sábado, 7 de junho de 2014

Iuzomismo?


As feministas (sim, estou generalizando) gostam de acusar de "iuzomismo" qualquer tentativa dos homens exigirem igualdade. Isso ocorre porque as feministas se acham juízas absolutas para julgar o que é igualdade e o que não a partir exclusivamente do ponto de vista delas. Eu concordo que as feministas não têm que lutar pelos direitos dos homens e que compete às mulheres a liderança dos movimentos feministas. Acontece que não se pode decidir o que é igualdade sem dialogar com o grupo que supostamente tem mais direitos (os homens, no caso).
Para entender o que estou tentando dizer, se pergunte: você acha que as feministas devem lutar pelo direito dos homens usarem saia? Minha resposta é não, as feministas não têm a obrigação de lutar pelos direitos dos homens usarem saia. Mas elas também não têm o direito de refutar essa ideia dizendo que é "iuzomismo". Da mesma forma que é repressão uma mulher não poder usar roupas "masculinas", também é repressão um homem não poder usar roupas "femininas". Se é para lutar contra padrões normativos de gênero, então vamos ter coerência. Antes de atacarem tudo dizendo ser iuzomismo, creio que as feministas deveriam parar para pensar que:

- Lutar para que os homens também possam usar saia ajuda a combater a homofobia. 
- Defender uma maior licença paternidade dá ao homem igual compromisso e responsabilidade de cuidar dos filhos. 
- Defender igual tempo de trabalho para se aposentar evita que os homens usem isso como desculpa para não ajudar nos serviços domésticos. 
- Apoiar o fim do alistamento obrigatório ajuda a reduzir o machismo nas forças armadas.
- Ser a favor dos homens realizarem trabalhos "femininos" sem serem chamados de gays ajuda a combater a homofobia.

Portanto, feministas, parem de achar que defender a igualdade de gêneros também para o lado dos homens é sempre ruim para vocês. E, pelamordedeus, parem de alimentar essa ideia sexista de que os homens não choram, alegando que tudo isso não passa de "male tears". Lembrem-se que lutar contra o machismo só é eficaz se ele for combatido em todos os lugares e em todas as formas. E homens, parem de querer que as feministas fiquem lutando por vocês: largue de comodismo, tirem essa bunda da cadeira e ajudem a combater esses padrões de gênero que prejudicam a todos, mulheres e homens.

11 comentários:

  1. Migo, sou feminista, acho que homem pode usar saia, e iuzomismo não é bem isso. Iuzomismo é quando o omi diz "mulher que bate em homem é covarde! Cadê a lei José?" o

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, é isso e muito mais - inclusive esse exemplo que vc citou.

      Excluir
  2. Respostas
    1. melhor do q ser zé buceta/vaginasta

      feto anencétero aqui não

      Excluir
  3. Lembrei desse termo e fui procurar o significado. Acho que esse é um dos textos mais incel que habita a interner

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ser por isso que é tão bom. Aliás, o feminismo separatista daquela época era tão tosco que se recusava a lutar por pessoas trans por não serem consideradas como "mulheres de verdade" pelo movimento. Era "iuzomismo" também. Daí que veio a transfobia das retardadas das radfems. Ainda bem que aquela porralouquice acabou.

      Excluir
  4. isso e uma vergonha esses boiola jamais vou aceitar isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes de vomitar qualquer forma de preconceito, primeiro, é preciso definir o que é, DE FATO, ser mulher. Afinal, nasce-se mulher ou torna-se mulher? E o que é SER uma mulher numa sociedade sexista fundamentada no patriarcado? Por que uma mulher trans é menos mulher que uma mulher cis se ambas pertencem ao mesmo gênero apesar do sexo biológico ser diferente?
      Sem responder a essas questões, qualquer luta identitária perde o sentido e vira briga de torcida.

      Excluir