quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Cuba não é o inferno que pintam por aí


Está na moda entre a classe média brasileira falar mal de Cuba devido ao seu sistema de governo diferente dos demais países dominados pela exploração capitalista. Após o pacto com a antiga URSS, Cuba fez a mudança mais importante de toda a sua história, o que causou um ódio sem precedentes da direita hidrófoba não só do Brasil, mas do mundo inteiro. E daí vieram as muitas mentiras contra Cuba e Fidel que duram até hoje. Essas mentiras viraram verdades dentro do senso comum devido à repetição exaustiva das mesmas por jornalistas jornazistas da mídia mainstream que usaram a tática nazista de repetir mentiras até torná-las verdades absolutas.
Dizem, por exemplo, que em Cuba não há liberdade; mas que liberdade nós temos no capitalismo se não tivermos dinheiro no bolso? Dizem que Cuba é uma ditadura; mas ninguém admite que o Brasil é uma pseudo democracia onde a plutocracia controla a mídia, a política e a justiça. Dizem que em Cuba as pessoas são miseráveis; mas ignoram completamente os milhões de esfomeados, desabrigados, sem terra, sem teto e miseráveis do nosso país. Dizem que o sistema de saúde cubano é ruim; enquanto que no sistema privado de saúde no Brasil temos que enfrentar a burocracia, o mal atendimento, os preços absurdos e a ganância dos donos dos de planos de saúde – fora o lobby que é feito por esses mesmos planos para sucatear ainda mais a saúde pública. Dizem que o sistema de ensino cubano é ineficaz, mas Cuba coloca mais pessoas na faculdade que o Brasil. E dizem e continuarão a dizer muitas outras mentiras sobre Cuba, porque, lá no fundo, sabem que não têm argumentos racionais para desmentir os indicadores sociais da ilha caribenha.

Fidel Castro antes de se tornar o ícone da Revolução cubana

Enfim, dizem que Cuba é um inferno na Terra, mas se esquecem que para os pobres do Brasil, a realidade cubana é muito mais justa e humana que a nossa. Esses reacionários que difamam Cuba preferem viver em um país de desigualdades e incertezas, do que admitir que o modelo cubano supera o brasileiro em muitos aspectos. Isso sem mencionar que lá em Cuba não há Globo, Fiesp, rentistas, latifundiários, banqueiros corruptos e multinacionais para dar golpes de Estado e ir contra os interesses do próprio país e do próprio povo. Vai ver se em Cuba há ataques às leis trabalhistas, ataques contra a previdência social, limite criminoso de investimentos em saúde e educação ou reformas retrógradas no ensino gratuito.

Alguém já viu algum presidente doando sangue para um país estrangeiro?

Quanto ao Fidel Castro, ele foi um humanista que acolheu o movimento negro dos EUA, ajudou na luta contra o apartheid, ajudou a libertar outros países da opressão de suas elites individualistas, ajudou outras nações que passaram por tragédias (o desastre nuclear de Chernobyl e os terremotos no Peru) e enviou médicos para ajudar outros países. Quanto aos EUA, as únicas coisas que fizeram sobre Cuba foi impor o covarde embargo econômico e tentar matar o líder cubanos mais de 600 vezes. Só aí você vê o nível de diferença entre o país ideal dos coxinhas e a ilha caribenha. Isso porque eu nem vou mencionar a exploração, desigualdade e pobreza que há nos EUA. Um país que trata a saúde como mercadoria não deveria servir de modelo para ninguém. Ter que vender sua própria casa para pagar o tratamento de câncer do seu filho é um insulto ao bom senso. E depois vem essa gente desinformada dizer asneiras sobre Cuba.


Para terminar, a seguir vou deixar alguns vídeos da página Nossa Época que provam que Fidel Castro foi um comandante que lutou bravamente não apenas pelos cubanos, mas por todos os povos que contaram com sua solidariedade e seu humanismo.

Sobre o sistema de saúde cubano
Sobre a qualidade de vida cubana

Fidel foi um Davi contra um Golias

Fidel e o movimento negro

Cuba recebeu e tratou gratuitamente as crianças vítimas do acidente nuclear de Chernobyl

PIG argentino sendo desmentido ao vivo por um cubano

Hasta la victoria siempre!

Fontes:
Como vivem os cubanos
Sobre a previdência e a justiça cubana

12 comentários:

  1. Apontar o erro em outros países não faz com q o seu favorito seja melhor

    Cuba é um país péssimo em q as pessoas necessitam fugir da lá à barco

    E o Snowden cometeu um crime de estado, igual os inocentes q morreram no paredón, segundo o louco fidel castro bastava ouvir música estrangeira q já era crime de estado, ia pro paredão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu comentário me lembrou da história do Jurandir, contada por Cláudio Daniel:

      "Jurandir acreditou que João Goulart implantaria o comunismo no Brasil. Depois, Jurandir acreditou que Fernando Collor de Mello lutaria contra os privilégios dos 'marajás'. Jurandir acreditou no 'mensalão', depois nas histórias sobre o 'triplex do Lula' e ainda crê firmemente que Lulinha é dono da Friboi.

