sexta-feira, 23 de maio de 2014

Objetificação: desenhando para quem não entendeu

Anúncio cristão contra a "degradação" sexual da mulher

Eu concordo com os moralistas que há uma exposição um pouco exagerada da sensualidade do corpo humano (especialmente do corpo feminino) nos meios de comunicação (tevê, publicidade, jornais, games, quadrinhos, etc.). Mas essa ideia de hipersexualização e objetificação sexual, estranhamente, só é combatida dentro da mídia – e nunca fora dela. Dentro da mídia é hipersexualização, mas fora dela é apenas uma liberdade individual. Entendeu? Eu também não.
Esse discurso sempre me pareceu totalmente contraditório, pois se por um lado defendem que uma mulher deve ter liberdade para agir e se vestir como quiser, praticam um slut-shaming disfarçado de objetificação quando uma mulher é exposta sensualmente. Qual é o problema de sensualizar e expor suas partes atraentes como arma de sedução? Enfim, para quem não entendeu ainda, vou desenhar o que cansei de repetir em outros posts sobre esse assunto através das personas das charges abaixo. Num quadro será mostrada a sensualidade feminina e, no outro, a masculina, com suas respectivas reações por grupo. Note a parcialidade da maioria das opiniões (clique para ampliá-las):











Desenhos realizados com a ajuda do aplicativo online do site Mangatar.

2 comentários:

  1. existe uma diferença bem clara da mulher vestir ela o que quiser e nao ser julgada e colocar o corpo da mulher como venda. vc sabe disso, so faz de desentedimento porque é conveniente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que ela pode vestir o que quiser sem ser julgada, menos na tevê, né? A crítica do post é a esse pensamento cristão-conservador de que qualquer mulher com pouca roupa ou sensual na tevê ou na publicidade está "com o o corpo à venda."
      Não existe isso de "colocar o corpo da mulher à venda". Vender corpos humanos é crime, é trafico humano. Isso é outra coisa. Não é porque a mulher está sensual na publicidade que ela está à venda ou deve ser tratada como um objeto. Mulheres devem ser respeitadas em toda e qualquer situação independente de roupa, de sensualidade ou de qualquer outro fator.

      Excluir