domingo, 6 de março de 2016

O golpismo midiático e a contratirania digital

Vai fingir que você não percebeu isso?

Qualquer pessoa que viva no Brasil hoje sabe muito bem que a grande mídia brasileira tem se comportado de maneira cada vez mais descarada e tendenciosa do ponto de vista político. Os grandes jornais e revistas têm se unido em torno de uma causa: combater a corrupção de um único partido que "ameaça a nação" – partido este que, não por acaso, tem apoio de boa parte do proletariado e de centrais sindicais. Coisa semelhante a essa aconteceu na Itália Fascista dos anos 1920, onde a esquerda política foi tratada como uma ameaça a ser combatida juntamente com a corrupção e a crise. Hoje, através de uma lavagem cerebral sistemática, a mídia, ou PIG (Partido da Imprensa Golpista), tem convencido muitos "cidadãos de bem" (ou seja: os politicamente incautos) que o PT é o grande mal a ser abatido. Apesar da corrupção estar em todos os partidos, só o PT leva bomba da mídia. Por isso, certamente, odiar o PT virou uma questão de patriotismo para muita gente, especialmente entre a pequena e média burguesia. Mas odiar o PSDB, o PMDB ou qualquer outro partido grande corrupto não é patriotismo, e sim, para eles, "antidemocrático" ou "comunista". Qualquer ser pensante sabe que a mídia quer unir os brasileiros em torno de um único partido: o PIG. No momento, o PSDB tem servido de pau-mandado do PIG, sendo pintado de honesto e de salvador da pátria, quando os crimes envolvendo este partido são tantos que é até cansativo de enumerar um por um.



O fato foi que o que aconteceu com Luis Inácio Lula da Silva no dia 4 de março de 2016 foi o apogeu da tentativa de persuadir o povo de que o líder do "partido mais corrupto do Brasil" tem algum envolvimento com os escândalos da Petrobrás. Mas como alguma coisa não deu muito certa, ao invés de desmoralizarem o Lula, os golpistas acabaram desmoralizando a si mesmos. Se o Lula é ladrão, então porque ele não é preso de uma vez? Pensando nisso e em outros aspectos, muita gente está se convencendo de que há uma perseguição política contra o PT e contra o Lula. Ao invés de unir o povo contra o PT através desse fascismo à brasileira, o inconformismo e a desconfiança é que estão tomando conta da ala "neutra" da população que a mídia quer persuadir. Será mesmo que o pobre que melhorou de vida graças aos avanços sociais trazidos pelo PT vai ficar com raiva do Lula pelo que ele está passando? Ou será que eles ficarão com raiva da mídia que está batendo de forma desproporcional e desonesta no melhor presidente que existiu para eles? Parece que o PIG não pensou nessa possibilidade.

Já a classe média menos tendenciosa e com mais bom senso vai pesquisar em várias fontes na internet sobre o que está acontecendo, descobrindo que – diferentemente do que a Globo mostrou – há juristas e até ministros do STF que apontam ilegalidades na condução coercitiva do Lula. Fora as meias verdades e a proteção tragicômica da imprensa salafrária contra a corrupção do PSDB. Como a mídia alternativa da internet é livre para mostrar a verdade que a mídia corporativista não mostra, esse poder paralelo da informação vem inviabilizando essa tentativa rocambolesca de golpe. A internet, ao contrário da televisão, é democrática: e é essa mesma internet que vai mobilizar as pessoas nas ruas contra essa tirania plutocrata.

O que pode acontecer e que a imprensa golpista não se deu conta é que essa parcialidade exagerada e este espetáculo midiático contra o PT pode ter consequências diferentes do tão sonhado "fascismo democrático" travestido de neoliberalismo. Todo mundo está vendo essa dicotomia, essa polarização exacerbada, crescendo entre grupos opositores. Podemos ter convulsões sociais que podem culminar até mesmo numa guerra civil, já que um grupo de extrema direita (fã do "Bolsomito") está se radicalizando contra todo o resto. Enquanto isso, a esquerda se une e se mobiliza para fazer resistência ao neofascismo e ao golpismo que ameaçam a democracia brasileira mais uma vez. Se esses dois grupos entram em confronto físico, as consequências são difíceis de se calcular mesmo para um povo tão "pacífico" quanto o brasileiro. O fato é que essa tentativa fail de golpe não está colando. O tiro do golpismo está saindo pela culatra e pode terminar exatamente do jeito que se evita que termine. Se por um lado a esquerda subestima a burrice das pessoas, pelo outro, a direita subestima a inteligência das mesmas. Eu não pagaria para ver no que isso vai dar.

Para encerrar este post, vou deixar um vídeo esclarecedor do Prof. Humberto Matos onde ele mostra o que está ocorrendo hoje no Brasil.



*Memes tirados do Blog do Luiz Muller.

0 comentários:

Postar um comentário