sábado, 24 de maio de 2014

Beleza é fundamental, SIM!

Feia é a vovozinha!

Antes que alguém comece a me criticar pelo título do post, vou logo esclarecendo duas coisas:

1º-A beleza é igualmente fundamental para homens e para mulheres.
2º-Não há um único padrão de beleza e nem um único tipo de beleza.

Muita gente protesta por aí contra a "ditadura da beleza", e com certa razão, afinal, padrões de beleza costumam ser cruéis e inacessíveis para a maioria das pessoas. Acontece que quando eu uso a palavra 'beleza', não estou me referindo ao padrão de beleza europeu-gordofóbico da nossa cultura. A beleza possui muitas faces e muitos conceitos, porque ela depende do ponto de vista de quem olha. O que é belo para mim pode ser feio para outra pessoa e vice-versa. Afinal, cada pessoa tem a sua própria beleza, assim como estrela tem o seu próprio brilho.
Aaaaah!
O que estou tentando afirmar com o título do post é que é inconcebível amar uma pessoa totalmente repulsiva aos nossos olhos. É preciso ter alguma beleza física para que possamos sentir o mínimo de atração que seja pela pessoa que nos encanta. Fora que se cuidar e se preocupar com a própria aparência demonstra que a pessoa tem autoestima e não é desleixada consigo mesma. Obviamente que não estou dizendo com isso que é saudável ter uma preocupação excessiva com a própria aparência. Devemos apenas procurar nos manter saudáveis e nos cuidar sem paranoias, afinal, é cuidando dos nossos jardins que as borboletas vêm até eles.
Também não devemos nos esquecer que além da beleza física, existem outras belezas, como a beleza interior, que é a beleza de caráter, de espírito. Não adianta ser linda por fora se você por dentro está podre. O problema que eu noto na maioria das pessoas que lutam contra a ditadura da beleza é que elas frequentemente confundem amor com pena. Amor é recíproco e saudável, pena, não. Não se deve amar uma pessoa por ter pena dela ser 'feinha'. Se for amar uma pessoa, a ame por gostar dela, pelo que ela significa para você ou pelo que ela é. O ditado "quem ama o feio, bonito lhe parece" tem sido interpretado da maneira errada. O que eu entendo por esse ditado não é que devemos amar alguém para torná-la bela, mas sim que a amamos por ela ser bela aos nossos olhos.

Quem foi que disse que beleza não se põe na mesa?

Sobre a inteligência, ela é importante, mas não a acho fundamental para a escolha de parceiros sexuais. Se fôssemos todos bissexuais ou assexuais, aí sim a inteligência poderia ser o fator mais importante. Mas para pessoas heterossexuais ou homossexuais, não dá para colocar a inteligência em primeiro plano sem ao menos considerar o sexo do pretendente antes. Como eu já cansei de dizer neste blog: a beleza e a atração sexual foram (e são) fundamentais para a nossa sobrevivência e ajudaram a moldar a seleção natural. Fazemos isso instintivamente quando nos olhamos no espelho ou quando vamos ao cabeleireiro. A beleza, como estou cansado de dizer, é um anúncio: "Tenho excelentes genes para transmitir". Portanto, se for para me relacionar com alguém só por causa da sua inteligência, então eu (que sou homem hétero) dispensaria uma bela mulher para me casar com o Stephen Hawking. Faz sentido isso?

Stephen Hawking: "Meu QI é 160: quer casar comigo?"

0 comentários:

Postar um comentário