quarta-feira, 4 de junho de 2014

Legalização versus tráfico: adivinha quem venceu?


Tem gente que acha que ser reacionário é cool e luta contra todas as mudanças sociais, mesmo contra aquelas que beneficiam a sociedade. Um exemplo clássico disso é a oposição ferrenha que fazem contra a regulamentação da maconha. Veja o que uma jornalista tipicamente conservadora disse em rede nacional sobre a descriminalização da maconha no Uruguai:


Porém, contrariando as previsões de araque dela, olha só o que aconteceu:





Não, você não leu errado: o Uruguai reduziu a zero o número de mortes ligadas ao comércio ilegal da maconha. Se duvida, os links seguem abaixo:
Após regulação, mortes por tráfico de drogas chegam a zero no Uruguai 
Uruguai não tem mortes ligadas ao tráfico desde que legalizou maconha 
Liberar maconha zerou mortes ligada à droga
ONU sugere descriminalização do consumo de drogas 

E aí, reaçada? Entenderam por que legalizar é o melhor remédio?

Tá tudo dominado!

2 comentários:

  1. Viram só?
    O que é melhor? Alimentar dispositivos repreensivos do Estado ou utilizar ferramentas direcionadas ás esferas sociais?
    Mujica é um gênio! Lembremos que no Uruguai, a maconha é vista como um problema de saúde pública, assim como o álcool, mas para combater tal problema, é necessário conhece-lo. Por que atacar o mercado desregulado com mais violência e não liberalizar o produto e conscientizar a população dos limites de seu uso? Promover assistência para usuários marginalizados é substancial na reconstrução de indivíduos afetados pelo vício, pois caso tenham o devido auxílio, eles serão transmutados em pessoas socialmente produtivas novamente. Descongestiona as prisões, conscientiza a população, garante o direito de lazer daqueles que querem celebrar o uso do produto moderadamente e gera auxílio para os necessitados. Isso é um Estado democrático.
    Sinceramente, não me surpreendi com a vitória do Mujica sobre a direita reacionária inútil, só não esperava que a mesma viria tão velozmente assim. Uruguai caminha lentamente a um futuro esplêndido.
    Te agradeço pelas informações deste post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo reacionário é um pessimista em potencial: um medroso cabeça-dura que acha que as coisas só podem mudar para pior. Por isso que ser revolucionário é uma atitude de coragem. A regulamentação do uso da maconha não reduziu apenas a violência no Uruguai, como permitiu também o uso terapêutico e medicinal da mesma. Como vc bem destacou, o problema das drogas é uma questão de saúde pública. Se o Estado não tiver o controle da droga, os traficantes é que terão - e eles não estão nem aí para a saúde pública. Fora, claro, o aumento da arrecadação de impostos e o aumento de empregos formais com o cultivo e a comercialização legalizados. Acho irracional manter a maconha proibida, porque quem quer usar, vai usá-la de um jeito ou de outro. Espero que o Brasil aprenda com o Uruguai.

      Excluir