quinta-feira, 27 de abril de 2017

A democracia sem revolução é uma utopia


A burguesia não tolera a democracia quando esta não lhe convém, obrigando a esquerda a usar regimes autoritários contra a burguesia para conseguir governar. É uma eterna luta entre os que lutam pelos mais pobres e os que lutam para manter os privilégios de uma minoria burguesa abastada. Quando digo "minoria burguesa", não estou me referindo ao dono de um pequeno comércio, ao profissional liberal ou ao autônomo. Estou me referindo aos donos dos grandes meios de produção, aos donos de grandes bancos privados, aos donos de grandes conglomerados de mídia e aos que recebem bilhões de reais dos juros da dívida pública. Essa é a minoria burguesa que não suporta democracia, concorrência, riscos e vive de corromper o sistema para controlar o Estado a seu favor. A democracia é impossível neste sistema plutocrata em que vivemos.

Só há uma saída para a democracia: construí-la a pulso. Não há como haver uma solução pacífica para isso. Não é justo viver em um país onde oligopólios, monopólios, corporativismo e cartéis decidam tudo através do poder do dinheiro. Não é o poder econômico que deve mandar num país, mas, sim, o poder do povo. Já não é mais uma questão de esquerda ou direita: é uma questão de lutarmos por uma democracia real, onde os interesses da população sejam levados a sério.

A classe média mais politizada precisa liderar este movimento, se unindo a sindicatos e movimentos sociais diversos para mobilizar a população em geral para que esta apoie uma mudança profunda na nossa política.
Não há outra alternativa senão a luta.

0 comentários:

Postar um comentário