segunda-feira, 30 de maio de 2016

O ódio patológico ao lulopetismo

Como Lula é visto por muitos brasileiros

Se tem uma coisa que nunca fez sentido para mim é toda essa onda de ódio contra Lula e contra o PT que vem aumentando de um tempo para cá. Quem não tem memória curta ou não é despolitizado deve lembrar das incontáveis melhorias sociais e econômicas que ocorreram durante o governo Lula. A dívida externa foi liquidada, houve uma melhor distribuição de renda, pobres passaram a ter acesso a universidade, a fome foi drasticamente reduzida, a economia se aqueceu, milhões saíram da linha da pobreza... Foram tantas melhorias para o país, que Lula saiu da presidência com nada mais que 87% de aprovação. É claro que sempre existiram aqueles que odiaram o Lula, até porque é impossível agradar todo mundo. Mas a maré crescente de ódio ao Lula e ao PT são desproporcionais aos seus feitos.

A grande mídia também não gosta do PT

Antes que comecem a me xingar de petralha, mortadela ou coisas afins, quero que fique bem claro que eu não sou petista, nunca fui filiado a qualquer partido político e sempre fiz críticas ao PT. É claro que o PT errou em muitas coisas, se corrompeu, compactuou com os vícios do sistema e deixou de fazer reformas estruturais importantes. Mas isso não justifica esse ódio desproporcional e exacerbado. Os governos do PSDB e do PMDB foram tão corruptos quanto o do PT (basta lembrar do Banestado e da Privataria, por exemplo). Esse governo Temer que aí está, por exemplo, é repleto de grandes corruptos e não tenho visto nem 1% do ódio patológico direcionado ao PT contra eles também. Por isso, não acho que o ódio contra o PT seja apenas por conta da corrupção de seus membros.
Se eu fosse fazer uma aposta, diria que há um ódio de classe contra o PT disfarçado de indignação contra a corrupção. Já vi, por exemplo, muitas pessoas de classe média condenando o fato dos pobres estarem "sujando e pichando" aviões e aeroportos. Também já vi muita gente de classe média odiar ter que pegar uma fila no posto de gasolina por ela está cheia de "pobres abastecendo carroças". E também cheguei a ver gente metida a aristocrata achar um absurdo que as universidades federais estejam cheias de gente "pobre, mal educada e feia". E tudo isso, como sabemos, fui culpa das políticas sociais assistencialistas do PT. Numa sociedade onde o fascismo, o macarthismo, o reacionarismo e o neoliberalismo crescem exponencialmente, não consigo pensar em outra razão para todo este ódio ao PT que não seja o despeito e o orgulho elitista ferido. Se realmente for esta a causa, então estamos entrando em mais uma cultura lamentável: a cultura do esnobismo, da usura e do individualismo.

E você aí achando que só o PT é corrupto...

3 comentários:

  1. Mais um ótimo post.

    Eu só gostaria de ver a sua opinião sobre youtubers grandes como Felipe Neto, Cauê Moura... Mas acho que não deve ser muito diferente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      Apesar de já ter escrito um post falando sobre youtubers (os de direita, pelo menos), eu não tenho muita vontade de falar sobre eles não. Na verdade, eu nem acompanho esses canais grandes direito. Se um dia eu escrever algo sobre eles, provavelmente vai ser para falar mal, porque eu nunca vi alguém para discordar tanto dos outros quanto eu.
      Abraço.

      Excluir
  2. PS: Antes que alguém venha puxar as minhas orelhas, a última imagem deste post, com a lista dos escândalos de corrupção, está desatualizada - além de ser parcial e ter os valores diferentes da realidade. Mas ela serve para mostrar que o PSDB esteve envolvido na maioria dos grandes escândalos.

    ResponderExcluir