segunda-feira, 5 de junho de 2017

Campanha antivacina devia dar cadeia


Dizem que o papel aceita qualquer coisa. A internet, por sua vez, aceita muito mais. E o que tem se tornado recorrente na internet nesses tempos de negacionismo da ciência tem sido justamente a proliferação e a aceitação de teorias conspiratórias absurdas que vão desde a defesa da Terra plana até as criminosas campanhas antivacinação. As campanhas antivacina – que compõem o exemplo mais grave de teoria conspiratória – são verdadeiros atos de terrorismo, porque elas são baseadas em mentiras e pseudociência que colocam em risco a vida de pessoas​ com baixa imunidade (imunodeprimidas) ou que não podem receber vacinas (porque, por exemplo, estão em tratamento contra o câncer). Pessoas que escolhem não serem vacinadas por acreditarem nessas teorias acabam agindo como transporte de vírus letais contra as pessoas que têm o sistema imunológico debilitado. Ou seja, quando você não se vacina, transforma-se em um risco ambulante para as pessoas imunodeprimidas. É como se você se tornasse uma espécie de terrorista biológico por furar a proteção coletiva que as vacinas proporcionam. Portanto, defender essas teorias antivacinas deveria ser crime, porque elas são um verdadeiro ato de terrorismo contra a saúde pública. É preciso lembrar que foi graças à vacinação que doenças letais como a varíola e a paralisia infantil foram erradicadas do nosso país. As vacinas salvaram e salvam milhões de vidas pelo mundo. Vacinar você e seus entes queridos é mais que um gesto de amor: é uma obrigação moral da cívica.

Ser contra vacinas é agir como um bioterrorista.

Infelizmente, a tendência de toda essa loucura anticiência é aumentar com a precarização da educação no nosso país. Como se não bastasse o corte criminoso nos investimentos em educação devido a PEC da morte, temos ainda, para agravar, essa reforma alienante do ensino médio onde transformamos a educação escolar em mera preparação técnica. Assim, excluímos a obrigatoriedade de se estudar ciências, o que torna as pessoas mais suscetíveis a acreditar nessas teorias estapafúrdias sem qualquer fundamento científico.
Defender a ciência e difundir a metodologia científica é o único meio que nos resta para lutar contra toda essa onda de ignorância, mentiras e crimes que são difundidos impunemente pela internet.

0 comentários:

Postar um comentário