sábado, 30 de setembro de 2017

Cuba é capitalista ou socialista?


Muita gente tem me perguntado o que Cuba é afinal de cotas. Cuba seria socialista ou capitalista? Qual seria o modo de produção cubano? Esse questionamento existe porque ainda há uma confusão muito grande sobre como Cuba funciona devido à forma distorcida como a nossa imprensa costuma tratar o país. Então vamos lá...

Cuba não é nem socialista e nem capitalista. Aí você se pergunta: "como assim?". E eu respondo: Cuba não se enquadra nem em um sistema propriamente dito e nem em outro. O que acontece em Cuba é algo único. Esse negócio de socialismo e capitalismo é uma falsa dicotomia herdada lá do século passado devido à Guerra Fria. No século XX, depois de 1959, Cuba, por estar ideologicamente próxima à URSS, era considerado um país socialista. Porém, hoje, num mundo despolarizado e monopolizado pelo capitalismo financeiro, Cuba é uma nação híbrida politicamente falando. Cuba está naquele estágio de transição do capitalismo para o socialismo (mais perto do socialismo do que do capitalismo). Daí que alguns autores se referem a Cuba como tendo um "capitalismo de Estado", outros como "socialismo cubano" e outros ainda como "socialismo de Estado". Eu, usualmente, prefiro o termo socialismo de Estado para se referir ao país, porque o socialismo cubano não tem a classe proletária como protagonista. Os meios de produção são propriedade do Estado que, apesar de simbolicamente pertencerem aos cubanos, na prática, quem os controla é a família Castro. E justamente devido a essa apropriação dos meios de produção pelo Estado, podemos dizer que Cuba está mais perto do socialismo de Estado do que do socialismo propriamente dito teorizado por Marx.
Já as características do capitalismo são muito minimizadas em Cuba. Apesar das recentes liberdades econômicas dadas aos cidadãos cubanos, lá você não tem aquelas mazelas típicas do capitalismo, como desigualdades abissais, a classe burguesa roubando a classe trabalhadora através da mais-valia, a escravidão do salário, o rentismo parasitário e nem a violência decorrente das injustiças sociais. Se Cuba não sofresse o embargo econômico criminoso imposto pelos Estados Unidos, hoje seria uma espécie de Suíça no meio do Caribe. E leia bem: talvez Cuba fosse um país capitalista hoje se não fosse pelo embargo, porque o bloqueio econômico fez Fidel Castro teimar ainda mais em manter o país sob o mesmo regime desde a Revolução.


Mas enfim, seja lá como você goste de se referir a Cuba, a única certeza que temos é que os pobres de lá vivem bem melhor que os pobres de cá. Pelo menos nisso os irmãos Castro acertaram.

0 comentários:

Postar um comentário