domingo, 13 de agosto de 2017

A brilhante crítica social no GTA 5


Neste domingo, eu consegui uma coisa que tem se tornado cada vez mais rara para mim: tempo livre suficiente para jogar o GTA 5. Apesar de nunca ter feito referências diretas sobre este game aqui no blog, eu jogo a série GTA deste o primeirão lançado para PC lá nos anos 90. O meu GTA favorito foi o San Andreas pela verdadeira obra de arte que aquele jogo foi. Mas enfim, voltando ao GTA 5 – que eu comprei pela Steam em 2015, mas só consegui tempo para jogá-lo agora – o jogo me impressionou bastante. Os gráficos, a jogabilidade, a grandiosidade do mapa e a complexidade de todo o jogo é maior, inclusive, que a do GTA 4. Mas o que realmente me chamou atenção jogando hoje foi a reprodução de algo que é muito pouco denunciado pela nossa mídia e que ocorre bastante nos EUA: a pobreza.

Ao sair do cinema – sim, é possível assistir a filmes em um cinema dentro do próprio jogo – eu me deparei com moradores de rua dormindo nas calçadas, catando restos de comida nas lixeiras e morando de forma muito precária debaixo de uma ponte. Isso é algo que realmente acontece nos EUA e na imensa maioria dos países capitalistas, mas muita gente prefere fingir que não existe. E, realmente, foi uma jogada de mestre da Rockstar Games reproduzir essa realidade no game como forma de criticar o sistema.

GTA 5 não esconde a realidade que fingimos não existir.

Apesar de algumas pessoas alegarem que a cidade do game não é real, ela foi inspirada em Los Angeles e possui várias referências (ou paródias) famosas da cidade. E a pobreza também existe em Los Angeles. Da mesma forma que a Rockstar faz críticas a uma série de outras coisas no game, ela também fez com relação à desigualdade social. E nós não podemos continuar fechando os olhos para um mundo onde há tantas pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza, sem moradia, sem comida e sem dignidade. Temos que nos conscientizar que é preciso mudar tudo isso através da política, porque não há outro modo de se resolver as injustiças sociais senão através das políticas públicas.

Parabéns, Rockstar.

Até quando teremos que aturar isso?

2 comentários:

  1. A crítica social da Rockstar Games é só mais um produto do capitalismo tão criticado por alguns personagens da franquia GTA. Enquanto faz a brilhante crítica social a bilionária Take Two Interactive dona da Rockstar lucra em bilhões de dólares. Os desenvolvedores estão ricos. Há alguns anos funcionários reclamaram do crunch (horas extras obrigatórias) que a empresa impunha para entregar um grande jogo. O capitalismo pega o limão e faz uma limonada e ainda recebe apalusos. parabéns Rockstar

    ResponderExcluir
  2. Mais um produto do capitalismo são as causas sociais, a diversidade, as minorias, o meio ambiente, o politicamente correto. Empresas que até ontem não estavam nem aí, hoje usam essas pautas para promover sua imagem. As pessoas aplaudem e o capitalismo vence mais uma vez

    ResponderExcluir