sexta-feira, 28 de julho de 2017

Sobre a impunidade de Aécio


Sei que esse assunto já passou do tempo de ser comentado, mas muita gente tem reclamado, com razão, da impunidade ao PSDB. O exemplo máximo disso foi a "absolvição" do senador Aécio Neves pelo ministro do STF Marco Aurélio Mello. Algumas pessoas (muitas, na verdade) disseram que a decisão do ministro foi injusta, porque houve provas muito fortes de corrupção e obstrução de justiça contra o senador tucano. Mas vamos analisar bem o ocorrido para entender porque a decisão do ministro de perdoar o senador foi a mais sensata.

Primeiramente, condenar alguém que fala em "matar" alguém antes de delatar já mostra do que o senador é capaz de fazer com suas inimizades. Ainda mais depois da morte estranhíssima do ex-ministro do STF Teori Zavascki naquele acidente suspeito de avião – e também do assassinato do delegado que investigava o caso. Nada mais prudente para o ministro Marco Aurélio que se proteger de possíveis vinganças ou atentados ao salvar o senador. Afinal, prudência demais nunca é de menos.
Tem também o fato que o senador Aécio virou um zumbi político, pois sua popularidade caiu para quase zero depois das gravações divulgadas pela imprensa de vários áudios dele em conversas altamente mafiosas. Aécio já foi devidamente punido por não ter mais a menor capacidade de se eleger nem para vereador.
Além disso, o não afastamento e a não prisão do senador reforça a sensação de impunidade contra os tucanos e a ideia de perseguição política contra Lula que foi condenado, pasmem, sem provas cabais.

Então eu acho não que tenha sido tão ruim assim a não punição de Aécio Neves. Enquanto o PSDB fica cada vez mais desmoralizado, o PT e Lula ficam cada vez mais fortes.

Um comentário: