quinta-feira, 7 de abril de 2016

O game com a melhor trilha sonora do Super Nintendo


Todos sabem que o Super Nintendo produziu jogos inesquecíveis durante a década de 90. Mas o que mais me marcou nesses jogos não foi a diversão, o desafio ou os gráficos. O que mais me marcou na era 16 bits foram as músicas dos games. Era irônico porque, na época, meus amigos e colegas gostavam de ouvir rock, pagode, axé music e pop. Mas eu, o esquisitão aqui, gostava mesmo era de ficar apreciando as canções dos jogos de videogame, especialmente as do meu Mega Drive. Mas foi quando eu conheci o SNES e escutei as trilhas sonoras deslumbrantes de Super Mario World, Street Fighter 2 e Top Gear que eu realmente me encantei de vez por músicas de jogos. O Super Nintendo foi a cereja do bolo dessa geração de consoles, chegando a ter canções melhores que as do todo poderoso Neo Geo. Apesar das limitações tecnológicas dos consoles da era 16 bits, eles conseguiram reproduzir trilhas sonoras que marcaram toda uma geração que cresceu jogando videogame.
Enfim, este post é uma singela homenagem ao jogo com as melhores canções do Super Nintendo, que foi o fabuloso Donkey Kong Country 2, da Rare, lançado em 1995. A imersão das canções desse jogo era afinadíssima com a ambientação das fases: tudo bem orquestrado e cuidadosamente trabalhado pelo gênio David Wise. O tema do game envolvendo piratas serviu, inclusive, de inspiração para compor, posteriormente, uma das canções da trilha sonora de Piratas do Caribe. O mais fantástico é que até nas fases mais difíceis e chatas do game tínhamos canções literalmente de arrepiar, como foi o caso da inesquecível Stickerbrush Symphony. Aliás, esta canção é considerada a melhor da história do SNES por muita gente, inclusive por este que vos escreve. A seguir vou deixar duas versões da Stickerbrush Symphony. A primeira é a versão original do game e a segunda é a versão remasterizada:




Outra canção marcante deste game foi a alegre Snakey Chantey, da fase mais divertida de se jogar: a Rattle Battle. A canção original segue abaixo:


O game tem uma trilha sonora tão espetacular que seria injusto colocar uma ou outra por aqui. No vídeo abaixo eu deixo a trilha sonora completa do game, com destaques para Boss Bossanova, In a Snow-Bound Land e Mining Melancholy. Coloque seu fone de ouvido e aprecie sem moderação.


0 comentários:

Postar um comentário