terça-feira, 5 de julho de 2016

O game com a melhor trilha sonora do Mega Drive


No início de 1994, a Sega lançou o tão esperado jogo Sonic The Hedgehog 3 para Mega Drive. Lembro de ter visto o comercial do game na TV e eu, que já era fã do Sonic, fiquei empolgadíssimo com a possibilidade de adquirir o jogo. Nessa época, eu já tinha o Sonic 1 e o 2 do Mega Drive e mal podia esperar para por as mãos no terceiro jogo da série que prometia ser ainda melhor que os antecessores. Dito e feito. Em julho de 1994 ganhei de aniversário o aguardado Sonic 3. O jogo atendeu às minhas expectativas porque realmente era melhor, maior e mais bem feito que o Sonic 2. Mas o que realmente me impressionou neste game foi a sua trilha sonora, que era muito bem feita, pop, gostosa de ouvir e até certo ponto emocionante. Até mesmo as músicas do fraco modo Competition eram impressionantes, especialmente a da faixa Endless Mine. Pena que, como diz o velho ditado: alegria de pobre dura pouco. Primeiro que eu fiquei emperrado no quarto estágio do game, o act 2 da Carnival Night, onde havia um maldito barril que subia e descia, fechando o caminho, e eu não fazia ideia de como passar daquilo. Mas o pior ainda estava por vir: o meu cartucho deu um defeito bizarro e simplesmente parou de funcionar com menos de um mês de uso. Não pude nem trocar porque havia perdido a nota fiscal. Imagine o tamanho da minha frustração...
O resultado foi que eu fiquei sem o game. Durante o tempo que fiquei sem ele, o que restou para mim foram as suas canções que simplesmente não saiam da minha cabeça. Só fui rejogá-lo quase dois anos mais tarde depois de alugar a fita numa locadora daquelas que era o paraíso na Terra para os gamers da época. Quando eu aluguei o jogo, aproveitei o save dele para jogar nas duas fases depois daquela que eu não conseguia passar. A fase seguinte, a Icecap Zone, tinha uma trilha sonora muito boa, inclusive eu a achei a melhor do game durante muito tempo. Já no zeramento do game, a música dos créditos me soou fantástica: simplesmente aquela foi a melhor canção que ouvi nos créditos de um jogo de videogame até então. Depois disso, só fui rejogar o game novamente dois anos depois quando eu já tinha o Sonic & Knuckles, novamente alugando o cartucho do Sonic 3. O bacana era que ao juntar o Sonic 3 com o Sonic & Knuckles através da conexão física entre os cartuchos, unia-se tudo de um game com o do outro, incluindo aí os lendários Super Tails e Hyper Sonic, mas isso é assunto para outro post. Depois disso, só voltei a jogar esta maravilhosa obra prima da Sega em 2004 no emulador.
Um fato que me chamou atenção sobre os sons deste jogo foi que mesmo os melhores emuladores do Mega Drive precisavam de plugins e atualizações extras para rodar o áudio do Sonic 3 com uma qualidade mais próxima da original. Enfim, o fato mesmo foi que eu sempre suspeitei que havia alguma coisa errada com essa trilha sonora tão boa do Sonic 3. E o porquê disso só fui descobrir bem depois. Para minha surpresa, adivinhe quem esteve por trás da brilhante trilha sonora do Sonic 3...

Um gênio do pop estava por trás da trilha sonora do Sonic 3

A única explicação para se ter músicas tão boas para um console de meros 16 bits era a participação de um mega astro da música. Não me surpreendeu quando descobri que nada mais, nada menos que Michael Jackson esteve por trás da produção das músicas do game. Dava para desconfiar disso pelas próprias batidas de algumas músicas e o toque pop tinham uma familiaridade com várias canções do Michael. A mais famosa delas era justamente a canção dos créditos, que tinha a mesma melodia da canção Stranger in Moscow: canção esta que foi lançada no ano seguinte ao game. Michael não deixou seu nome nos créditos do game porque não havia gostado do resultado final devido à baixa qualidade sonora do Mega Drive.
Além das composições de Michael Jackson, o Sonic 3 também teve a participação da canção Hard Times, do The Jetzones. O tecladista do Jetzones, Brad Buxer, que foi produtor musical do Michael Jackson, incluiu na fase Icecap a canção de sua banda. A sobreposição das músicas da Icecap Zone com a Hard Times segue abaixo só para provar que ambas são a mesma música:


Por tudo isso, eu não tinha como não considerar a trilha sonora deste game como a melhor tanto do Mega Drive quanto da era 16 bits. O jogo ganhou, inclusive, vários remix no OverClocked ReMix (OC Remix) e de fãs do mundo inteiro. Abaixo vou deixar uma versão muito bacana que um fã fez da Hydrocity Zone em homenagem à trilha sonora deste game fantástico.


Para terminar, deixo um vídeo com todas as canções do game.

2 comentários:

  1. Sempre gostei da trilha sonora de Sonic, mas quem me encanta mesmo é Metal Gear Solid. Graças a isso (https://www.youtube.com/watch?v=QiPon8lr48U). A última obra prima que fizeram foi essa-pelo menos para mim, mas gosto é gosto. https://www.youtube.com/watch?v=wlp8GimssgI

    Espero que goste

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, essa trilha sonora do Metal Gear Solid é um espetáculo à parte. Eu me atrevo a dizer que as músicas dos games atingiram um nível que supera as dos filmes. Do jeito que o mercado fonográfico anda, pra se ouvir música boa hoje em dia, a gente precisa jogar vídeo game.

      Excluir