quinta-feira, 24 de março de 2016

As várias frentes do Golpe


Sim, eu sei que está insuportável esta minha obsessão por política. Mas como cidadão brasileiro responsável, eu não posso ignorar o que está acontecendo no país neste momento. Gostaria muito de falar sobre outros assuntos como música, games, sustentabilidade, veganismo, ciência e até poesia. Mas a gravidade da conjuntura política atual não tem me deixado escrever sobre outra coisa. Então eu vou tentar ser o mais direto possível.

O problema em Brasília
É fato que a presidenta Dilma Rousseff não fez e nem faz um bom governo. A nossa presidenta pode ter um caráter exemplar, mas bom caráter sozinho não é suficiente para governar. A Dilma tem sido governada pelo PMDB e feito muitas concessões para tentar agradar o pessoal mais neoliberal. Mas isso também não foi suficiente. Se o PT não recuperar suas bases no congresso e não se reconciliar com o PMDB, a Dilma vai acabar caindo. Além disso, é preciso tomar medidas econômicas emergenciais para conter a crise e a indignação de boa parte da população. Eu sei que isso não vai ser fácil, porque o PT vai precisar cortar na própria carne para dar a volta por cima, mas não há outro jeito. E o Lula precisa participar disso recosturando as alianças e dando ideias para a Dilma tirar o país dessa recessão. Sabemos que a maioria dos parlamentares são corruptos; mas ou você se alia a eles, ou você cai, porque são eles que mandam na política. Sem aliança com o legislativo, nenhum presidente se sustenta. E como o povo não sabe votar, acaba elegendo ladrões de primeiro time para o legislativo, o que torna as coisas permanentemente complicadas. Não adianta culpar só o PT, porque o problema maior nem é o PT, é o congresso. Já o vice Michel Temer parece estar mais seduzido pela oposição oportunista do que pelo governo do PT: o que dá bons indícios que a vaca está indo para o brejo. O que estamos vendo são ladrões se aliando a outros ladrões para roubar ainda mais o país, vender tudo que puderem, cortar gradativamente os programas de inclusão social e parar a Lava Jato. E isso seria um desastre total.


O problema da mídia
A grande mídia brasileira se aliou a uma parte do judiciário para atender aos interesses dos ricos, dos oligarcas e da plutocracia. A imprensa é a engrenagem central do golpe. As indústrias e os grandes burgueses sabem que o PT vai barrar a terceirização e qualquer outra modificação nos direitos trabalhistas que prejudique os trabalhadores. Então o melhor jeito é tirar logo o PT. Por isso tanta pressa no golpe.
Para quem não sabe, a mídia não está tentando convencer a classe média que o impeachment é "legal". A mídia faz esse verdadeiro horário eleitoral contra o PT para atingir os pobres, porque foram os pobres que elegeram o PT. E como a maioria dessas pessoas pobres não possui acesso à banda larga e só têm a televisão como acesso à informação, a grande mídia se usa do seu poder de comunicação para fazer uma lavagem cerebral neles. São as pessoas mais pobres e mais incautas que a mídia quer atingir com suas manipulações e distorções. Já a classe média mais politizada tem imunidade a essa lavagem cerebral justamente porque ela tem acesso à internet e conhece a história do país perfeitamente. Esse pessoal da classe média não é atingido pela mídia, muito pelo contrário, eles agem com uma indignação muito grande com relação a tudo isso. A verdade é que a Globo e seus parceiros não respeitam a vontade soberana da maioria que elegeu Dilma nas urnas. A Globo é inimiga do Brasil porque tenta impor a sua vontade contra a vontade do povo.


O problema do impeachment
É bom que fique claro que impeachment não é golpe. O impeachment é um meio legal de afastar um presidente que tenha cometido crime doloso. Golpe é você usar um meio legal – o impeachment, no caso – para disfarçar uma manobra ilegal para afastar um presidente. Pedaladas não são uma razão constitucional para um impeachment, mas os golpistas querem dar um ar de legalidade a esse impeachment dando ênfase à opinião de quem defende o impeachment. Golpe é um impeachment sem crime de responsabilidade: exatamente como a Globo e seus parceiros estão tentando fazer. Ninguém dá um golpe de Estado dizendo abertamente que vai dar um golpe. Golpes são sempre disfarçados de algo politicamente e juridicamente corretos. Eles precisam parecer legais para convencer a população de que são legítimos. E é exatamente isso que está acontecendo. O problema é que no Brasil há uma discordância de opiniões muito grande entre os próprios juristas sobre a legalidade desse impeachment. E não há como um golpe dar totalmente certo com uma sociedade dividida. O que pode acontecer depois de um impeachment duvidoso é a cassação em sequência de todos os que forem assumindo a presidência, porque eles abriram brechas para arbitrariedades no judiciário ao darem o primeiro golpe. Aconteceu algo parecido a isso na Argentina onde, em 2001, o país teve cinco presidentes em menos de duas semanas. Isso gerou instabilidade e agravou a crise no país. O Brasil não precisa repetir essa história.


O problema do fascismo
A classe média é e sempre foi a principal vítima do fascismo. Apesar da classe média sozinha não ser capaz de nada e de ser massa de manobra na mão da mídia, ela ajuda a criar um clima favorável ao golpe. A classe média, como força política, só serve como estatística. O que realmente é perigoso é a saída do armário de fascistas raivosos e agressivos que não toleram nada e ninguém que pense diferente. A internet está cheia de tipos assim, com seus comentários agressivos no G1 e com uma militância elitizada em páginas de extrema-direita. É preciso tomar cuidado para que essas pessoas não levem para as ruas o discurso de ódio que é reproduzido sem censura na web. E nunca é demais lembrar que a mídia incita indiretamente esses protofascistas com essa perseguição seletiva ao PT que, queira ou não, é considerada pela direita como sendo um partido de esquerda. E os fascistas abominam tudo que venha da esquerda.


Eu sei que a militância do PT anda desgastada e cansada. Mas se ela for vencida pelo cansaço, Temer, Cunha, a Globo, os juristas arbitrários, a direita e os fascistas vão levar o país a uma situação que vai fazer a Venezuela parecer um paraíso para nós. E mesmo os que não são simpatizantes do PT deveriam entender que a democracia deve ser respeitada. Do contrário, o Brasil jamais será considerado um país sério para a comunidade internacional. Um país instável onde não se respeita o ritual democrático não passa de uma República das Bananas onde ninguém quer investir e onde a bagunça política sempre manda. O Brasil precisa amadurecer.



0 comentários:

Postar um comentário