quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Olavo: o filósofo de botequim

Retrato falado de um filósofo astrólogo de boteco

Durante muito tempo, eu tive dúvidas sobre o que o "filósofo" Olavo de Carvalho queria ao inventar tantas mentiras e apelando para tanta desonestidade intelectual em livros e vídeos na internet. Eu me questionava se ele tinha enlouquecido, se ele estava caducando, se ele estava carente ou mesmo se ele estava tentando 'trollar' a direita conservadora associando a sua imagem a de conspiradores birutas. Mas depois de um tempo observando, eu comecei a perceber que de bobo o Olavo não tem nada. Apesar dele não ter qualquer diploma de graduação e de nem mesmo ter cursado o ensino médio, ele realmente é bastante inteligente e esperto. Sim, Olavo de Carvalho é um sujeito bem esperto! Calma que eu já explico o porquê.

O astrólogo sem quarta série

A estratégia do astrólogo
Há uma regra dentro do empreendedorismo que diz que para você se destacar em algum investimento é preciso antes criar um diferencial. Sem um diferencial, os seus produtos e serviços serão iguais aos dos concorrentes e a sua empresa será apenas mais uma fazendo a mesma coisa que todas as outras fazem. Então nada mais óbvio que alguém tentar buscar um diferencial para se destacar, certo? Perfeito. É exatamente isso que o Olavo de Carvalho faz: ele se destaca apresentando hipóteses que divergem do senso comum. Quando o Olavão afirma, por exemplo, que "o nazismo era de esquerda", ele está indo contra todo um saber coletivo já consolidado de que o nazismo era de extrema-direita. Portanto, quando as pessoas escutam ele dizer que o nazismo era de esquerda, costumam então ter duas reações: ou caem na risada, ou então passam a enxergar no Olavo um paladino que está abrindo a 'Caixa de Pandora da verdade'. E é exatamente desse segundo grupo de pessoa que surgem os seus fiéis seguidores: as famosas olavettes.

É para isso que ele cria polêmica: para ficar famoso!

Precisa-se de idiotas!
Pois bem, todo mundo sabe que ideias conspiratórias que fogem 'daquilo que aprendemos na escola' sempre rendem livros, programas de tevê e até produtos. Assim como foi com "A Fraude do Século", "Eram os Deuses Astronautas", "O Caso Roswell" e "A Cidade Perdida de Atlântida", está sendo também com as ideias absurdas do Olavo de Carvalho. E o fio condutor da conspiração desse astrólogo falido é justamente a tal "Ameaça Comunista" inspirada pela Doutrina Truman. Ora, sabemos que no Brasil há muitos reacionários, despolitizados e conservadores que certamente seriam facilmente seduzidos por esta dialética erística e falaciosa do astrólogo. E são exatamente essas pessoas incautas e inconformadas com as mudanças que abraçam as ideias desse filósofo de araque.
A estratégia e o objetivo que Olavo de Carvalho traça é exatamente o de conquistar esse público reacionário e vender para eles seus livros, seus produtos da loja das Olavettes, ganhar grana com Adsense no Youtube, vender apostilas do seu curso de filosofia e, não menos importante: ficar famoso! Sim: Olavo tem um ego muito inflado e gosta de ser bajulado e adorado por seus súditos. Aí então se estabelece uma troca mutualista onde as olavettes escutam o que querem ouvir e o Olavo enriquece fazendo lavagem cerebral neles.

Rodrigo Constantino e a fórmula que descreve quem é Olavo de Carvalho

A direita tacanha
Pode ver, Olavo de Carvalho sempre defende o reacionarismo em nome da moral, dos bons costumes, da tradição, da família e da propriedade. Ele é um autêntico fóssil vivo derivado do Integralismo e remanescente jurássico da TFP (Sociedade Brasileira de Defesa da Tradição, Família e Propriedade). Nada mais esperado de alguém dessa laia do que a sua defesa ferrenha dos ideais autoritários da Igreja Católica. Além dos despolitizados, fascistas e defensores da extrema-direita, Olavo também acaba seduzindo muitos católicos ultraconservadores, como é o caso do Padre Paulo Ricardo. No fim das contas, essa visão retrógrada e moralista desse astrólogo medieval acaba prejudicando a própria direita política – já que ele se diz um defensor da direita conservadora e suas ideias malucas acabam, por tabela, sendo associadas ao liberalismo econômico.
Enfim, Olavo escolheu o lado que deseja defender, espero que ele tenha maturidade para assumir as consequências dos seus atos. Do contrário, homofóbicos, racistas, neonazistas, machistas e fanáticos religiosos sempre irão tratar este verdadeiro líder de seita como se ele fosse o próprio Deus.

6 comentários:

  1. Você está falando bosta rapaz! O Olavo sempre esculachou o Movimento Integralista, por este ser antiliberal, e nacionalista. Eu apoio muitas coisas que ele diz, mas sou radicalmente contra o liberalismo econômico. E pelo fato dele sempre ridicularizar o Plínio Salgado, então ele não merece respeito. E sempre achei ridículo e absurdo a afirmação dele de que os comunistas "ajudaram os nazistas". Nada a ver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi? Então eu preciso atualizar o meu software. Obrigado por me manter informado. Abraço.

      Excluir
    2. É fato histórico que em alguns momentos os comunistas e os nazistas se ajudaram. O Pacto Molotov-Ribbentropp não é invenção do Astrólogo., nem o fato de que alguns "donos do capital" alemães fugiram para a França assim que a merda estourou e depois da queda de Paris foram trazidos de volta à força (como Krupp, por exemplo).

      É claro, até onde essa "ajuda" era uma aliança ideológica profunda ou simplesmente derivada do interesse momentâneo dos nazistas em invadir a Polônia e evitar o erro da Primeira Guerra (lutar contra a Russia e a França ao mesmo tempo), bom, a Operação Barbarossa resolveu essa questão.

      Excluir
    3. Vc não precisa atualizar seu software. O fato de Olavo de Carvalho ridicularizar Plínio Salgado vai ao encontro do que disse sobre a necessidade que ele tem de ser um diferencial. Ele não quer ser diferente apenas, quer ser inteiramente novo.Ele próprio já comentou sobre quão é diferente de Paulo Francis, Diogo Mainardi, Merquior, etc, etc. É de fato muito esperto, sempre citando como fontes para suas idéias " livros exóticos de 1000 páginas que ninguém pode ler ou sequer conferir". Quando uma crítica lhe é enderaçada, ele simplesmente fala que sua obra é composta de diferentes camadas, só podendo ser compreendida na sua inteireza quando vista na sua camada mais profunda, que é o seu Seminário de Filosofia.

      Excluir
  2. O Olavo de Carvalho é um velhaco senil e geriátrico. Ele se suja o tempo todo na fralda, a mulher dele fica doida, precisa ficar o dia inteiro trocando fralda e limpando bunda suja de velhaco senil e lelé da cuca.

    ResponderExcluir