sábado, 25 de março de 2017

O Bem-Estar Social é a melhor arma contra uma revolução

Esta charge mostra uma razão bem simples para haver uma revolução.

"Nick Hanauer é um cara rico, um capitalista sem remorsos; e ele tem algo a dizer a seus companheiros plutocratas: Acordem! A desigualdade crescente está prestes a empurrar nossas sociedades a um estado parecido com a França pré-revolução. Ouça seu argumento de por que um relevante aumento no salário mínimo poderia desenvolver a classe média, gerar prosperidade econômica... e impedir uma revolução."

Este breve texto introdutório acima tirado do site de conferências TED mostra que alguma coisa está muito errada para um plutocrata vir a público denunciar o risco de uma revolução. O que será que está acontecendo?
Assista o vídeo abaixo e depois vamos refletir um pouco:



Estamos a caminho de (mais) uma revolução
Como alguns capitalistas já perceberam, a melhor arma contra uma revolução e contra o socialismo não são opções opressivas como ditaduras, fascismo ou despotismo. O melhor jeito de preservar o sistema capitalista são as políticas fundamentadas na social democracia, porque são elas que evitam uma grande disparidade entre a elite e o resto do povo. Os países escandinavos são uma prova disso – inclusive, o capitalismo nórdico foi a melhor arma para se opor ao autoritarismo dos regimes de esquerda que ameaçaram a Europa Ocidental durante o século XX. Inclusive, os próprios comunistas perceberam isso devido à resistência dos países social-democratas em aceitar o socialismo. Dito isso, vamos refletir melhor...

Stalin sabia bem que a social-democracia era uma forma eficaz de combate ao socialismo.

No vídeo lá de cima, um plutocrata em pessoa resolveu sair das sombras para alertar sobre o risco que estamos correndo com modelos econômicos perversos e concentradores de riqueza exponencial nas mãos de minorias muito ricas. E isso não é uma conversa de esquerdopata, porque uma parte importante da classe média já percebeu que quem manda no mundo e controla o nosso sistema político e econômico é justamente este 0,05% mais rico. Essa aparição pública de um alto membro da elite econômica mostra justamente essa preocupação em acalmar os ânimos da classe média mais esclarecida que percebeu quem realmente manda no mundo e o que é preciso para derrubá-los.

Note que a grande preocupação de Hanauer é de construir um diálogo entre a classe média e a plutocracia, porque quem liderou as grandes revoluções recentes do passado contra o poder foram justamente os membros da classe média em situações de desigualdade extrema. Vladimir Lenin, líder da revolução russa, era da classe média alta. Robespierre, líder da revolução francesa, era membro da pequena burguesia (classe média baixa). Fidel Castro, que fez a revolução cubana, era da classe média alta. Então quando a plutocracia passa a se expor sugerindo modelos mais igualitários dentro do capitalismo, é porque a água está batendo no bumbum dela.


Quando a classe média sente seus privilégios ameaçados pelo aumento do poder aquisitivo dos pobres, ela tende a se proteger com o fascismo (que é o que ocorre hoje no Brasil). Mas quando a mesma classe média sente que está perdendo os seus privilégios e se igualando aos pobres por estar empobrecendo, ela tende a se proteger justamente com revoluções. E o momento que estamos vivendo com o avanço radical e obsceno de políticas neoliberais é justamente um direcionamento a movimentos revolucionários num futuro próximo. Quando a classe média perde o seu emprego, se atola em dívidas, não tem mais estabilidade e não consegue mais manter o seu padrão de vida, aí a coisa começa a feder. A classe média tende sempre a encabeçar as revoluções por ser mais politizada que a classe baixa. A classe baixa, além de já estar acostumada com desemprego, violência e pobreza, tende a achar tudo sempre igual e raramente consegue se organizar de forma politizada para derrubar o poder. É a classe média, portanto, que age como guia para as classes proletárias apoiarem uma revolução.

Enfim, a lição que Nick Hanauer deixa é que o Estado de Bem-Estar Social é a melhor arma contra uma revolução. Se a elite continuar ignorando esse fato, pode aprender tarde demais a lição. Afinal, nada mais perigoso para as elites que um membro da classe média com o conhecimento necessário para mudar o mundo. Ai, ai... Como isso me lembra aquela esclarecedora canção do Garotos Podres...

A classe média é terrível quando adquire consciência de classe

0 comentários:

Postar um comentário