segunda-feira, 2 de maio de 2016

Temer vai comer o pão que o diabo amassou


Temer está entre a cruz e a espada. Quando ele assumir – e se assumir – terá que agradar a um dos dois lados: ou a plutocracia que financiou o golpe, ou o povo. Se ele fizer o mais óbvio, que é governar para as oligarquias golpistas, vai atear fogo no país, porque não terá apoio popular. Mas se ele resolver adotar uma política mais "populista", semelhante ao que o PT fez, com certeza ele será impichado ou cassado pelo TSE rapidinho. A terceira opção, a conciliação de classes, está totalmente fora de questão. De qualquer jeito, o governo Temer será uma tragédia total e absoluta. É, no mínimo, um atentado terrorista ao bom senso e à ética que Michel Temer governe o país tendo cometido rigorosamente o mesmo "crime" da impichada Dilma Rousseff. Temer assinou os decretos suplementares e também fez as pedaladas fiscais como presidente interino. Se a Dilma cair por isso, é justo e coerente que ele caia também. E no caso de Temer, o que agrava é que ele traiu, conspirou, mentiu e prometeu adotar uma agenda de governo exatamente oposta à que o levou à vice presidência. Como já disse Ciro Gomes em uma palestra: "Temer é um conspirador filho da put@". É uma tragédia pensar que Temer é solução para alguma coisa, porque ele também é responsável pela crise que aí está.



Se o PT for tirado do poder, ao contrário do que muitos imaginam, o partido não sairá enfraquecido. A incontestável perseguição ao Lula e o Golpe de Estado covarde contra a Dilma servirão para criar entre os progressistas a sensação de injustiça. Não será difícil fazer oposição a um governo turbulento, ilegítimo, ruim e antipopular com a esquerda toda unida, incluindo os partidos de esquerda que faziam oposição ao PT, já que todos estarão unidos na oposição. Teremos ainda a CUT, o MST, o MTST, ONGs que defendem a democracia e a UNE todos juntos fazendo barulho nas ruas. Junte a isso também o movimento feminista, negro, lgbt e os que perderem os benefícios dos programas sociais. Basta isso para deixar a situação do governo golpista de Temer na corda bamba. Apesar da grande mídia corporativa dizer que o Brasil estará "retomando o crescimento" com Temer, a imprensa internacional e as ruas estarão constantemente desmentindo a realidade maquiada que estará estampada nos jornais tendenciosos. O que provavelmente vai acabar acontecendo é que essa tentativa de destruir o PT vai sair pela culatra, porque se tem uma coisa que a esquerda não tolera é a injustiça. Não duvido que o PT saia de cabeça erguida desse Golpe e que se fortaleça ainda mais. Afinal, o que não nos mata, nos torna mais fortes. A onda vermelha que virá depois disso não poderá ser contida por mais nada.
Já Temer, que é um cagão: um covarde oportunista já comprovado diversas vezes, não vai aguentar o tranco. Ou ele vai ter que usar a repressão policial a um nível que beira o estado de exceção, ou vai botar o rabinho entre as pernas e vai sumir de fininho. Um camarada que é chamado de golpista tanto por seus compatriotas quanto pela imprensa progressista internacional não tem moral ou apoio popular para governar o país. E não se esqueçam que quem ri por último, ri melhor.



0 comentários:

Postar um comentário