sexta-feira, 21 de abril de 2017

Melhor jogar no videogame ou no emulador?


Com o sucesso dos emuladores, muita gente passou a jogar os clássicos dos videogames antigos no PC ou no celular. Mas será que jogar um Super Nintendo simulado no computador (ou no smartphone) é melhor do que jogar no próprio console original? Para responder a essa pergunta, vou fazer uma comparação rápida com o futebol.

Certa vez, me perguntaram se era melhor assistir um jogo de futebol pela tevê ou no estádio. Na televisão, você tem a câmera sempre adaptada a cada lance, vários ângulos, replay e a comodidade e a segurança de poder assistir em sua casa. Já assistindo ao vivo no estádio, aí a coisa muda bastante. No estádio, você faz parte do jogo, torcendo, fazendo a ola, cantando, xingando o juiz, etc. A sensação de estar no estádio é muito mais completa. Além de não ter as limitações das cores, dos quadros por segundo e da resolução da tevê, você pode olhar para o campo inteiro ao mesmo tempo e é capaz de 'sentir' o jogo através dos seus cinco sentidos. Claro que estar ao vivo tem os seus problemas, porque você pode se molhar se chover, pode ser atingido por um saco de mijo, tem sempre o mesmo ângulo e distância para assistir toda a partida e tem que pagar a entrada – fora o risco de brigas entre torcidas. Enfim, cada opção tem a sua vantagem e a sua desvantagem. E bem semelhante a isso são os videogames e emuladores.


Jogar no emulador te dá a vantagem da portabilidade, de poder jogar online, de poder acelerar o game nas partes chatas e demoradas, de poder de usar o famoso save state/load state para salvar instantaneamente uma partida e também permite que você tenha uma quantidade absurda de jogos de graça. Já no videogame, você tem a possibilidade de usar o hardware original, o que significa que você terá os 60 fps juntamente com os sons e imagens originais dos games sem os bugs e distorções do emulador. Além disso, o controle original é adaptado para jogar os jogos de cada videogame. Tente jogar, por exemplo, um GoldenEye 007 do Nintendo 64 no teclado para você ver como é complicado. Fora que você pode jogar em telas grandes (desde que seja em tevês de tubo) sem distorcer a imagem dos games. Assim como no caso do futebol, cada um tem a sua vantagem e a sua desvantagem.
Jogar no videogame seria, neste caso, equivalente a assistir o jogo no estádio. Enquanto que jogar no emulador seria equivalente a assistir o jogo pela tevê.


Eu, honestamente, prefiro jogar no console original, porque eu tenho uma ligação afetiva muito grande com videogames como o Mega Drive, o Super Nintendo e o Nintendo 64. Apesar de gostar de jogar no emulador pela praticidade, jogar no próprio videogame traz uma sensação inigualável. Nada mais nostálgico que pegar um cartucho, soprá-lo, encaixá-lo no videogame e fazer calos nos polegares de tanto jogar.

Videogame é bom demais. Se for original, melhor ainda.

0 comentários:

Postar um comentário