      Jurandir acredita que Cuba é uma ditadura, que Saddam Hussein tinha 'armas de destruição em massa', que os Estados Unidos levaram a 'liberdade' para o Afeganistão e a Líbia, que Bashar al-Assad, presidente sírio, 'mata o próprio povo' e que Israel é a 'única democracia do Oriente Médio'.

      Jurandir assiste a Rede Globo, lê a Veja e a Folha de S. Paulo.
      Jurandir é um bosta. Fora, Jurandir!"

      Desculpe, não resisti.

      Excluir
    2. não falei nenhuma mentira, seu boçal

      Excluir
    3. Então o seu problema é hidrofobia, vai procurar uma vacina antirrábica no posto veterinário mais próximo.

      Excluir
  2. se é tão "bom", na vdd é péssimo, pq ng quer ir morar lá, nesse "paraíso"?

    Ah dá licença, muito pelo contrário, as pessoas querem é sair daquele inferno ditatorial, só ver o monte de gente q foge de lá, pois só há 3 anos elas tem permissão de saírem do país legalmente, isso pq o governo jura q é "democrático", vai a merda

    Desespero ficar apontando o defeito de outros países pra eximir a culpa dos ditadores castristas, só corrobora q o governo cubano é INJUSTIFICÁVEL sob qualquer aspecto, só observar os argumentos apologistas dessa joça

    Felizmente, o socialismo e a ditadura nesse país vai ruir, não dou nem mais 4 anos

    Só falta defenderem coreia do norte tb, outro lixo socialista e ditatorial, NOJO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camarada, eu não te culpo pelas coisas que você diz sobre Cuba. Vivemos imersos em uma cultura onde o senso comum diz que Cuba é um lixo. Essa ideia de que "Cuba não presta" foi difundida impunemente pela imprensa burguesa durante décadas. É uma opinião de senso comum. Porém, esse senso comum começou a ser contestado logo que a internet começou a ganhar força, mostrando tudo que a mídia mainstream não mostra. O mesmo ocorreu com os ateus, que antes da internet eram tratados como satanistas, sem caráter e anticristos. A internet deu voz a grupos historicamente oprimidos que eram tratados como lixo pelo senso comum.
      Graças à internet sabemos que Cuba não é um inferno e que os EUA não é um paraíso. Aliás, concordo com você que Cuba não é um paraíso. Na verdade, nenhum país do mundo é um paraíso, porque a humanidade ainda não desenvolveu um modo de produção verdadeiramente justo para todos.

      E há pessoas, sim, que querem e foram morar em Cuba. Diferentemente do que dizem esses reacionários que nunca colocaram os pés em Cuba, a ilha caribenha não é pior que o Haiti. Aliás, ninguém fala mal do Haiti, mesmo lá sendo muito pior que Cuba, porque o Haiti não é socialista.

      O esforço que a direita faz até hoje para defenestrar Cuba é parcial e ridículo. Se a mídia brasileira realmente mostrasse como é Cuba, garanto a você que muita gente pobre fugiria de seus barracos improvisados e de sua vida de miséria para ter direito à saúde, moradia e educação de qualidade (tudo de graça) na Terra dos irmãos Castro. Os pobres só não fogem do Brasil porque não conhecem Cuba e não têm como sair daqui pelo simples fato de não terem dinheiro nem para o básico.

      Excluir
    2. errado, 90% (ou mais, acho q sim) dos brasileiros não aprovam cuba e nem o socialismo

      no mundo IDEM, nem na coreia do norte, o esgoto do mundo, eles apoiam isso

      Mais uma vez, só falta defender coreia do norte

      Excluir
    3. Só reafirmando o óbvio: sua cabecinha foi formatada pela mídia corporativa mainstream. Não confunda a sua opinião com os fatos.

      Excluir
    4. vai defender coreia do norte tb? kkkkkkkkkkkk

      q lixo

      Excluir
  3. "site interessante, deixa ver os outros posts" CUBA PARAÍSO.
    Meodeus. Comuna fanático detectado. Fui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engraçado, para essa turma manipulada pela mídia burguesa, todo mundo que não diga que Cuba é um inferno vira comunista. Vai ver o que dizem o Banco Mundial e a ONU sobre os indicadores sociais cubanos. Será que eles também são comunistas?
      Fala sério!
      Mostrar os números sociais de Cuba não é coisa de esquerdista ou de "comuna fanático": é simplesmente divulgação de informação. Essa seita da direita brasileira que ignora evidências que não os agradam é que é fanática, dogmática e ridícula.

      Foi tarde.

      Excluir