quinta-feira, 20 de agosto de 2015

O antipetismo tresloucado e as teorias da conspiração


Eu não sei se você já percebeu, mas quando a gente não gosta de algo ou de alguém, a tendência é que a gente exagere nos defeitos para desqualificarmos aquilo que não gostamos. Até aí tudo bem. O problema é quando muitos de nós passamos a acreditar em mentiras e calúnias para reforçar a nossa aversão a algo. Muitas pessoas conservadoras têm acreditado, por exemplo, que "o gayzismo vai extinguir a raça humana" ou que "os ateus mataram milhões de pessoas" como forma de espantalho para justificar ainda mais o seu asco pelos gays e pelos ateus. E quando vivemos numa sociedade onde as pessoas possuem uma educação deficiente, onde a grande maioria é completamente alienada à política e onde há muito fanatismo religioso e pouco conhecimento do método científico, aí é que as pessoas se tornam ainda mais propensas a acreditar em teorias conspiratórias absurdas. A maior prova está aí: livros que falam que o homem não foi à Lua e que as pirâmides do Egito foram construídas por ETs estão sempre em evidência entre os mais vendidos.
O sistema que você não vê
Agora pegue tudo isso e traga para o lado da política. A classe média, em sua grande maioria, apesar da melhor educação recebida pelas escolas particulares, ainda é muito incauta. Em um sistema controlado por uma plutocracia, a classe média se limita a achar que a raiz do problema é o Partido dos Trabalhadores. E antes que alguém venha me xingar de "petralha", é bom que fique claro que eu não gosto do PT, que discordo de várias coisas que o PT faz e que o mesmo não me representa. Mas achar que tirar o PT do executivo vai melhorar alguma coisa de forma significativa é algo muito ingênuo. Mas o que me impressiona nem é isso. Todos os dias eu vejo nas redes sociais textos e vídeos divulgando supostas "provas" do envolvimento do PT com as FARC, com o HAMAS, com o Boko Haram, com o Estado Islâmico, que o Foro de S. Paulo é uma tentativa de Golpe Comunista, que o PT roubou mais que todos os partidos políticos da história juntos, que a Dilma quer implantar um chip nos brasileiros, que o PT censura meios de comunicação, e por aí vai... Todas essas notícias são divulgadas sem nenhuma evidência e viralizam como se fossem verdades absolutas. As pessoas sequer se dão ao trabalho de ir verificar a fonte da informação para saber do que se trata. Para se ter uma ideia, tem gente compartilhando notícias fakes do site de humor Sensacionalista como se fossem verdades. E o grande perigo que há nos casos de misturar a raiva contra o PT com mentiras envolvendo, sobretudo, religião, é que cria-se um clima de intolerância religiosa e islamfobia que motivaram, por exemplo, crimes como o cometido pelo Atirador da Noruega, em 2011, que queria livrar a Europa da "invasão muçulmana". Eu fiquei estarrecido quando assisti, recentemente, a dois vídeos compartilhados nas redes sociais de pessoas pedindo intervenção militar para evitar que os "terroristas palestinos" tragam o islamismo para o Brasil - já que Lula e o PT "apoiam" os terroristas.
Não é nada engraçada essa disseminação de inverdades: isso é perigoso e irresponsável. Se quer sentir ódio do PT, sinta: mas que sinta pelas razões corretas. Aquela bomba atirada no Instituto Lula mostra que a intolerância é capaz de ser muito mais agressiva do que se pode imaginar, por isso é preciso combater as mentiras e o desejo de vingança para promover a justiça no seu lugar. Por esse motivo, também, é preciso tomar muito cuidado com essa desinformação toda que corre solta nas redes sociais e até em revistas de veracidade duvidosa, como a Veja. E lembre-se que não basta só acusar, é preciso provar antes de julgar alguém. Afinal, todos são inocentes até que se prove o contrário.

Bomba no Instituto Lula

Eu não vou aqui cair no clichê de dizer que a classe média fascista odeia o PT por causa da inclusão social promovida pelo governo, porque ainda que isso seja verdade, isso não acrescenta nada de construtivo à discussão. O grande problema é a intolerância e a crença em mentiras que só servem para alimentar um ódio que não serve para nada. E quanto mais essas mentiras são repetidas, mais elas parecem verdades, pois como já dizia Goebbels: "Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade". Então abram os olhos.

Será que a classe média sabe disso?

E antes que algum boçal venha aqui dizer que eu recebo dinheiro do governo para defender a minha opinião política ou pior ainda: que eu sou um político membro do partido dos trabalhadores, eu reitero que o PT não me representa. Também sou a favor de impeachment, desde que ele ocorra por crime - e não por insatisfação popular, porque se for por isso, seria nada mais que um golpe. E em matéria de golpe por acusar os opositores de corrupção, essa gente que sempre esteve no poder é especialista. Basta consultar qualquer livro de história do Brasil para lembrar disso.


0 comentários:

Postar um comentário