sexta-feira, 17 de junho de 2016

A mídia dos patetas


O título deste post tem o mesmo nome de uma canção de punk rock que eu mesmo escrevi há 15 anos atrás para uma banda de amigos. A letra da música tratava exatamente sobre o monopólio de informação da grande mídia e de como as pessoas sofriam lavagem cerebral ouvindo sempre as mesmas mentiras todos os dias. Na letra há, inclusive, a menção da Alegoria da Caverna de Platão como comparativo à ilusão de realidade que a mídia nos induz a ter. Pena que esta canção não serviu para a banda porque o som não era o que eles queriam, apesar de concordarem com a crítica. Mas enfim...
O problema da grande mídia é que ela conta uma porção de mentiras dizendo só a verdade. Ela usa figuras de linguagem, manipulação seletiva e semiótica para induzir o seu público a ter a mesma opinião dos bancos e grandes empresas que a financiam. A mídia corporativista tenta nos transformar em patetas com suas meias-verdades, nos fazendo aceitar como ilegítimo um governo legítimo e legítimo um governo ilegítimo. A manada de zumbis despolitizados que seguem a opinião da imprensa oligárquica sem questionar nada se transformou no exército pessoal dela. E agora que os escândalos do governo golpista de Michel Temer estão vindo à tona, a concordância de opiniões entre a massa de manobra e a mídia golpista está mais escancarada do que nunca. Diferentemente da Dilma, Temer é um ficha suja inelegível que não ganha eleições nem para deputado. E mesmo assim, os tais coxinhas estão mudos, não sei se é de vergonha ou é de conformismo.


Esse silêncio sepulcral dos zumbis da mídia que se vestiram de verde e amarelo para apoiar o Golpe com o intuito de "combater a corrupção" é uma das maiores provas de que a maior parte da classe média virou antipetista e não anticorrupção. Cadê o MBL e os Revoltados Online? Virou todo mundo chapa-branca só porque não é mais o PT que está no poder? Quer dizer que se o ladrão não for do PT pode roubar à vontade o país? Essa indignação seletiva não tem mais graça nenhuma. Talvez o mais duro para essa gente seja admitir que errou ao defender todos esses ratos que estavam querendo escapar da justiça tomando o poder. Dilma Rousseff só foi acusada de "pedaladas" porque os golpistas não tinham como acusá-la de corrupção. Na verdade, ela estava sendo uma pedra no caminho dos corruptos. Isso é uma das maiores evidências de que este impeachment foi uma farsa mal montada para disfarçar um Golpe "branco".


Para terminar, deixo um vídeo, ou melhor, um áudio, do professor Humberto Matos onde ele desabafa sobre o que está acontecendo hoje no Brasil. Nem preciso dizer que vale a pena ouvir, tendo em vista o excelente conteúdo do seu canal.

0 comentários:

Postar um comentário