segunda-feira, 6 de junho de 2016

Síndrome da Terra plana: um transtorno psiquiátrico curável


Se você achou que era pouco negar a ida do homem à Lua com teorias estapafúrdias como "a fraude do século", então prepare-se para a mais nova teoria da conspiração: a de que a Terra é plana. Como se não bastasse a existência real da Sociedade da Terra Plana (Flat Earth Society), ainda há diversas páginas na internet que defendem com unhas e dentes que o fato da Terra ser esférica não passa de uma conspiração. Apesar de muitas dessas páginas terraplanistas serem meras brincadeiras e paródias de teorias conspiratórias famosas, não dá para saber se todas são paródias mesmo. Mas o que preocupa nem é isso, mas sim os seus seguidores, os quais vários deles têm levado a sério essa teoria. Como exemplo disso, constatei que tem sempre um terraplanista de plantão para "provar" que a Terra é achatada em quase todos os vídeos do YouTube que mostram imagens espaciais do nosso planeta. Eles alegam efeitos especiais, montagens e fraudes nas imagens. Francamente: ou essas pessoas são trolls, ou são pessoas de baixíssima instrução, ou então gente com problema psiquiátrico. Mas o fato é que tem aparecido cada vez mais gente defendendo o terraplanismo.
Eu sei que isso pode até parecer engraçado, mas não é. A ciência já vem entrando em descrédito há algum tempo por gente que quer fama e dinheiro com hipóteses malucas de todos os tipos. Apesar da falta de coerência lógica e de evidências, os terraplanistas seguem com sua diarreia mental que no fim das contas acaba servindo para alimentar outras maluquices conspiratórias de igual natureza. Hoje é com relação ao formato da Terra, amanhã poderá ser com relação à força da gravidade e outras teorias bem consolidadas pela ciência. Em tempos de vandalismo ideológico e de pseudociências proliferando como pragas, temos que estar sempre prontos para refutar essas bobagens. Essa desculpa que todas essas teorias estrambólicas não passam de mero "entretenimento" é perigosa, porque ela ajuda a tirar a credibilidade da ciência. E ciência não é brincadeira: é assunto sério.
A solução, como já dizia o ET Bilu, é simples: busquem conhecimento – e não pseudociência. Essa síndrome do emburrecimento coletivo já passou dos limites há tempos.

A seguir, dois vídeos refutando essa ideia desmiolada da Terra plana:




0 comentários:

Postar um comentário