terça-feira, 10 de junho de 2014

Quem vai ganhar a Copa?


É quase uma unanimidade entre os torcedores afirmar que a seleção brasileira será a grande campeã da Copa do Mundo de 2014. Motivos para isso é que não faltam: o peso de cinco títulos mundiais, a tradição em copas (única seleção a ter disputado todos os mundiais), o fato de estar jogando em casa e também o forte apoio que a seleção tem recebido da torcida desde a Copa das Confederações. Eu concordo que o Brasil é o maior favorito ao título, mas não devemos subestimar tanto assim outras seleções tradicionais como Alemanha, Itália, Espanha, Argentina, Holanda ou mesmo a Inglaterra. O futebol sempre traz algumas surpresas e são justamente essas surpresas que dão a graça do esporte. Eu, sinceramente, espero que o Brasil vença a Copa, mas não tenho tanta convicção assim de que levantaremos a taça, principalmente se no caminho do Brasil aparecerem as seleções sul-americanas. Explico melhor o porquê desse temor a seguir.

Por que o Brasil foi a única seleção sul-americana a vencer fora das Américas?

A dificuldade em ganhar a Copa em outro continente
Não sei se você já reparou, mas nunca uma seleção europeia conquistou uma Copa do Mundo que tenha sido disputada nas Américas. E, exceto o Brasil, nenhuma seleção sul-americana conquistou uma Copa fora das Américas. Isso pode parecer mera coincidência, mas não é. Vamos enumerar as razões para isso. Primeiro temos o problema do fuso horário. Não são todos os atletas que se acostumam rapidamente com as diferenças de horários entre os continentes e isso pesa na hora de atuar em campo por mexer com o relógio biológico. O segundo problema é o clima. América do Sul e Europa possuem climas bem diferentes, especialmente no nordeste do Brasil, onde faz calor durante o ano todo. Atletas acostumados com temperaturas baixas vão desidratar rapidamente jogando às 13h com o sol escaldante fritando os seus miolos. Além disso, as diferenças entre os climas das diversas cidades brasileiras é enorme, podendo dificultar ainda mais a adaptação. O terceiro problema são as comidas. Por mais que os atletas só comam o que é preparado pelas cozinhas das delegações, os ingredientes muitas vezes vêm da nossa própria terra. E as frutas e verduras daqui não possuem rigorosamente as mesmas composições orgânicas da Europa por terem formas de plantio diferentes, uso de agrotóxicos diferentes, forma de transporte diferente, enfim: ingerir alimentos diferentes da nossa dieta tradicional costuma causar alguns 'desarranjos'. O quarto problema são as bactérias e vírus. As cepas de bactérias da América do Sul são diferentes das europeias. Quando viajamos de um continente para o outro temos que tomar algumas vacinas justamente porque o nosso organismo nunca foi exposto aos vírus e bactérias de outro lugar. Até mesmo a picada de alguns insetos pode ser mais nociva que o normal para os gringos. Quem ganha com tudo isso são as seleções da América do Sul, porque elas não precisam se adaptar ao que já estão acostumadas. E além de não enfrentarem todos esses problemas, as seleções sul-americanas têm uma vantagem a mais: terão um apoio maior da torcida brasileira, que geralmente torce para o "mais fraco". Seleções mais técnicas como Argentina, Uruguai e Chile certamente darão mais trabalho e têm mais chances de levar o título que a maioria das seleções europeias.
Eu não gostaria de enfrentar as seleções sul-americanas porque elas estão acostumadas a jogar com o Brasil aqui e conhecem melhor as nossas forças e fraquezas.

Espanha: única seleção europeia a vencer fora da Europa

Meus palpites
Tenho escutado teorias conspiratórias absurdas vinda de gente desmiolada afirmando que o PT "comprou" a FIFA para que a entidade desse o título dessa Copa ao Brasil e, assim, ajudaria a reeleger o Partido dos Trabalhadores para a presidência da república. Desnecessário dizer que isso é uma imbecilidade colossal, até porque todas as seleções teriam que receber uma grana alta para encenar suas derrotas para o mundo inteiro ver. Tirando essas ideias birutas, eu resolvi fazer uma simulação mais imparcial possível pelo site do portal Terra. As oitavas-de-final ficaram da seguinte maneira:

Oitavas de final

Nas oitavas-de-final, o Brasil certamente vai enfrentar ou o Chile, ou a Holanda – pois é quase certo que a Espanha seja a primeira do grupo B e o Brasil seja o primeiro do grupo A. Nas quartas-de-final, provavelmente teremos pela frente Itália, Uruguai, Inglaterra ou Colômbia. Já na semifinal, é quase certo que enfrentaremos a Alemanha ou a França. Mas a partir daí, a final pode ser imprevisível. Eu chutei os seguintes confrontos até a semifinal:

Semifinais

Se eu pudesse escolher, preferiria uma final entre Brasil e Espanha, porque pegar a Argentina na final certamente seria muito mais complicado devido à rivalidade, à catimba e a malandragem do futebol sul-americano. Seja como for, prefiro que no fim das contas dê mesmo é Brasil.

0 comentários:

Postar um comentário