspot.com.br/2012/07/dualidade-de-criterios-no-caso-marcos.html

    ResponderExcluir
  6. Excelente texto. Este texto me fez enxergar certa situação que me ocorreu. Depois de mais de a década reencontrei um colega numa rede social e começamos a conversar. Imediatamente ele fez 3 incurssões de cunho nitidamente sexual e direto. Desconversei e seguimos conversando sobre nossas vidas e famílias.Até o dia que disse "não". Fui humilhada, xingada, inclusive publicamente no meu perfil da rede social. Parece-me que a negativa disparou um gatilho perverso para me humilhar e me injuriar, inclusive publicamente...Mas hj só penso no seguinte...Se estivessemos cara a cara, o que poderia ter acontecido??? A sociedade sempre dirá "a culpa é sua"..."Deu mole"..."Deu abertura"..."Não se deu ao respeito" Pois para o mundo a culpa é "sempre de Eva"...É meio complicado mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, este é um mal recorrente em sociedades machistas. Os homens não sabem ouvir um "não", mas precisam saber ouvir! É impossível uma vida civilizada em sociedade onde as mulheres não sejam respeitadas pelos homens. Se levou um NÃO de uma mulher, a vida segue e há outras mulheres que possam dizer sim para você. É preciso ter maturidade e respeito, coisa que, infelizmente, a maioria dos homens não foi educada a ter. Por isso que é necessário ensinar desde bem pequenos aos meninos que eles não devem ser "machos", mas sim, "humanos". Enquanto não existir uma educação igualitária que trate homens e mulheres com o mesmo respeito, muito pouco ou quase nada vai mudar.
      É complicado mesmo.
      Abraço.

      Excluir