sábado, 12 de agosto de 2017

Como Cuba se livrou do fascismo


Hoje eu fiquei abismado com toda a loucura que tem acontecido recentemente nos EUA. Primeiro foi o protesto da extrema-direita norte-americana onde fascistas, nazistas, supremacistas e racistas saíram às ruas com tochas, fazendo saudações nazistas e gritando palavras de ordem contra minorias. Depois foi a vez de um carro atropelar dezenas de pessoas no protesto contra a marcha dessa extrema-direita. Foram três mortos e mais de trinta feridos. Mas, de certa forma, nada disso é novidade para quem conhece a história dos EUA. Os EUA, assim como a maioria dos países capitalistas, possui uma parcela significativa de sua população formada por esses grupos de supremacia racial e fascistas. Isso é uma consequência da própria selvageria do capitalismo que nos impõe a competição, o individualismo, o egoísmo e o falso senso de superioridade. Por isso mesmo, um dos poucos países do mundo que não possui fascistas, nazistas e afins, para desespero da nossa direita, é justamente o país que os reaças mais odeiam: Cuba. Mas você sabe como foi que Cuba eliminou o fascismo do seu território?

Fidel e Malcolm X unidos contra o racismo.

Primeiramente, os fascistas foram vencidos durante a revolução cubana. Muitos deles fugiram da ilha junto com o ditador Fulgencio Batista após a tomada do poder pelos guerrilheiros de Sierra Maestra. Outros fascistas receberam pena capital no tribunal revolucionário. Também houve aqueles que fugiram de Cuba em balsas precárias para depois tentarem retomar o poder na fracassada invasão da Baía dos Porcos. Mas não foi assim que Cuba eliminou definitivamente os fascistas. Os fascistas foram varridos de Cuba pela raiz: pela excelente educação dada aos cidadãos da ilha caribenha.
Em Cuba, Fidel politizou a população e combateu veementemente toda e qualquer forma de fascismo. Juntamente a isso, Fidel combateu a miséria e a desigualdade ao investir pesado em saúde, educação e moradia para todos. Como se tudo isso não bastasse, Cuba recebeu imigrantes negros norte-americanos que eram perseguidos em seu país e Fidel teve um encontro histórico com o líder do movimento negro Malcolm X. Em Cuba houve um investimento pesado no social, no combate ao racismo e numa educação realmente libertadora. Essa foi a tática para vencer o fascismo.

Sim, eles são felizes!

Enfim, por tudo isso, Cuba não tem racistas, nazistas, fascistas ou qualquer vertente dessa extrema-direita imunda que tem voltado a crescer no mundo. O medo que os nossos reaças têm do "Brasil virar Cuba" é, lá no fundo, o medo de não poderem mais expressar impunemente o ódio contra negros, pobres e nordestinos. O medo de uma educação crítica expresso pelo projeto escola sem partido é o medo de não haver mais espaço para se tolerar discursos de ódio e de naturalização da desigualdade. Por fim, o medo do "comunismo" é o medo de uma sociedade mais fraterna, igualitária e justa.


3 comentários:

  1. vc e mesmo comunista ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende do que "comunista" significa pra você. Se ser a favor da justiça social, da igualdade de oportunidades e de um mundo sem miséria for "comunismo", então sou comunista com muito orgulho. Apesar de que isso, em termos técnicos, não é comunismo. O comunismo está mais para uma sociedade sem Estado, sem propriedade privada, sem classes sociais e sem dinheiro.

      Excluir
    2. só pra saber vc por acaso sabe o que significa fascismo?
      pra sua informação o fascismo
      é quando vc centraliza algum objetivo ou uma ditadura ou algo que vc centraliza
      ou seja o fascismo não é ruim isso por que qualquer um não importa se é de esquerda ou direita é fascista até cuba é fascista sim
      isso por que os cubanos centralizão os seus propósitos comunistas ou sejá eles tambem são fascistas,
      entendeu agora o que significa fascismo?
      ou eu vou ter que desenhar?.

      Excluir