quinta-feira, 10 de julho de 2014

Animes da TV Manchete: Yu Yu Hakusho


Se você foi criança ou adolescente na década de 90, certamente deve ter assistido muito a extinta TV Manchete. Além dos seriados japoneses de ação (Tokusatsus e Super Sentais) transmitidos pela emissora, tivemos também os animes, que eram os desenhos japoneses adaptados dos mangás. O primeiro anime a chegar no Brasil veio justamente através da Rede Manchete e ele foi, nada mais, nada menos, que o Saint Seiya, mais conhecido por aqui como Cavaleiros do Zodíaco. Lá no longínquo ano de 1994 tivemos a estreia nacional dos cavaleiros defensores de Atena munidos de suas armaduras lendárias e de sua poderosa cosmo energia na luta pela justiça. A série Cavaleiros do Zodíaco foi um marco na nossa televisão e na nossa cultura, pois os animes ganharam fama no Brasil justamente a partir deles. Não vou me aprofundar sobre os Cavaleiros do Zodíaco neste post, porque houve outro desenho fantástico que me marcou muito, quase tanto quanto os Cavaleiros, e esse desenho foi o inesquecível Yu Yu Hakusho.

A turminha do anime Yu Yu Hakusho

Como este anime marcou a minha vida
Hiei: o meu favorito
Não há como falar sobre Yu Yu Hakusho sem falar do contexto da minha vida na época e sobre como esse desenho foi importante para mim. Lá por volta de 1997, quando eu tinha entre 13 e 14 anos, eu tirava notas baixas na escola, eu havia perdido vários amigos na escola que mudaram de colégio, perdi amigos do curso de inglês por ter abandonado o curso, perdi os amigos do prédio por eu ter me mudado, perdi a minha avó que faleceu um ano antes, só podia jogar videogame em casa nos finais de semana, minha mãe me proibiu de ir aos fliperamas e uma crise financeira começou a se aprofundar dentro da minha família. Enfim, esse ano de 1997 foi um horror total para mim, porque eu me sentia sozinho, sem amigos e sem diversão. Foi aí que comecei a assistir o novo anime da TV Manchete, o tal Yu Yu Hakusho. E já no primeiro episódio que assisti, eu me encantei totalmente pelo anime. Para começo de história, os personagens principais tinham a mesma idade que eu na época (entre 13 e 15 anos) e viviam dilemas existenciais semelhantes aos meus, tendo que enfrentar os problemas da escola, os problemas da idade, as descobertas da adolescência e isso fez com que eu me identificasse inteiramente com o desenho. O anime Yu Yu Hakusho me serviu mais que um simples escapismo: me fez enxergar a vida com uma ótica mais otimista e me ajudou a superar várias dificuldades da época. Esse anime foi uma verdadeira terapia para mim. Inclusive, na época, eu comecei a escrever uma estória enorme paralela contando como seria se os personagens do desenho tivessem vindo morar no Brasil.

Koema: "Abaixa esse som, trapizomba!"

O mais carismático dos animes
"Ah, eu sou Toguro!"
Falando do desenho propriamente dito, uma coisa que me impressionava muito era o carisma dos personagens. Até mesmo os vilões eram carismáticos. O vilão Toguro Otouto, por exemplo, apesar de ser "mau", tinha carisma, caráter e lealdade. O clima de novela adolescente mostrando os problemas na escola e os romances tragicômicos dos personagens eram muito divertidos e cheios de momentos engraçados. E falando de coisas engraçadas, outra coisa incrível neste anime era a dublagem. Eu nunca vi até hoje uma dublagem tão informal, divertida e bem feita como a do Yu Yu Hakusho. Os personagens falavam usando gírias e expressões típicas do nosso dia-a-dia (com um divertido sotaque carioquês), dando a impressão que o desenho era brasileiro, e não japonês. E outra coisa muito marcante para mim foram as músicas de abertura e de encerramento do desenho. Na época, a rede Manchete não mostrava os encerramentos inteiros (cantados em português), mas, mesmo assim, eu adorava as músicas – inclusive, eu escrevi as letras das canções na minha agenda escolar para ficar as cantando no pensamento durante os momentos de tédio das aulas. Mais de uma década depois, por volta de 2009, eu achei todos os encerramentos cantados em português na internet cantados por completo. Quase enfartei de tanta felicidade por relembrar as canções. Eu até gravei alguns episódios e todas as músicas de encerramento numa fita VHS e em outra cassete, mas como perdi as fitas, tive que baixar os encerramentos da internet para guardá-los com muito carinho num CD. A seguir vou anexar dois vídeos. O primeiro mostra vários momentos hilários do anime e o segundo traz um compilado de todas as canções do desenho para que o pessoal da 'velha guarda' mate a saudade e que os que não viram o desenho entendam porque o negócio era tão bom.





Para sempre Yu Yu Hakusho
Claro que o desenho foi muito criticado pelo excesso de violência e por alguns personagens estimularem a delinquência juvenil (ah, Yusuke Urameshi!), tanto foi que canais como a Band e o Cartoon Network censuraram diversas cenas em episódios de luta. Houve também censura de uma cena onde o Yusuke apalpava os seios de um travesti e nem mesmo o beijo (gay) entre Yusuke e Kuwabara num pesadelo deste último escapou da censura. Apesar dessas bobagens, o desenho foi inesquecível, porque ele fez muita gente rir, chorar, torcer e se surpreender com uma história emocionante e digna de marcar as nossas vidas para sempre.

3 comentários: