segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Bolsonaro vem aí


Nos resultados da última pesquisa para presidência da república, onde Lula liderou com certa folga, houve a ascensão meteórica de um candidato que parecia inofensivo nas pesquisas anteriores: ele mesmo, o ídolo da criançada Jair Bolsonaro. O polêmico deputado do PSC Jair Messias Bolsonaro teve um salto impressionante nas últimas pesquisas, saindo do quinto lugar para o segundo, empatando com Marina Silva e deixando Ciro Gomes e os tucanos para trás. Esse fenômeno pode parecer incompreensível para muita gente, afinal, como um sujeito reacionário, macarthista e intolerante como o Bolsonaro conseguiu ser o segundo mais citado nas pesquisas?

Se pararmos para pensar um pouco, vamos concluir que esse salto do Bolsonaro não é algo tão surpreendente assim. Vários fatores contribuíram para este cenário. Primeiramente, a grande mídia corporativa tratou de defenestrar praticamente só o PT e blindou o PSDB e demais aliados, fato este que acabou causando a desconfiança de muita gente, já que os tucanos também não são nada santinhos. A esquerda brasileira também sofreu muitos ataques dentro e fora da internet com mentiras disseminadas por gurus fanáticos e por movimentos financiados pelo grande capital. Daí que só sobraram as duas direitas intactas: a neoliberal e a fascista. A neoliberal, por ser libertária, foi rotulada de "marxista cultural", de "socialista fabiana" e de "antinacionalista" pela direita fascista – rotulação essa que acabou eliminando para muita gente mais conservadora a possibilidade de votar nos partidos da alta burguesia (PSDB, DEM e PPS). O resultado disso é que só sobrou o tal Bolsonaro para os órfãos do tucanato e para boa parte da direita.

Outro aspecto que influenciou o crescimento do Bolsonaro foi a eleição do reacionário Donald Trump para presidência dos EUA. Além disso, o Brasil, por ter sido o último país do ocidente a abolir uma escravidão que durou quase 400 anos, tem uma classe média extremamente reacionária, racista, elitista, preconceituosa e arrogante. Este reacionarismo das classes privilegiadas encontrou refugio nos discursos ultraconservadores do Bolsonaro. Os velhos chavões da direita protofascista e a postura politicamente incorreta do parlamentar foram que conquistaram muitas pessoas. Bolsonaro é chamado de "mito" por seus 'fãs' justamente porque tem a coragem de dizer tudo aquilo que os nossos reaças sempre quiseram dizer, mas que nunca tiveram coragem. Daí bastou juntar a fome com a vontade de comer que temos esse aumento na popularidade do "Bolsomito".

Diga-me com quem andas que eu te direi quem és

É bom que se diga que Bolsonaro é muito popular na internet e entre a classe média. Mas, para o povão, ele ainda é praticamente um desconhecido. Quando começar a campanha presidencial, certamente Bolsonaro vai ganhar ainda mais votos por se tornar mais conhecido: fato que o colocará de maneira quase certa no segundo turno. Essa possibilidade quase inevitável de lidar com um fanfarrão de extrema-direita no segundo turno tem deixado a grande mídia burguesa desorientada, porque ela terá que escolher entre ou engolir o Lula, ou tolerar o "Bolsomito". Como eles não conseguiram emplacar o juiz Moro como candidato e nem salvar o tucanato do ostracismo, restará para a nossa plutocracia lidar com este duro dilema. Porém, pelo que conheço de nossas elites, num suposto segundo turno entre Lula e Bolsonaro, a mídia corporativa certamente abraçaria o fascismo. Mas enfim, ainda há muita estrada até 2018. O mais provável mesmo é que Lula seja inviabilizado junto com toda a esquerda e que Bolsonaro brigue contra qualquer fantoche da plutocracia no segundo turno. E aí então teremos o duro dilema de escolher entre um fascista e um neoliberal.

Pois é, amigos, o futuro do Brasil é sombrio...

Um comentário:

  1. Chora mais Wellington f
    Por que o Jair Bolsonaro será o nosso líder anti-esquerda

    Eu não concordo com tudo que o o fala mas o Jair Bolsonaro é um dos poucos homens
    que é a favor dá pena de morte,
    Do golpe militar pra botar ordem contra os malditos drogados,
    Contra o femilixoismo,
    Etc e é por esses motivos que eu vou votar nele só pra ver a cara das
    Femilixoistas, esquerdistas, petistas,
    E dos que acreditão na
    Falsa cultura do estupro caírem em desespero.

    ResponderExcluir