quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Quem vencerá as eleições presidenciais de 2018?

2018 vem aí: façam suas apostas!

Na semana passada, eu estive observando uma pesquisa interna feita numa página de direita do Facebook sobre em quem as pessoas votariam para Presidente da República em 2018. O resultado não poderia ter sido mais sem noção: Jair Bolsonaro venceu com 85% dos votos, seguido de Aécio Neves com menos de 10% dos votos. É claro que essa pesquisa foi tendenciosa, mas pelo crescimento da direita e do conservadorismo no Brasil, eu não duvido nada que o próximo presidente possa ser alguém da ala "antiesquerdista". Por conta disso, a esquerda política terá que pensar numa solução estratégica para não ser derrotada antes mesmo das eleições começarem. Explico melhor a seguir.

Sim, os tucanos estarão de volta

Atual conjuntura política
Os partidos de esquerda "de verdade" no Brasil são todos pequenos e inexpressivos: PCB, PSTU, PCO, PSOL e até PC do B. Nenhum deles têm chance alguma de vencer qualquer eleição presidencial. Porém, temos os de centro-esquerda, de mentalidade mais keynesiana, como o PT, PDT e PSB, que são mais fortes. Temos também os de centro-direita, como o DEM, PSDB, PPS e PSC, que são um bloco bem heterogêneo. Já o PMDB, REDE e o PV são indefiníveis. O ponto central aqui é que a esquerda terá que se unir a algum partido keynesiano caso não queira que o Brasil fique em cima do muro entre privateiros e indefiníveis. É preciso que a esquerda se foque em um único nome para que não tenhamos o risco de ter a centro-direita disputando o segundo turno com a extrema-direita de Jair Bolsonaro. A direita liberal já tem o seu candidato: Aécio Neves. O ex-governador de Minas teve seu nome citado em diversos escândalos, mas ninguém investiga, ninguém quer saber e ninguém dá destaque por uma razão óbvia: para preservar a sua imagem. Enquanto isso, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, já começou a ser achincalhado pela direita justamente como prova de que ele não deverá concorrer em 2018, afinal, como a direita vai apoiar para presidente alguém que ela mesma chama de "ditador"? Já os indefiníveis estão aí apenas atrás de visibilidade, ministérios e regalias, porque sabem que não irão vencer. Então a questão aqui é clara: quem vai concorrer contra Aécio Neves em 2018?

Quem será o próximo dessa turma?

Lula não deveria ser candidato
O PT está diante de uma situação difícil, porque não há candidatos pelo Partido dos Trabalhadores que tenham chances de alguma coisa fora o próprio Lula. Jaques Wagner, Fernando Pimentel, Tarso Genro ou mesmo Fernando Haddad não possuem relevância nacional, carisma ou simpatia popular comparável com a do Lula. O único que realmente toca o coração do povo é o próprio Lula. Mas levando em consideração toda a campanha difamatória da mídia, o péssimo governo do PT, os escândalos, o antipetismo e o crescimento alucinante de jovens conservadores, mesmo que Lula se candidatasse, certamente perderia a eleição. E mesmo que ele vencesse, as forças oposicionistas com certeza absoluta o tirariam do poder através de algum impeachment ou golpe de Estado qualquer. O fato é que Lula não vai servir para outra coisa a não ser atrapalhar a própria esquerda. Com Lula candidato, nomes relevantes entre os keynesianos, como Ciro Gomes, por exemplo, não iriam ao segundo turno e Aécio Neves venceria facilmente um segundo turno contra o PT. Então, para o bem do país, Lula – por melhor que ela tenha sido para o povão – não deveria concorrer à presidência. Ao invés disso, ele deve apoiar outro partido progressista que dê sangue novo à política: sangue novo este que não pode deixar a população mais desfavorecida entregue à própria sorte nas mãos de políticas neoliberais.


Ciro parece isolado

Quem vai ser então?
O único nome do lado progressista que eu considero preparado, honesto e relevante é o do Ciro Gomes do PDT. Numa eleição sem o PT, os votos da esquerda moderada se concentrariam no Ciro Gomes e dariam a ele a chance de ficar na frente de um dos indefiníveis (Marina Silva, por exemplo) para disputar o segundo turno com o senador Aécio Neves. Eu não vejo outra solução. Apesar disso, ainda acho que Aécio venceria mesmo assim e seria presidente. E mesmo se Bolsonaro se candidatasse (o que ajudaria a dividir os votos dos reacionários no primeiro turno), no segundo turno, Aécio Neves provavelmente venceria devido ao apoio massivo da grande mídia, dos jovens reacionários e da ralé subintelecutalizada que faz tudo que um tal de Olavo diz.
O maior problema que pode acontecer é se Jair Bolsonaro se converter ao neoliberalismo e virar candidato do PSDB. Aí é game over na certa, porque o tal "mito" vai dar uma lavada histórica nas urnas contra qualquer adversário ainda no primeiro turno.

Já imaginou se eles vencem?

Portanto, camaradas, o futuro do Brasil é mais sombrio do que se pode imaginar. As privatizações, o FMI, o neocolonialismo e todo o saudosismo reacionário dos tempos de FHC estarão de volta. Espero que as coisas mudem até lá.

0 comentários:

Postar um comentário