segunda-feira, 24 de julho de 2017

A epidemia da ignorância


Preconceito, estupidez, ignorância, agressividade, violência, fanatismo, falta de respeito, falta de empatia, falta do desejo de conhecimento, falta de compromisso com a verdade... Tudo isso tem se tornado o modus operandi em boa parte do ocidente de uns anos para cá. Estamos vivendo numa época onde todas essas coisas lamentáveis têm se tornado recorrente e cada vez pior. Ainda mais com a internet que virou o espaço ideal para se expor aquilo que há de pior no ser humano.

No caso específico do Brasil, estamos andando para trás não apenas com relação a conquistas históricas, mas também com relação a valores essenciais de civilidade, conhecimento e humanismo. O consumismo, o narcisismo, o individualismo e o elitismo – que sempre estiveram presentes no Brasil desde os tempos de colônia – permanecem vivos e se manifestam através de todo esse fascismo que saiu do armário após os governos do PT. Os ódios históricos pelos pobres, negros, nordestinos e semianalfabetos nunca foram tão escancarados e direcionados diretamente contra os políticos que representam essas pessoas de alguma forma.

É preciso questionar toda essa loucura raivosa que está crescendo cada vez mais e encontrar um meio de resolvê-la. Porque não é possível um país ser considerado minimamente civilizado com todos esses monstros andando soltos e sem focinheira por aí. Esse populismo da ignorância não pode mais continuar existindo.

A seguir, dois vídeos para ajudar na reflexão sobre esse tema:




0 comentários:

Postar um comentário