quinta-feira, 10 de agosto de 2017

O meu problema com o capitalismo


Toda vez que eu critico o capitalismo aparece alguém para me perguntar por que eu não vou para Cuba ou para Venezuela. Na cabeça de quem me faz esse tipo de pergunta só há dois sistemas possíveis, o que é uma falsa dicotomia. Na Venezuela, por mais bagunçada que esteja, ainda há um Estado que protege a propriedade privada. Cuba, por sua vez, nunca passou daquele estágio de capitalismo de Estado semiditatorial semelhante ao visto na URSS. O socialismo nunca foi, de fato, colocado em prática no mundo. A classe proletária nunca tomou o poder de fato e passou a controlar os meios de produção. Além disso, não existem apenas capitalismo e socialismo. O próprio Projeto Vênus é uma alternativa bastante interessante a tudo que já foi proposto até hoje – fora os antigos modos de produção já superados historicamente.

O capitalismo não é para amadores.

O ponto que os meus críticos não entendem é que o modo de produção em si nem é o que mais importa para mim. O que importa realmente para mim é que haja um sistema onde todos possam ter os mesmos direitos e as mesmas oportunidades. Eu desejo viver num sistema onde não falte saúde, educação, moradia e alimentos. Eu quero viver num sistema onde ninguém morra de fome, onde o meio ambiente seja respeitado, onde o trabalhador não seja explorado injustamente e onde todos tenham acesso ao capital cultural e ao lazer. Eu não quero ser obrigado a pagar caro por uma saúde privada onde eu tenha que vender a minha casa para pagar o meu tratamento de câncer. Eu desejo viver em um sistema onde o consumismo e o individualismo exacerbado não moldem a felicidade das pessoas. Eu gostaria de viver numa sociedade mais humana e mais fraterna na qual todos os seres humanos sejam irmãos.
Eu não sei como deveria se chamar esse sistema, só sei que uma das razões que me motiva a viver é lutar para que ele um dia exista.

5 comentários:

  1. então vc quer bem estar social para todos realmente poderem desfruta do capitalismo

    ResponderExcluir
  2. Wellington f
    Só pra saber vc já ouviu
    Falar de renda capital
    Ou percapita?
    Se sim
    Entâo isso prova que o capitalismo pode ser algo bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você comparar a renda familiar per capita, aí vai ver que no capitalismo as coisas são bem ruins devido a má distribuição de renda. Infelizmente, o capitalismo sempre tende a concentrar a maior parte da riqueza de uma nação nas mãos de minorias. Um PIB alto ou uma renda per capita alta não significa nada no capitalismo, porque a divisão de riquezas é extremamente desigual.

      Excluir
    2. Dê uma olhada também no Coeficiente de Gini.

      Excluir
  3. Os zumbis e franksteins da rede globo estão espalhados por todos os lados. Eles pensam que estão pesando,sem perceber que estão apenas reproduzindo tudo o q a globo quer. Esse é o maior dano q a globo causa nas pessoas:fazê-las ter o pensamento submetido à ideologia capitalismo sem perceber. Essa deve ser a primeira trincheira a se destruir. e vc está fazendo esse trabalho, camarada.

    ResponderExcluir