sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

A direita não gosta de Alckmin


Que a direita tem focado seus ataques no ex-presidente Lula, isso todo mundo está careca de saber. O que tem sido novidade de um tempo para cá são os ataques (ou falta de acobertamento) da direita ao governador de São Paulo, o tucano Geraldo Alckmin. A esquerda bate em Geraldo Alckmin (vulgo picolé de chuchu) desde que ele filiou-se ao PSDB, mas a direita fazer o mesmo é algo que soa bastante estranho. Tenho visto com uma frequência cada vez maior o governo tucano de São Paulo ser acusado pela grande mídia (Globo, Veja, Folha) por coisas erradas que sempre aconteceram em São Paulo, mas que só agora estão aparecendo. Essas coisas vão desde a Operação Alba Branca (que investiga o "Merendão"), passando pelo Trensalão e indo até a truculência da PM, como se Alckmin tivesse ordenado a violência policial. Colocaram a culpa da crise hídrica em Alckmin, como se se ele fosse responsável pela degradação ambiental que causou a escassez de chuvas na região, e agora querem pintá-lo como ditador por ter decretado sigilo sobre o metrô (fato desfeito pouco tempo depois).
Como eu não sou hipócrita e não trato política como futebol, sei muito bem que existem políticos honestos e desonestos em todos os partidos. Tenho críticas severas ao PSDB, porém isso não quer dizer que não existam pessoas trabalhadoras e decentes neste partido. Apesar de Alckmin não ser nenhum santo, ele é, de longe, o menos pior dos quatro grandes representantes do partido social democrata (que incluem Serra, FHC e Aécio). E por que será que justo ele tem sido tão hostilizado pela direita nas redes sociais e até pela grande mídia, enquanto que os outros não perderam a sua aura de santidade? Vejamos as possíveis razões:

Seria Alckmin um tucano petista?


1 - Geraldo Alckmin não quer o impeachment de Dilma
Por estar de olho nas eleições presidenciais de 2018 (quando termina o seu mandato de governador), naturalmente que Alckmin prefere que as coisas mantenham o seu curso normal até lá. Com Lula sendo desmoralizado pela grande mídia, não haverá nome de peso do lado do PT para concorrer com o PSDB. Se a Dilma cair fora antes de 2018, possivelmente Aécio vai acabar tendo boas chances de tornar-se presidente, já que até mesmo Michel Temer está sob ameaça de impeachment. Alckmin sabe que terá chances muito grandes em 2018, mas como a direita não quer esperar esse tempo todo, prefere queimar o seu filme e torcer para o senador Aécio subir o mais rápido possível ao poder.

2 - Geraldo Alckmin tem índice de rejeição maior do que o do senador Aécio Neves
Nesta reportagem do G1 está comprovado (pelo menos teoricamente), que Alckmin tem um índice de rejeição maior (5% a mais) que o de Aécio Neves. E a certeza de voto em Alckmin é de 7%, enquanto que Aécio possui mais que o dobro desse percentual. Ou seja: Aécio Neves é mais bem cotado como representante pelo PSDB. E por que a oposição apoiaria um candidato com menos chances de vencer?

3 - Alckmin estreitou relações com o MST
Quer coisa mais assustadora para direita que um candidato apoiar movimentos sociais de esquerda? Esta reportagem da Folha mostra que Alckmin está tendo um comportamento diplomático com grupos que fazem oposição ao PSDB. Isso é motivo de histeria coletiva entre os neoliberais que já devem estar temendo um golpe comunista dado por Geraldo Alckmin em 2018.

4 - Alckmin não quer acabar com o Foro de São Paulo
Não vou comentar sobre isso, porque somente a extrema-direita biruta defende a extinção da esquerda política e acha que o Foro de São Paulo traz terroristas para implantar o "comunismo islâmico" no Brasil.

Olha aí o que eu estava dizendo

O que as pessoas precisam entender é que Geraldo Alckmin, assim como todos os outros políticos dos grandes partidos, são paus-mandados, capachos, das oligarquias econômicas do país. Quem não segue as regras do jogo é imediatamente achincalhado e automaticamente perde o direito de ser acobertado por quaisquer crimes cometidos. Não estou aqui dizendo que Alckmin seja um bom governador ou que ele seja honesto. O que quero mostrar com este post é que nenhum político está imune à puxada de tapete, mesmo quando eles estão em partidos tradicionalmente tutelados pelos cabeças do sistema. Eu não me surpreenderia que a esquerda e a direita burras se unam para pedir a cassação do governador de São Paulo. Parece que a lavagem cerebral da mídia funciona nos dois lados.

2 comentários:

  1. É fato: Geraldo Alckmin tem sido perseguido pela esquerda e pela direita. Atribuem a ele todo tipo de absurdo, só com o objetivo de desgastar sua imagem. Quem conhece o meio político sabe que na verdade todos os políticos o respeitam pela competência e honestidade. Mas por que o criticam? Por não participar de nenhum dos lados radicais, nem do populismo, Alckmin representa o equilíbrio em suas ações e posições políticas. E isso dá medo em seus adversários.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mais interessante é justamente isso: Geraldo Alckmin não possui nenhuma acusação, nenhuma trambicagem no currículo - diferentemente da imensa maioria dos grandes políticos desse país. E ser honesto e não compactuar com extremismos ideológicos o torna uma pedra no caminho de muita gente.

      Excluir