sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Corrupção não é crime no Brasil


Só quem é burro ou idiota acredita que algum político na história desse país foi julgado e condenado por cometer crimes. Políticos nunca são julgados por seus crimes: políticos são julgados por não jogarem o jogo do sistema – jogo este cujas regras foram rigorosamente estabelecidas pelo que alguns chamam de "o grande capital". Políticos no Brasil, especialmente os de ordem federal, são serviçais das oligarquias econômicas, sejam elas nacionais ou internacionais. Se políticos fossem realmente julgados por seus crimes, o Brasil seria um país consideravelmente menos corrupto. Você pode ser um assassino, estuprador, espancador de mulheres, traficante, ladrão, canibal, pedófilo ou até mesmo serial killer, mas se você joga o jogo obedecendo as regras do sistema e lambendo as botas da plutocracia, você está salvo. A plutocracia gosta de capachos, de capatazes que obedecem e aceitam migalhas para manter a hegemonia burguesa. Em troca, os capachos seguem impunes por suas atrocidades. Se você for homem, branco, heterossexual, graduado e membro da ABL, melhor ainda, porque assim as pessoas comuns desconfiarão menos ainda de você.



Quanto à corrupção, ah, quem é que liga pra isso? Você por acaso liga? Acha mesmo que adianta alguma coisa ligar para isso? Se você estiver do lado dos que manipulam e criam as regras do sistema, tudo bem. Do contrário, vai morrer indignado, acreditando, talvez, numa justiça celestial. A desculpa da corrupção para prender políticos é um engodo. Ninguém é punido por ser corrupto no sistema político brasileiro. Na verdade, a corrupção é um grande negócio para os senhores do sistema. Porque é justamente através da corrupção generalizada que eles podem acusar de forma seletiva apenas quem os convier por não jogar o jogo da elite. E assim as coisas seguem praticamente desde que Pedro Álvares Cabral colocou os pés aqui pela primeira vez.

Daí você pergunta: mas e se o político que for contra as regras do sistema NÃO for corrupto ou criminoso? Como os senhores do sistema condená-lo-ão por alguma coisa? Daí eu respondo: e quem precisa ser corrupto ou criminoso para ser cassado ou preso? Inventam-se crimes, os imputa e os vende massivamente como se fossem verdade através de uma mídia que se espelha na velha propaganda nazista que dizia que uma mentira proferida mil vezes, acaba por se tornar uma verdade. Se pessoas honestas são condenadas e corruptos são protegidos, para que os políticos deixarão de roubar? E esse ciclo será perpétuo até o povo se politizar e ocorrer uma grande reforma política juntamente com uma Assembleia Nacional Constituinte. Mas quem disse que isso será fácil? Com escolas proibidas de debater sobre política, com a mídia não democratizada, com financiamento empresarial de campanha eleitoral e com gente mais preocupada com pokemon do que com gente passando fome, eu acho que seria mais sensato esperar pela volta de Jesus. E olha que eu sou ateu.

Dizem que se conselho fosse bom, não se dava, se vendia. Apesar disso, se o/a caro(a) leitor(a) não estiver disposto(a) a se envolver com questões políticas neste país, aconselho que procure outro país para viver. Não é por menosprezo ou descaso: é para que a sensação de injustiça seja menor e a qualidade de vida seja maior. Quem optar por ficar no Brasil terá que lutar, e muito.

0 comentários:

Postar um comentário