domingo, 14 de maio de 2017

O que é pior: um ancap ou um fascista?


Certa vez me questionaram o que eu achava pior na direita brasileira, se eram os AnCaps (anarcocapitalistas) ou os fascistas (os tais "reaças"). E o que veio de imediato à minha mente pode ser resumido no meme abaixo:


Mas após parar para pensar um pouco, cheguei à conclusão que os fascistas são piores. Os fascistas são piores porque, via de regra, não gostam de democracia, são autoritários, violentos, preconceituosos, fanáticos religiosos, apaixonados por torturadores, anacrônicos, paranoicos, incoerentes e representam um grande atraso contra os avanços sociais. Já os ancaps, apesar de viverem no mundo do pirulito, ao menos respeitam as liberdades individuais e não são a favor de ditaduras. O maior problema dos ancaps e "libertários" em geral é que eles acabam apoiando, na prática, um neoliberalismo predatório que é nocivo até para eles mesmos. Fora que tanto ancaps quanto fascistas fazem parte da mesma direita pedante, golpista e pernóstica que apoia um moralismo brega e tem alergia a livros de história e sociologia. No fim das contas, apesar das diferenças, ancaps e fascistas não passam de farinha do mesmo saco.
Entre apoiar os molequinhos do MBL ou os defensores tresloucados da ditadura militar, eu prefiro me atirar de um precipício.

Comunistas, ancaps e fascistas: quem será o pior?

7 comentários:

  1. Boa. Poderia incluir os radicais de esquerda também nesse meio...

    ResponderExcluir
  2. A charge do final me mostrou que você é anticapitalista,anticomunista e anticristão,eu sinto muito mas esses três combinados te deixam mais perto de ser fascista do que qualquer um desses “fascistas” de direita que você citou.
    Nota:O fascismo não é de direita,é terceira-posição,parem de tentar encaixar tudo em uma linha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo, santa? Que tal se formar em ciências políticas primeiro, fazer uma pós-graduação e depois convencer a academia inteira de que o fascismo é "terceira posição."
      E tem mais: a charge é só uma brincadeira, uma provocação. Não representa minhas inclinações políticas.

      Excluir
  3. Ancap nenhum que se preze defende mbl. Sério. Quem vive no mundo do pirulito é você, que acha que social democracia é a solução. Observa qualquer onde o povo é rico, e vc vai perber que eles todos utilizam desse "neoliberalismo predatório". O problema é que vocês não entendem que, se eu to negociando com vc, é pq eu valorizo mais o que você tem a me oferecer e vc valoriza mais o que eu tenho a oferecer. Quando isso é predatório??

    Não me lembro em qual livro Rothbard disse isso, mas segundo a definição que ele propõe, ancap e as novas esquerdas são de esquerda, o conservadorismo/fascismo é de direita, e o socialismo é um movimento confuso e centrista, pois quer alcançar as ideias esquerdistas usando artifícios da direita, como violência, coersão e estatismo em geral. É uma definição pouco convencional, mas é interessante pra você perceber que ancap e fascista NUNCA foram e NUNCA vão ser comparaveis ou farinha do mesmo saco

    ResponderExcluir
  4. Se o comentário aparecer duas vezes é pq ele ficou nesse negócio de aprovação e eu n tinha percebido, aí troquei de navegador e de conta e tentei postar dnv lol

    ResponderExcluir
  5. Tinha que ser o blog de um nordestino cabeça chata comedor de farinha mesmo hahahahah. Viu filho, a tua região geográfica é a mais ignorante do país sabia? Levando em consideração esse simples fato eu acho que a imensa maioria das pessoas que vieram a ler essa tragédia que você conseguiu escrever aqui (embora eu só tenha visto um monte de frases feitas que passam no JN e que qualquer papagaio de pirata fantoche populista que se entitulado "influencer" já não tenha falado em todo lugar) foi uma desgraça a parte diante de tudo aquilo que esses mesmos já vem publicando por aí. Mas admiro sua coragem em tentar comover alguém vindo até aqui descarregar um pouco da sua frustração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério, santa? Olha, você devia agradecer aos nordestinos por tirarem o fascista miliciano da presidência e salvado o país do neoliberalismo e do negacionismo.

      Excluir