sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Lula e o triplex: adendo


No post E o Triplex do Lula, hein?, eu repassei, por ingenuidade, a notícia falsa que foi espalhada pela mídia alternativa de que a PF teria "inocentado" o Lula no caso do Triplex do Guarujá. Peço desculpas aos leitores, porque realmente pensei que a notícia fosse verdadeira, uma vez que consultei tanto o E-Farsas quanto o Boatos.org e nenhum indicou (até o momento da publicação) que a notícia era falsa. Um dos leitores alertou nos comentários que a notícia era realmente um boato e deixou o link. Diante disso, eu me senti na obrigação de vir até aqui para fazer esta rápida retratação e acrescentar algumas conclusões posteriores.

O fato foi que três dias após esse boato ser divulgado, a PF se pronunciou oficialmente sobre o tema e acabou indiciando o ex-presidente Lula no caso do Triplex. Sobre este ocorrido, resolvi então conversar com um velho brother meu, mais experiente e que conhece a política deste país melhor do que eu. Eu contei a ele que tinha acreditado que a PF tinha "inocentado" o Lula e a pergunta que ele me fez em seguida foi: "E você acreditou?".
Conversei com meu camarada por poucos minutos, mas ele me alertou sobre algumas coisas que eu não estava prestando atenção. A primeira delas é que a tal "mídia suja" ou "mídia pró PT" também erra – e que muitos dos seus erros são propositais para fazer massa de manobra a favor do PT. É preciso tomar cuidado com o que lemos por aí, especialmente nas redes sociais. Da mesma forma que a mídia corporativa é tendenciosa, a mídia "petista" também é. Além disso, esses boatos espalhados pela mídia esquerdista são um tiro no pé para a própria esquerda, porque tira a credibilidade de suas manchetes.
A segunda coisa que o meu brother me falou foi que não fazia o menor sentido a mídia, o MPF, Moro e PF armarem todo aquele circo só para inocentarem o Lula no final. Lula seria, sim, indiciado por alguma coisa, mesmo que as provas contra ele fossem muito "volúveis". Há uma guerra midiática declarada contra o Lula e o PT – e nesse cabo de guerra entre PT e grande mídia, a corda arrebentar-se-á sempre do lado mais frágil.
Já a terceira coisa dita por esse meu brother foi que ele acha que o ex-presidente Lula tem, sim, culpa no cartório. Segundo ele, seria impossível algum ex-presidente de José Sarney para cá não ter recebido nenhum tipo de vantagem ilícita. Para ele, Sarney, Collor, FHC, Lula e até mesmo a Dilma tiraram proveito, porque o sistema político brasileiro só funciona na base do "jeitinho". Se eles conseguiram governar, foi porque houve algo por baixo dos panos para beneficiá-los. O injusto, segundo o meu amigo, seria punir apenas o Lula, deixando todo o resto da quadrilha de ex-presidentes impune.

Se não existem ex-presidentes honestos, o(s) próximo(s) não deve(m) ser santo(s)

Não sei se concordo com tudo que o meu brother disse, mas tenho certeza de que ingenuidade na política só serve para gerar fanáticos e massa de manobra, dos dois lados.

2 comentários: